SóProvas


ID
1536313
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

                        Destruição e construção

            A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
                                                                                                                                                                                  (Roberto Civita)

O texto II é formado por cinco períodos. O período que apresenta o maior número de vocábulos da classe dos adjetivos, na ordem de aparecimento no texto, é:

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia explicar pq a 3 e não o periodo 1 a resposta?por  acaso no periodo 3 o termo "anjo"é um adjetivo?asssim ficaria 5 adj.contra 4 do periodo 1.

  • O termo "anjo"vem precedido de artigo, portanto exerce papel de substantivo. 

  • Olá José, creio que é o período III, porque "irregularidades, corrupções, erros e mentiras." fazendo uma analise morfológica são substantivos. Acho que uma ideia que pode ajuda quanto a isso é sempre imagina se a palavra poderia ser um predicado para ti, ou qualquer outra pessoa, usando os verbos de ligação. Exemplo:

    Eu sou/estou irregularidade (não há sentido, porque é um substantivo, se fosse adjetivo seria: eu sou/estou irregular)

    Enquanto na III perceba que todos são adjetivos naturais. Exemplo:

    Ana é vingadora.


  • Gabarito C

     

    I. A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades(substantivo), corrupções (substantivo), erros (substantivo) e mentiras (substantivo).

     

    II. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes (adjetivo), positivos (adjetivo) e construtivos (adjetivo).

     

    III. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador (adjetivo), vingadora (adjetivo), justiceira (adjetivo), destruidora (adjetivo).

     

    IV. Deve ser uma força que ajuda a compreender (verbo), construir (verbo) e defender (verbo) a comunidade, o Estado e o país.

     

    V. Ou seja, é fundamental que a preocupação (substantivo) ética, o triunfo (substantivo) do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade (substantivo) junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança. 

     

    http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario