-
e) Princípio da IMPESSOALIDADE
-
As paraestatais não fazem parte da Administração Pública, nem direta e nem indireta. O prefixo "para" significa ao lado, logo as paraestatais, assim como as Oscips, não integram a ADm., mas sim a ajudam no desempenho de algumas funções estatais. Na minha opinião, a questão posui duas alternativas incorretas, logo passível de anulação.
-
Questão com 2 gabaritos: A e B. Pois as entidades paraestatais NÃO integram a administração pública.
-
Sim, e a B tá correta, meu povo?
-
Entidades paraestatais não estão inseridas nem na administração direta nem na indireta, são particulares em colaboração com o poder publico. Portanto a B também está incorreta.
-
Uma palavra: Quadrix....
-
Banca maldita
-
As paraestatais até 1995 eram as Empresas públicas e sociedades de economia mista entendidas como paraestatais na doutrina do Hely Lopes, talvez o cara da banca tenha feito a questão nesse sentido.
Me corrijam se eu estiver errado.
-
A letra b está incorreta sim, pelos mesmos motivos expostos pelo Adriano
-
Até a C está errada, pois o Conselho Regional não é um órgão da Administração Pública, mas sim uma Autarquia Federal (Entidade) ... Essa banca tem o conceito que ÓRGÃO = ENTIDADE, já vi outras questões que diziam órgão onde deveria dizer entidade e a banca dar como certo.
Doutrina Quadrix hahahahaha
-
É mais fácil visualizar as diferenças entre os doutrinadores do que as semelhanças, porém vê-se em todos, por obvio, tratar-se de uma pessoa jurídica de direito privado e criada por lei.
Sua etimologia indica que as entidades paraestatais são entes paralelos ao estado, encontrando-se ao lado da Administração Pública para exercer atividades de interesse daquele.
Não são submissas à administração pública, seu patrimônio pode ser público ou misto e se de interesse coletivo podem ser fomentadas pelo Estado.
“as entidades estatais prestam-se a executar atividades impróprias do poder público, mas de utilidade pública, de interesse da coletividade e, por isso, fomentadas pelo estado, assim, sendo seus dirigentes sujeitos ao mandado de segurança e ação popular.”
-
Lucas Carvalho,
acho que vc se equivocou um pouco. Os Conselhos são SIM da Administração pública, pois, são considerados autarquias corporativas, logo fazem parte da administração INDIRETA. Na questão só foi falado Administração pública e não admi. pública DIRETA, entendeu?! Então ela realmente está CERTA!!! Cuidado com isso!!!
E Alexsandro Correa,
muito obrigada pelo trecho que vc escreveu... fiquei com dúvida em relação as paraestatais. afinal, elas NÃO são consideradas administração pública, porém, eu não sabia desse trecho do livro citado!!!! Valeu mesmo!!! :)
-
Gab letra E, que trata do princípio da impessoalidade.
Lembre que a questão pediu a incorreta.
-
Questão horrível - pra mim tem erro da "b","c" e "e" na “b” por considerar paraestatal - entidade indireta; na “c” por considerar Conselho Regional como órgão – o conselho Regional é considerado uma autarquia logo é uma entidade com personalidade jurídica e não um órgão da administração pública, e a "e" traz o conceito do princípio da impessoalidade ao invés do princípio da legalidade. Desisto de fazer prova com a Quadrix.
-
Essa questão é uma falta de respeito com o estudante.
Paraestatal não é Adm. Indireta.
Conselhos regionais não são Adm. Pública.
-
Entidades paraestatais não compõem a administração indireta. E na letra C, conselhos regionais têm natureza de autarquias, por isso compõem a administração pública, mas quando se fala de órgão, remete-se a órgão da administração direta, e orgão não possui personalidade jurídica, mas autarquias, sim.
-
Paraestatais não compõem o a administração pública - são conhecidas como o sistema S, SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, dentre outros. Não necessita de concurso público para contração. Por isso a questão B estaria incorreta também.
-
Estava com o dedo na B, mas achei a E mais absurda. Muito triste estudar pra fazer prova de uma banca como essa.
-
Vou pela lógica da alternativa b, sem necessidade de conferiri as demais. No entanto entendo quer a falta de lógica é da Banca Quadrix.
-
Caramba! A Quadrix caga muito.
-
ALTERNATIVA E.
MUITO FÁCIL.
-
letra b também estaria errada, porque as paraestatais não fazem parte da administração direta e nem indireta...
