SóProvas


ID
1534708
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual é a soma dos múltiplos de 5 entre 11 e 56?

Alternativas
Comentários
  • 15+20+25+30+35+40+45+50+55=315


  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/ai36dK2SJY4
    Professor Ivan Chagas

  • Concordo plenamente. A questão deu a entender que se não houver pedido para a analise da norma revogada, a ADI não será reconhecida, o que não ocorre. Como bem pontuado, é efeito normal da declaração de inconstitucionalidade, o efeito represtinatório, que só será afastado se houver pedido expresso para a análise da norma revogada.

  • Colegas, se a norma revogada será automaticamente restabelecida com a declaração de inconstitucionalidade da norma ab-rogatória, e o autor não formula o pedido sucessivo, que utilidade terá a ADI, se ambas as normas guardam o mesmo vício?

  • Colega, ao que parece, diante de lei revogada e de uma lei revogadora de conteúdos idênticos, que violam normas constitucionais, a ADI deverá, obrigatoriamente, sob pena de não ser conhecida, requerer que seja apreciada a inconstitucionalidade das duas leis. Isso porque, se houver o requerimento da inconstitucionalidade referente apenas uma lei, o efeito repristinatório fará com que a lei revogada, que padece de vício idêntico, torne a viger. Ao que parece, trata-se mais de uma questão de formalidade imposta pelo STF, até porque, nada impediria, sendo um processo objetivo, cuja questão principal é a integridade do sistema jurídico, a extensão do objeto do controle, talvez, por exemplo, por meio da técnica de inconstitucionalidade por arrastamento.