SóProvas


ID
1534693
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Aplicativo de celular gratuito ajudará população
                              a identificar notas de dinheiro falsificadas

            Para usar o aplicativo “Dinheiro Brasileiro” é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde fcam os elementos de segurança em que se verifca a legalidade do dinheiro
                                                                                                                                                11 de Junho de 2014 - Kelly Oliveira

            O Banco Central (BC) lançou nesta quarta (11) o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Também foi lançada a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
            Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.
            Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse.
            Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco.
            Hoje, o BC também divulgou a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades. O aplicativo permite a identificação de 13 mil pontos de atendimento cadastrados, sendo que desse total, 10 mil são caixas eletrônicos. Esses dados de pontos de atendimento são atualizados pelas próprias instituições financeiras.
O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações. Outra novidade é que o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O VET reúne, em um único indicador, a taxa de câmbio, o tributo incidente e as tarifas eventualmente cobradas. O VET, no entanto, é baseado na média de valor oferecido pela instituição financeira com dados do mês anterior. Ou seja, não é exatamente o valor que será cobrado do cliente na hora da compra da moeda. Entretanto, o chefe adjunto do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do BC, Augusto Ornelas Filho, considera que a informação serve de referência para quem vai comprar ou vender a moeda no banco ou na casa de câmbio. “[Isso] não dá garantia para o cliente que for ao banco, mas ele vai ter a referência para argumentar.

                                                            Texto adaptado. Fonte: http://acritica.uol.com.br/noticias/Aplicativo -populacao-identificar
                                                                                                                                          -dinheiro-falsificadas_0_1154884540.html

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à regência do verbo em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Comentário rápido da letra C : comemos do bolo está correto , provável influencia do francês ( galicismo) , já que o francês é normal falar "J'adore manger du gateau" ( eu adoro comer [do] bolo) ou "Je vais boire du champagne" ( vou beber [do] champagne) . Chama-se partícula partitiva e no português usa-se para realçar a parte do todo.
    Letra D está incorreta. Paga-se a carne ao açogueiro , o pão ao padeiro , o salário ao funcionário.Portanto , o correto é " a empresa não paga aos funcionários".


    Até

  • a) Assistir: a alguma coisa - VTI - ex: Eu assisti ao jogo.
    b) Obedecer: a alguém, a alguma coisa - VTI - ex: O menino obedeceu à sua mãe. (crase facultativa, pronome pessoal "sua");
    c) Comemos do bolo apenas um pedaço - é só perguntar: "comemos um pedaço do quê? = do bolo - VTDI;
    d) A empresa não paga, o que? o salário, a quem? ao funcionário - VTDI - "a empresa não paga
    aos funcionários".
  • A EMPRESA NÃO PAGA AOS FUNCIONÁRIOS

  • Quem não paga, não paga A alguém ---- VTI
  • Pagou o ou pagou ao.

    Pagou o empréstimo é a forma certa quando se refere a uma coisa.

    Pagou ao funcionário é a forma certa quando se refere a uma pessoa.

    O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas).