SóProvas


ID
1535704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.

De acordo com a abordagem burocrática, proposta por Max Weber, as principais características do tipo ideal de burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Administração Pública Burocrática - Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
    Adriel Sá
  • Certo


    Foi apenas após a morte de Weber, e após a publicação em 1922 do livro Wirtschaft und Gesellschaft (Economia e sociedade), que as bases teóricas da burocracia foram definitivamente construídas. Na sua descrição sobre os modelos ideais típicos de dominação, Weber identificou o exercício da autoridade racional-legal como fonte de poder dentro das organizações burocráticas. Nesse modelo, o poder emana das normas, das instituições formais, e não do perfil carismático ou da tradição.


    A partir desse axioma fundamental derivam-se as três características principais do modelo burocrático: a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.


    A formalidade impõe deveres e responsabilidades aos membros da organização, a configuração e legitimidade de uma hierarquia administrativa, as documentações escritas dos procedimentos administrativos, a formalização dos processos decisórios e a formalização das comunicações internas e externas. As tarefas dos empregados são formalmente estabelecidas de maneira a garantir a continuidade do trabalho e a estandardização dos serviços prestados, para evitar ao máximo a discricionariedade individual na execução das rotinas.


    A impessoalidade prescreve que a relação entre os membros da organização e entre a organização e o ambiente externo está baseada em funções e linhas de autoridade claras. O chefe ou diretor de um setor ou departamento tem a autoridade e responsabilidade para decidir e comunicar sua decisão. O chefe ou diretor é a pessoa que formalmente representa a organização. Ainda mais importante, a impessoalidade implica que as posições hierárquicas pertencem à organização, e não às pessoas que a estão ocupando. Isso ajuda a evitar a apropriação individual do poder, prestígio, e outros tipos de benefícios, a partir do momento que o indivíduo deixa sua função ou a organização.


    O profissionalismo está intimamente ligado ao valor positivo atribuído ao mérito como critério de justiça e diferenciação. As funções são atribuídas a pessoas que chegam a um cargo por meio de competição justa na qual os postulantes devem mostrar suas melhores capacidades técnicas e conhecimento. O profissionalismo é um princípio que ataca os efeitos negativos do nepotismo que dominava o modelo pré-burocrático patrimonialista (March, 1961; Bresser-Pereira, 1996). A promoção do empregado para postos mais altos na hierarquia depende da experiência na função (senioridade) e desempenho (performance). O ideal é a criação de uma hierarquia de competências com base na meritocracia. Outras características do modelo que derivam do profissionalismo são a separação entre propriedade pública e privada, trabalho remunerado, divisão racional das tarefas e separação dos ambientes de vida e trabalho. Segundo Weber (1992:223).

  • Complementando...

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes, características:

    1. Caráter legal das normas e regulamentos.

    2. Caráter formal das comunicações.

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

    4. Impessoalidade nas relações.

    5. Hierarquia de autoridade.

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

    7. Competência técnica e meritocracia.

    8. Especialização da administração.

    9. Profissionalização dos participantes.

    10. Completa previsibilidade do funcionamento.

    (CESPE/ANCINE/TÉCNICO EM REGULAÇÃO/2012) A administração pública burocrática, que obedece aos pressupostos descritos por Max Weber, orienta-se pelos princípios da profissionalização, do conceito de carreira, da hierarquia funcional, da impessoalidade e do formalismo. C

    (CESPE/PC-DF/ESCRIVÃO/2013) A burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. C

  • SÃO CARACTERÍSITCAS TAMBÉM DO TIPO DE AUTORIDADE:

     

    TRADICIONAL: (SUBDIVIDE EM PATRIMONIAL E PATRIARCAL) BASEADA NA PESSOALIDADE

    CARISMÁTICA: BASEADA NA INFORMALIDADE

    LEGAL/RACIONAL/BUROCRÁTICA: BASEADA NA IMPESSOALIDADE (prevalece o interesse geral), FORMALIDADE (baseado em normas/leis), MERITOCRACIA (competência técnico-profissional).

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • ok... eu coloquei certo, entretanto ela não foi proposta por Max Weber. Foi observada e colocada no papel. 

    Complicado o CESPE ,que torna errônea uma questão muitas vezes por conta de uma vírgula, não ter se atentado a isso.

     

    Acredito que eu deixaria em branco :/

  • A CESPE considera tanto o FIP como o RIP

     

    Formalismo / Racionalismo

    Impessoalidade                                           

    Profissionalismo

     

     

  • gaba: "c"

     

    outra questão que trabalha a mesma ideia:

     

    Com relação ao modelo weberiano de burocracia, pode-se afirmar que: A preocupação central da obra desse pensador é a racionalidade instrumental, entendida em termos da equação dinâmica entre meios e fins, cujas manifestações traduzem-se no formalismo, na impessoalidade e na profissionalização dos membros da burocracia.

     

    Ano: 2016Banca: COMVEST UFAMÓrgão: UFAMProva: Assistente em Administração


  • Disfunções da Burocrácia: a burocrácia foi criada e possuia bons objetivos, porém com o tempo sugiram algumas disfunções que fizeram parecer que a burocrácia é algo ruim.
    Ex. de Disfunções:
    * Demora na prestacão de serviços
    * Papelada
    * Ineficiência 

  • CORRETO

     

    O conceito de burocracia para Max Weber é o de uma organização eficiente por excelência, cujas práticas repousam na racionalidade administrativa, no profissionalismo, na meritocracia, no formalismo, na supervisão hierárquica vertical, cuja ênfase está na estrutura organizacional. - ELISABETE + LIMA. 2016
     

  • BUROCRACIA = FORMALISMO + PROFISSIONALISMO + IMPESSOALIDADE

  • CERTO

    1.3. ABORDAGEM BUROCRÁTICA - Max Weber -> é uma teoria que enfatiza a formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade e profissionalização. Dessa forma, a Teoria Burocrática se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA.

  • Certo.

    Tais conceitos estão atrelados a lei. Gente, para vocês acertarem as questões sobre BUROCRACIA é só vcs lembrarem de algo que está relacionado com a Lei.

  • Os livros, em sua maioria, não citam que essas três eram as principais características da burocracia, no total são 10.

    Com certeza que esse entendimento é do próprio examinador, então temos que ficar ligado, a questão está correta, porem são mais características, e em canto nenhum fala que somente essas três que foram citadas são as principais.

  • burocrático

  • Max Weber é FIP! (Lê cantando para gravar na memória) hahaha

    > Formalidade

    > Impessoalidade

    >Profissionalismo

  • A teoria burocrática, proposta por Max Weber, sustentada pelo tripé RACIONALIDADE, IMPESSOALIDADE E PROFISSIONALISMO, tem como principal objetivo a eficiência.