-
caberia recurso
-
galera a Quadrix coloca essas questões absurdas, para o candidato depois entrar com recurso, é uma forma de eliminar o candidato
-
Quem será que comprou o gabarito dessa prova?
-
Que lixo! C tah de brincadeira!!!!
Paraestatal....
-
QUE MEDO DE FAZER PROVA DESSA BANCA!
BRINCA COM NOSSOS SONHOS, DESRESPEITA NOSSOS ESTUDOS
=/
-
Para resumir os reclames dos colegas. Questão passível de anulação.
Letra B (Errada), entidades paraestatais não fazem parte da administração pública, não há o que discutir.
Letra C (Errada) Os Conselhos Regionais de Educação Física NÃO são órgãos da administração pública e sim são entidades autárquicas, portanto, entidades, com personalidade jurídica, ao contrário dos órgãos, que não as possuem. Acredito que a maioria dos colegas já fez muitas questões do CESPE e de outras bancas e a doutrina claramente distingue órgão e entidade (não fosse assim, sequer precisar-se-ia de administração indireta). Se este item, cuja redação nos remete ao erro, fosse em uma banca como ESAF ou CESPE, decerto seria considerado errado.
Letra E (Errada), trata-se, como se sabe, de princípio da impessoalidade.
O item supra, por si só, estava bem óbvio e o candidato não teria dificuldade de acertar a questão. Contudo, com tantos erros em outras alternativas, facilmente seriam cabíveis recursos. Esse tipo de questão só serve para trazer à balha bons debates e exortar nossas frustrações com elaboradores incompententes;
-
Olá Prezados.
Segundo a Doutrina as Autarquias são divididas em duas espécies:
Comuns (ordinárias. São as mais conhecidas: INSS, BACEN)
Especiais ( são as incumbidas da inscrição de certos profissionais e de fiscalizar sua atividadeque. São justamente os Conselhos profissionais: OAB, CRM...).
Ou seja, a letra "C" está correta
-
Erros grotescos na questão.Primeiramente: paraestatais não pertencem À estrutura da Administração Indireta.Segundo:Desde quando Conselhos Regionais/Federais são órgãos?Por caracterizarem-se como autarquias especiais,são entidades.
-
Pessoal olha a contradição dessa banca!!!!!!! Absurdo. Na questão abaixo ela considera que as paraestatais não fazem parte da administração indireta, vou questionar, não vou deixar assim!
Ano: 2015 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-PR Prova: Assistente Administrativo
Resolvi certo
Em relação à Administração Indireta, assinale a alternativa incorreta.
a) As paraestatais não integram a Administração Indireta.
b) A Administração Indireta é integrada por pessoas jurídicas de direito público ou privado, criadas ou instituídas a partir de lei específica.
c) As entidades paraestatais são entidades privadas que atuam em colaboração com o Estado na realização de atividades de interesse social.
d) As pessoas jurídicas que integram a Administração Indireta estão sujeitas, dentre outros, ao princípio da especialização.
e) As pessoas jurídicas que integram a Administração Indireta devem ser criadas por lei, que deverá atribuir-lhes fins lucrativos.
A incorreta e a letra 'e', então significa que as paraestatais não integram a administração indireta, e como nessa outra questão eles dizem que integram?!?!?! Que absurdo!!!!!!!!!
-
Eu ia falar a mesma coisa que a Iara, não faz sentido a letra "B" estar certa
-
Fui direto na B
-
Paraestatal compõe a Administração Indireta?
Tá "Serto", então!
Outrora, o termo entidades paraestatais era utilizado para denominar os integrantes da Administração Indireta. Hoje em dia, sabe-se que as entidades paraestatais são pessoas jurídicas de direito privado que realizam atividades não lucrativas de interesse público, atuando apenas, concomitantemente ao Estado.
Vale destacar que, o erro da "letra e" está mais evidente, portanto, gabarito "letra e".
-
Essa banca pauta as respostas às suas questões em: marque a menos errada.... e não em: assinale a correta.
-
Os Conselhos Regionais de Educação Física são órgãos da administração pública. ?????????????????????????????????????????????????????? Autarquia agora é ÓRGÃO??????????????????????
-
Essa banca é um LIXO!
-
Q ódio dessa banca maldita.
-
Como disse meu Professor, na dúvida marque a mais feia, pois a questao apesar de ser passível de anulação, se não anularem vc garante o ponto.
-
como uma banca dessas ainda vence licitações!
