SóProvas


ID
1535734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item subsequente.

A motivação para o trabalho depende, em primeiro lugar, das compensações financeiras e sociais que as organizações oferecem, isto é, do quanto essas compensações são importantes, escassas e de difícil substituição.

Alternativas
Comentários
  • Questão de Gestão de Pessoas é loteria... realmente...¬¬

  • Recompensas financeiras não são  fator motivacional, portanto a aquestão está incorreta.

  • "EM PRIMEIRO LUGAR".

    Não necessariamente!

  • DInheiro não motiva.

  • GAB. ERRADO

     

    Discordando dos comentários acima, a compensação financeira motiva sim, porém não em primeiro lugar, para isso imaginamos um aumento salarial que pode motivar um empregado por determinado período de tempo.

     

    Abordando as principais teorias da motivação, fiz uma relação entre elas.

     

    -> Para Maslow em primeiro lugar vem a FISIOLÓGICA (OU BÁSICAS) - inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais.

     

    -> Para Aldefer em primeiro lugar vem a necessidade de EXISTÊNCIA.  Incluem TODOS os DESEJOS MATERIAIS e FISIOLÓGICOS (ex. comida, água, ar, segurança, sexo, etc.).

     

    -> Para Douglas McCregor, pressupõe que o ser humano aceita responsabilidades. Para produzirem de forma eficiente e eficaz, as pessoas devem ser motivadas em função das suas necessidades específicas, que podem incluir o relacionamento no trabalho, a perspectiva de valorização profissional e pessoal e o desafio de um projeto profissional interessante (teoria Y).

     

    -> Para Frederick Hezberg, os fatores motivacionais são: trabalho em si, realização, reconhecimento, progresso e responsabilidade. E os fatores higiênicos (não causam motivação, mas traz insatisfação): condições de trabalho, administração da empresa, salário, relações com o supervisor, benefícios e incentivos sociais.

     

    -> Para McClelland a motivação está relacionada com a satisfação das necessidades de REALIZAÇÃO, PODER e AFILIAÇÃO (RAP).

     

    As teorias acima são algumas das inúmeras existentes na Gestão de Pessoas, entretanto comentei apenas as teorias clássicas. E a que mais se encaixa na assertiva é a teoria de Hezberg, na minha opinião. A questão é muito subjetiva e na maioria das vezes tudo ''depende''.

  • @Fellipe Diener, comentário show de bola, muito enriquecedor!

  • Como disse o colega,Fellipe Diener, na última parte do seu texto :''a questão é muito subjetiva e na maioria das vezes tudo depende''.

     Nem  sempre o dinheiro vai motivar uma pessoa.

     Exemplo hipotético1 : já imaginou o CIO de uma empresa multinacional que ganhe 800 mil dólares por mês e está com sua situação financeira estável e sem dívidas,contudo sua  motivação está  baixa ,será que um aumento da sua  remuneração irá motivá-lo?Acredito que não .

    Exemplo hipotético 2: agora, um diretor de uma empresa que ganhe 15 mil  reais por  mês,mas neste caso ele se encontra com muitas dívidas e já teve até seus bens penhorados e com isso  está  desmotivado,será que um aumento na sua remuneração poderá motivá-lo? Pode ser que sim.

    Resumo:Nem sempre  o que motiva fulano ,vai motivar sicrano. Tudo depende!!!

     

     

    Por favor , corrijam-me  se estiver equivocado .                                                                   AVANTE,COMBATENTES!!!

  • Salário é fator higiênico 

  • Fatores Higiênicos ( Insatisfacientes ): São fatores extrínsecos ou ambientais e estão localizados no ambiente de trabalho, como salário, benefícios, condições físicas e ambientais da empresa, diretrizes, clima organizacional, oportunidades e tipo de supervisão recebida, etc.

     

    Fatores Motivacionais ( Satisfacientes ): São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional. 

  • Nesse tipo de questão em que não se menciona expressamente alguma teoria, eu acho interessante não trazer à tona o que se sabe sobre algumas (teorias) em específico. A questão não fala da Teoria dos Dois Fatores nem de nenhuma outra, mas, lendo o enunciado e sabendo um pouco sobre motivação de uma maneira geral, sabe-se que nem de longe é certo falar que essa está relacionada em primeiro lugar a compensações financeiras.

  • Aí a pessoa (eu , no caso )  responde a questão baseada nas próprias necessidades e toma na tarraqueta ...rsrsrss

    Igor luiz , muito bem colocado o seu comentário . 

  • Só retificando uma parte do comentário do Felipe Diener, a teoria ERC de Alderfer tem por base a pirâmide de Maslow, mas ao contrário dela, ele não estabelece uma hierarquia. Logo, as necessidades de existência, crescimento e realização estão em um mesmo nível.

  • Jeane Fonseca, se os concursos públicos passassem a cobrar a motivação daqueles que estudam para conseguir um cargo público (e não daqueles que já conseguiram), eu duvido que essa questão estaria errada kkk

  • para motivação Dinheiro não vem em primeiro lugar.

  • Recompensas financeiras não são  fator motivacional''

    AHAAAAAAAAAAM, JURA? 

  • Uma coisa é a teoria né Outra coisa é a realidade kkkkk
  • Todo mundo aqui esta estudando pelo status do cargo, tanto faz se ganhar 1000 ou 10000, estando em um cargo bom né..

    Adm é engraçada

  • NA TEORIA, RECOMPENSA SALARIAL NÃO É MOTIVAÇÃO.

    MAS NA PRATICA É SIM KKK ODEIO MEU SALARIO KKK

  • Recompensas financeiras não trazem motivação.

    ERRADO.

  • Questão bem subjetiva. Apesar de não mencionar nenhuma teoria, pelo básico que se estuda nas teorias de gestão de pessoas é possível saber que o salário não á fator motivacional para o individuo (Só na teoria mesmo né?!).

  • ERRADO

  • Errado

    Compensação financeira não é fator motivacional.