-
ERRADA, HOUVE UMA INVERSÃO DOS CONCEITOS.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
http://www.baguete.com.br/colunas/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia
-
Errado.
Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define os termos da seguinte forma:
A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…
Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.
Entendeu porque a confusão? As definições são muito parecidas! As
palavras praticamente se repetem, apenas a ordem muda. Sendo assim,
vamos aos exemplos para tentar desenrolar o caso:
Imagine um artesão antigo que faz sapatos, um sapateiro. Ele trabalha
sob encomenda e sozinho. Sabe o que fazer. Tem que comprar couro, cola e
cordões e depois fazer o sapato.
-
Contribuindo...
Não raro, as pessoas confudem os termos eficiência, eficácia e efetividade.
(...)
A eficácia consiste em fazer a coisa certa( não necessariamente da maneira certa). Assim, está relacionada ao grau de atingimento do objetivo. Se desejarmos fazer algo( ser aprovado em um concurso público, por exemplo) e logramos êxito nesse projeto, somos eficazes. Dessa forma, evidencia o cumprimento da missão, chegar ao resultado desejado.
O conceito de eficiência relaciona-se o com a maneira pela qual fazemos a coisa. É o como fazemos, o caminho, o método. No projeto anterior( aprovação em um certame), se escolhermos corretamente o melhor material, a melhor equipe docente e estudarmos de forma proativa, bem provavelmente seremos aprovados em menos tempo. Aí está a eficiência : a economia de meios, o menor consumo de recursos dado determinado grau de eficácia.
(...)
Por fim, a efetividade ressalta o impacto, na medida em que o resultado almejado( e concretizado) muda determinado panorama, cenário.
(...)
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p155-156
bons estudos
-
Contribuindo...
Eficiência: Passar no concurso
Eficácia: Utilizar os meios - estudar de maneira correta
Efetividade: Impacto causado na minha vida
-
ERRADO
O conceito de eficácia apresentado pela questão é correlato à eficiência.
EFICIÊCIA = Recursos Utilizados x Bens/Serviços Produzidos; Insumos Transformados x Resultados Obtidos
Já o conceito de eficiência apresentado pela questão aproxima-se da efetividade.
EFETIVIDADE = O impacto gerado pela consecução das metas; grau de correspondência às necessidades do meio externo.
-
Vanessa M., você inverteu os conceitos de "eficácia" e "eficiência".
Eficiência: utilizar os meios - estudar de maneira correta (melhor uso dos recursos)
Eficácia: Passar no concurso (resultado)
Efetividade: Impacto causado na minha vida (satisfação)
-
ERRADO
Eficácia - É a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuario (beneficiario direto dos produtos e serviços da organização). Grau em que um programa atinge as metas, objetivos e resultados planejados, a partir de referencial e das metas a serem alcançadas (output real e output padrão). Podem ser definidos a partir da carta de serviços do órgão. Significa fazer aquilo que efetivamente precisa ser feito para atingir resultados que sejam validos, isto é, fazer a coisa certa, relacionado aos fins pretendidos.
Eficiência - é a relação entre produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade (o quanto se consegue produzir com os meios disponiveis). Significa fazer bem feito, fazer certo as coisas, utilizando-se a maneira certa e os procedimentos adequados no desenvolvimento de uma ação ou na resolução de um problema, com foco nos objetivos e resultados a serem atingidos.
Fonte: Administração Geral e Pública, Elisabete Moreira.
-
eficiência: $$$
efetividade: atingiu o objetivo
eficácia: impacto
-
ERRADO. Corrigindo:
No contexto organizacional, EFICIÊNCIA é a razão dos resultados obtidos pela transformação dos insumos e EFICÁCIA é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
-
Tem gente aqui confundindo os conceitos. Pessoal, vamos postar comentários quando tivermos certeza, pois acabamos prejudicando os colegas aqui. Eu mesma me confundi vendo esses comentários daqui.
-
MacGiver, Vanessa e Menandro CWB estão equivocados!
Comentário de MacGiver corrigido:
eficiência: $$$ (recursos usados da melhor maneira)
efetividade: impacto
eficácia: resultado
Dica para todos: Leiam os comentários, entendam os conceitos e somente postem. Isso evita que os equívocos se espalhem mais.
PS.: Caso haja erro, me comunique no meu perfil! Obrigada.
-
EFICIÊNCIA = Desejável. Proporciona constante competitividade, isto é, quem permance mais tempo no mercado, por exemplo. Reflete processo cotínuo de otimização de recursos, redução de disperdícios, consumo e tempo.
EFICÁCIA = Quando se alcança os objetivos/resultados. É final. É PRIMORDIAL: Fazer o que tem que ser feito!
-
Um exemplo: uma guerra.
Eficiência: Vencer a guerra com com menor número de soldados mortos.