-
caraca!!fala serio a ''B'' esta correta kkkkkkkkkk
-
q banca horrivel,
o pior de tudo é saber q será ela a responsável pela elaboração da prova para que se esta estudando
-
Entes: Estados e Municípios e do Distrito Federal;
Organismos político-administrativo: União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios
Errada: e) O princípio da Legalidade corresponde a que a atividade administrativa seja destinada a todos os administrados, dirigida aos cidadãos em geral, sem determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza.
O Princípio da Legalidade: representa a subordinação da Administração Pública à vontade popular, isto é, o exercício da função administrativa não pode ser pautado pela vontade da Administração ou dos agentes públicos, a Administração Pública só pode praticar as condutas autorizadas em lei.
Art. 5º da CF, inciso II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
Art. 37 da CF, só é autorizado fazer aquilo que está previsto em lei, caso contrário não tem validade.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência(...)
-
A questão trazida é um exemplo de questão bem problemática e que deveria ser anulada, na minha opinião.
A letra ‘e’ está, de fato, errada, pois o princípio descrito é o princípio da impessoalidade e não o princípio da legalidade. Inclusive a banca transcreveu com algumas alterações a definição de Diógenes Gasparini, utilizada em outras ocasiões em provas de concurso público.
As letras ‘b’ e ‘c’ na minha interpretação, entretanto, também estão incorretas.
As entidades paraestatais não compõe a administração pública indireta ou direta
Os conselhos profissionais, por sua vez, são entidades autárquicas e, por isso, entidades com personalidade jurídica própria da administração indireta. A denominação órgãos da administração pública costuma se referir a órgãos administração direta sem personalidade jurídica própria, por isso o termo usado nesse contexto é no mínimo problemático, não sendo essa uma confusão própria das bancas a que estamos acostumados (cespe, esaf, fcc, etc).
Bons estudos!
Equipe Erick Alves Estratégia Concursos
-
Que questão porca. Uma das mais porcas que já vi aqui no QC. Essa quadrix disputa com a aocp no quesito pior banca
-
que merda...nunca tinha visto isso antes
-
Quem disser que esta questão foi fácil, infelizmente não está estudando direito.
Vemos claros erros nas proposições dadas, confundindo órgão com entidade, legalidade com impessoalidade e principios constitucionais atrelados à licitação como se dela exclusivos fossem.
Me admira tal questão não ter sido anulada.
-
Gente... :(
Agora entes e orgãos são a mesma coisa? Tô confusa nos meus estudos e tenho que parar de NÃO LER O RESTO DAS ALTERNATIVAS.
-
Oi? desde quando as paraestatais integram a Administração Indireta e Conselho Regional órgão?
-
Olha isso! Não tem como defender uma banca dessa.
-
Assim não dá!
-
Essa banca apresenta gabaritos tão incoerentes e divergentes com o texto da lei que os professores nem se prestam a comentar as alternativas. De fato, nem merecem comentários...
-
Ué...Nada demais, a última tá claramente errada, cabô.
-
kkkkkkkkkkkk primeira vez vendo uma "paraestatal" compor a Administração Indireta como correta numa questão.
Piada boa!
-
Eu pensei da seguinte forma, a função de um conselho regional do que quer que seja é regulamentar. Se é um orgão, um agente, seja lá o que for, regulamentador é adm indireta.
-
Questão mal elaborada.
-
A administração pública, como atividade administrativa, deve se submeter aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência da licitação e aos de organização do pessoal administrativo.
Cuma é a história????????????????????????
-
Princípio descrito é o princípio da impessoalidade. Questao normal!
-
Conselhos Regionais não são órgãos da Administração Pública.
A natureza jurídica deles é de Autarquia. Portanto, são Entes, e não órgãos. A letra C também estaria errada.
-
Conselhos Regionais não são órgãos da Administração Pública.
A natureza jurídica deles é de Autarquia. Portanto, são Entes, e não órgãos. A letra C também estaria errada.
-
papoca kkkkkkkkkkkk
-
A administração pública, como atividade administrativa, deve se submeter aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência da licitação e aos de organização do pessoal administrativo...
primeira vez que vejo esse principio.
-
Nessa questão eles consideram correto paraestatais como parte da Administração Indireta mas em questões anteriores eles consideram como incorreto...
-
quuuuuuuuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeeeeeeeeeee baaaaaaaaanca lixxxxxxxooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
-
quuuuuuuuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeeeeeeeeeee baaaaaaaaanca lixxxxxxxooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
-
Olha, eu já vi questão LIXO, mas igual essa ta para nascer !!!
-
A C está incorreta, pois o CREF é uma entidade "autarquia"
-
Quando eu vejo que a banca é Quadrix... Já da desanimo de inscrever!