SóProvas


ID
1535746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.

De acordo com o modelo do GESPUBLICA, os indicadores de desempenho organizacional constituem as principais técnicas de acompanhamento e monitoramento da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado conforme à interpretação da banca. Acho que o erro está no excerto: principais técnicas de acompanhamento e monitoramento da qualidade.


  • Acredito que a questão esteja misturando Avaliação de Desempenho com Gestão da Qualidade

  • Eu acredito que o erro está em limitar a análise aos indicadores de desempenho organizacional. Quando na verdade, muitos outros são considerados:


    De acordo com o GESPUBLICA, a análise crítica de desempenho é o processo em que o órgão/entidade avalia, sistematicamente, a capacidade de governança de seu sistema de gestão, com base nos critérios de excelência da gestão pública. A análise é realizada a partir da avaliação dos resultados dos principais indicadores de todas as áreas de atuação e competências institucionais. São considerados os indicadores de risco e as variáveis relevantes dos ambientes interno e externo, tais como apoio político dos órgãos superiores à atuação da entidade, a aplicação de medidas de contingenciamento orçamentário, dentre outras.


    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/
  • Ficari correto se estivesse assim: os indicadores de desempenho organizacional constituem UMA  Das principais técnicas de acompanhamento e monitoramento da qualidade.

  • Indicadores são ferramentas de obtençao de dados,não, técnicas propriamente ditas.

  • "Acho isso... acho aquilo... certo assim.... certo assado..."

    Para de achar e clica em "Indicar para comentário".

     

     

  • Errado.

     

    Uma questão ajuda fixar.

    (CESPE/ANATEL/Analista Administrativo/2012) O modelo do GESPUBLICA pressupõe seis categorias básicas de indicadores de desempenho: eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência e execução. Essas categorias são divididas em duas dimensões: a de resultado e a de esforço.


    Comentário:


    É exatamente isto! São seis as dimensões que podem gerar indicadores segundo o Instrumento para Medição de Desempenho do Gespública:


    Dimensão de resultado:
     Eficiência,
     Eficácia;
     Efetividade.
    Dimensão de esforço:
     Economicidade
     Execução
     Excelência

     

    Prof. Carlos Xavier

  • indicador não é técnica

  • Os indicadores são FERRAMENTAS úteis para a gestão pública, tanto para revelar a situação atual das políticas, bem como para reduzir subsídios que permitam acompanhar sua evolução. 

    Os indicadores são INSTRUMENTOS de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.

  • NÃO É POSSÍVEL DIFINIR QUAL É A PRINCIPAL,DEPENDERÁ DA CONTINGÊNCIA.

     

    BENCHMARKING ✔
    MATRIZ BCG 
    MELHORIA CONTÍNUA ✔
    QUALIDADE TOTAL ✔
    EMPOWERMENT 
    BALANCED SCORECARD

    BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION ✔
    BUSINESS PROCESS MODELING (metodologia) ✔
    CICLO PDCA ✔
    DOWNSIZING ✔
    OUTSOURCING ✔
    BRAINSTORMING
    MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ✔
    PRINCÍPIO DE PARETO ✔
    GRÁFICO DE ISHIKAWA ✔
    ANÁLISE SWOT ✔
    MATRIZ GUT 
    JUST IN TIME 
    JUST IN CASE 
    CARTA CONTROLE 
    TRILOGIA DA QUALIDADE
    JOB ENRICHMENTE / JOB ENLARGEMENT
    PARADIGMA DE RUBINSTEIN 
    CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE
    SYSTEM DYNAMICSC 

    ...

     

    Obs.: Tudo de questões anteriores.

    ✔ - mais caidores!

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

    Qunato ao termo "técnica", Chiavenato classifica como "Novas tecnologias gerenciais e organizacionais e sua aplicação na Administração Pública."