Eficácia: Vencer a guerra a todo custo, gastando todos os recursos bélicos, econômicos e humanos para se chegar até a vitória. O importante é vencer, custe o que custar!
Efetividade: A guerra traz crise econômica, instabilidade política, fome, mortes e dependendo do cunho a libertação de um povo, ou seja, IMPACTOS para a população.
-
-
Eficácia: Externo (competitividade)
Eficiência: Interno (produtividade)
-
"eficácia é a razão (relação) dos resultados obtidos pela transformação dos insumos" ----> = eficiência
"...eficiência é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo."
---> = efetividade
Trecho do livro TGA de chiavenato:
Eficiência e eficácia
Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente. Eficácia é uma medida do alcance de resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. Em termos econômicos, a eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto a eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas. Nesses termos, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante.
ERRADO
-
Eficácia = atingir o objetivo; e
Eficiência = atingir o objetivo + gastar a menor quantidade possível de recursos.
-
Eficácia: fazer o certo
Eficiencia: fazer da forma correta
Efetividade: Impactos das ações; alcence de resultados esperados.
-
Eficiêcia = Fazer da melhor forma possível, gastando menos. Leve-s em consideração: Forma de Fazer e Material, equipamento que se usa para fazer.
-> Ex.: Em uma campanha de vacinação, vacinar o público alvo com o menor indice de perda das VACINAS.
Eficácia = Resultado alcançado da melhor forma possível.
-> Ex.: Atingir o número/meta de VACINAS que foram estabelecidas.
Lembrando que podemos ser EFICIENTES, sem ser eficazes ou podemos ser EFICAZES sem ser eficiente.
Efetividade = Ser EFICIENTE e EFICAZ.
-
Eficácia - Chegar no Objetivo. "Preocupação maior atingir RESLTADOS ou METAS"
Eficiência - Foco nos meios,metódos e "PROCESSOS" Fazer bem alguma tarefa (realizar mais com menos)
Efetividade - Capa cidade de aferir os "IMPACTOS GERADOS DAS AÇÕES"
-
Eficiência - usar os recursos da melhor maneira possível/método, meio de se fazer;
Eficácia - fazer a coisa certa, com o melhor impacto possível/resultados e metas;
Efetividade - fazer o que tem que ser feito, alcançar resultados gerando benefícios à sociedade/mudança da realidade (eficiente e eficaz ao mesmo tempo).
A eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. Significa "fazer certa a coisa". É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência.
A eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. Significa "fazer a coisa certa". É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia.
Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados.
Produtividade é um indicador de eficiência. Há, inclusive, questões que cobram esse conceito mas que, infelizmente, agora não lembro onde estão. Quando voltar a encontrá-las, posto aqui o código.
Um exemplo pra ficar mais simples. Vamos imaginar o programa Fome Zero através de perguntas.
O Fome Zero em termos de eficiência ou produtividade → o Programa consegue adquirir os recursos, isto é, a comida necessária para alimentar a população e os meios para distribuíla por valores abaixo do valor de mercado? O Programa não desperdiça alimentos, isto é, faz uso completo e total de tudo, sem jogar nada fora? O Programa consegue alimentar mais pessoas com menos gasto para o Governo? Pense nos meios
O Fome Zero em termos de eficácia → o Programa está alimentando o número de pessoas que se propôs a alimentar, nas localidades em que planejou, com a frequência com que previu e na quantidade que estipulou? Pense nos objetivos
O Fome Zero em termos de efetividade → os beneficiados pelo Fome Zero estão sendo, de fato, bem alimentados? Estão sendo supridos com as doses diárias de nutrientes para serem pessoas saudáveis? Não estão desenvolvendo doenças ou sofrendo consequências físicas causadas pela desnutrição? Pense nas consequências
-
Errado
Eficiência - meios
Eficácia - resultados /fins
-
ERRADO
Eficiência-------------ênfase nos meios------------os recursos foram utilizados da melhor forma possível?
Eficácia---------------ênfase nos fins---------------os objetivos foram alcançados?
Efetividade-----------ênfase nos impactos/mudanças-----------quais os resultados a longo prazo?
FONTE: AULAS DO PROFº RAFAEL BARBOSA.
-
Eficiência
A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.
A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade.
Eficácia
O conceito de eficácia diz respeito à capacidade de fazer o que deve ser feito, cumprir metas, alcançar objetivos, ter foco, concentrar energia na realização de algo, obedecer prazos e entregar resultados.
A eficácia tem relação com as tomadas de decisão e o resultado alcançado, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta.
Efetividade
O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, este é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo
-
ERRADO
Eficiência: Boa utilização dos recursos / Fazer da maneira correta;
Eficácia: Alcançar os resultados (objetivos pretendidos);
Efetividade: Impacto social causado pelo ato praticado.
-
os conceitos estão invertidos.