     

  • Os indicadores são para AVALIAÇÃO e não MONITORAMENTO

  • "Os indicadores são para AVALIAÇÃO e não MONITORAMENTO" concorco com a Adriana Luz.

  • De boa aqui em 2018 errando a questão... Nem me abalo.

  • INDICADOR DE DESEMPENHO INFORMA, MEDE O DESEMPENHO; MAS NAO É UMA TECNICA DE QUALIDADE. AS TECNICAS SAO REGRAS, PROTOCOLOS QUE SAO UTILIZADOS PARA SE CHEGAR A UMA META.

  • Tem comentários que não tem nada a ver com questão. Inclusive esse meu...
  • São ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, não uma técnica.

  • Questão facil, se vc pensar que para o ges publica a qualidade se concentra no valor para o cidadão cliente, como o desempenho organizacional estaria entre monitoramento e acompanhamento da qualidade.. A qualidade se baseia principalmente na efetividade, eficiencia e eficacia, sempre voltada para o consumidor do serviço publico.

  • De acordo com o modelo do GESPUBLICA, os indicadores de desempenho organizacional constituem as principais técnicas ¹ de acompanhamento e monitoramento da qualidade.

    _______________________________________________________________

    ¹ ERRO.Segundo o modelo do GESPÙBLICA, indicador pode ser definido como ''dado que representa ou quantifica um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo [...] ''.

     

    Indicadores de desempenho são dados que poder ser articulados com diversas técnicas de qualidade, inclusive utilizada no Balanced Scorecard. As técnicas ou ferramentas de qualidade , citadas pela doutrina, são : análise de Pareto, ciclo PDCA ,gráfico de controle, histograma, diagrama de causa e efeito, e entre outros (inúmeros).

     

    Fonte: Modelo de Excelência de Gestão Pública e Gerenciamento da Qualidade Total, John S. Oakland.

  • Os indicadores de desempenho organizacional -------------------> NÃO são uma TÉCNICA!  São INDICADORES!

  • Indicador é só um número.

    Técnica é o que você utiliza pra chegar aos indicadores.

  • E outra: de que adianta indicar para comentários, se é a Karen Dutra comentando?

    Administração é a matéria mais carente de professores nesse site.

  • Skepsis  tem razao.. karen e nada é a mesma coisa...

    deveriam contratar o ravazolo

  • Também acho que deveriam contratar o Ravazolo, mas ele é exclusivo da CASA.

  • Os indicadores não são uma técnica. São parâmetros de resultado.

  • De acordo com o GESPÚBLICA:

    "Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc. ".

  • O Gespublica não existe mais.

  • Gab: ERRADO

    Gente, cuidado!

    A questão não está errada porque o GESPÚBLICA não existe mais, mas sim porque os indicadores de desempenho NÃO SÃO as principais técnicas de acompanhamento e monitoramento da qualidade. Isso depende de vários fatores, vários sistemas, a forma adequada que cada organização aplica no seu contexto e na sua realidade.

    Em 2013, ano da questão, o Gespública ainda estava em vigor. Apenas em 2017 que foi revogado!

    http://www.gespublica.gov.br/

    Erros, mandem mensagem :)

  • ERRADO

  • QUESTÃO ERRADA - De acordo com o modelo do GESPUBLICA, os indicadores de desempenho organizacional constituem as principais técnicas de acompanhamento e monitoramento da qualidade.

    ____________________________________________

    ''Indicadores são métricas que proporcionam informações sobre o desempenho de um objeto (seja governo, política, programa,organização, projeto etc.), com vistas ao controle, comunicação e melhoria. Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc''[1]

    Em palavras simples, o primeiro erro é considerar o indicador como uma técnica, quando , na verdade, é ''é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa'' [2] . O segundo erro é apontar os indicadores como técnica da qualidade, quando eles quantificam '' um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização''. [2]

    Fonte: [1] http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf

    [2]http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/indicadores_orientacoes_basicas_aplicadas_a_gestao_publica.pdf