SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Técnico em Saúde Pública - Construção Civil


ID
1536277
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

Ao dizer “A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros...”, o autor do texto faz supor que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    “A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros...”

    faz supor que há algo mais que precisa ser dito.

     

    Paralelismo.

    a) o que é afirmado contém erro. >>> d) a evolução não foi claramente explicada.

    c) os conhecimentos de evolução se restringem ao passado. >>> e) os estudos de evolução ficaram ultrapassados.

     

     

     


ID
1536280
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

Segundo o texto, desaparecem as espécies que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    .. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie ... para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. ... Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós

     

    Paralelismo.

    a) tem sua vida dificultada pela pressão seletiva. >>>  c) passam a adequar-se ao ser humano.

    b) se adaptam de modo forçado. >>>  e) sofrem mudanças de forma lenta e gradual.

  • a letra A literalmente está copiando o texto, não entendo porque não foi o gabarito (o resto das alternativas é mais "ímplicita" em comparação a alternativa letra A)


ID
1536283
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

“Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual – muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos”; infere-se desse segmento do texto que:

Alternativas
Comentários
  • ... os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual ...

    Os cientistas descobriram ---> algo novo, que não sabiam/conheciam

    as mudanças nem sempre são lentas ---> as mudanças algumas vezes são rápidas.

    Podemos concluir que antes da descoberta, as mudanças eram consideras lentas.

  • Gabarito B

     

    Paralelismo.

    a) nas duas últimas décadas as mudanças não ocorreram de forma lenta e gradual. >>> c) as mudanças evolutivas jamais ocorrem de forma lenta e gradual.

    d) na modernidade, as mudanças evolutivas só ocorrem em 10 ou 20 anos. >>> e) só nas duas últimas décadas as mudanças ocorrem em 10 ou 20 anos.

     


ID
1536286
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

Uma prova atual de “pressão seletiva” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta no último período do testo: 

    Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, ...

    (errei, pois não prestei atenção no enunciado:  uma prova atual  ! )


ID
1536289
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

Os cientistas cujas declarações estão presentes no texto têm a utilidade de:

Alternativas
Comentários
  • As declarações dos cientistas são sempre usadas para o chamado 'argumento de autoridade', ou seja uma palavra de origem técnica e com o objetivo de dar maior credibilidade ao texto.

    Gabarito: D.

  • Gabarito D

     

    Paralelismo.

    a) demonstrar as dúvidas dos cientistas sobre o caráter da evolução. >>> b) indicar as preocupações da ciência moderna em países mais desenvolvidos.

     c) mostrar exemplos de pesquisas úteis que devem ser feitas. >>> e) destacar o que é mais importante na evolução das espécies. 

  • Texto da FGV citou alguém? Geralmente é para dar autoridade ao argumento do texto.


ID
1536292
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

A alternativa que mostra a substituição de um termo por um outro que altera o sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • c)“...essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta...” = raramente. ERRADO

    nem sempre = algumas vezes

  • O Bom da Fgv é que ela toca o fod*-se com a regência . "Gera ao ? "

    Marquei C, mas porque já é de costume.


ID
1536295
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

A frase final do texto – é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza:

Alternativas
Comentários
  •  e) antevê prováveis mudanças em aspectos da natureza.

    Resposta no último período do texto:

    ... é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza

  • Gabarito E

     

    Paralelismo

    a) anuncia uma mudança inevitável no mundo futuro. >>>  b) alerta para os perigos de mudanças repentinas.

    c) aconselha os cientistas a investigarem com cautela. >>> d) ameaça os seres humanos com perigos desconhecidos.

     

     

    a) anuncia uma mudança inevitável no mundo futuro. >>> c) aconselha os cientistas a investigarem com cautela.

    b) alerta para os perigos de mudanças repentinas. >>> d) ameaça os seres humanos com perigos desconhecidos.


ID
1536298
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

“A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado...”; entre esses dois períodos do texto, em lugar do ponto, poderia ser adequadamente empregado o conectivo:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta.  a)pois - com semântica explicativa ou conclusiva ?

    Entendi sentido concessivo:  A evolução não aconteceu só no passado  X  a evolução acontece também agora, no presente.ideia de oposição, sem impedir que o segundo fato aconteça ---> MAS
    Alguém pode ajudar ???
  • Gabarito A

     

    “A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos POIS ela está agora aí ao seu lado...”

    Pois - conjunção Explicativa (antEs do verbo)

    Pois - conjunção cOnclusiva (depOis do verbo)

     

    Enquanto - conjunção temporal

    Se - conjunção condicional

    Além disso - conjunção aditiva

    Mas - conjunção adversativa

     


ID
1536301
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

Sobre o adjetivo “remodelada”, presente no título dado ao texto, pode-se dizer que se refere:

Alternativas
Comentários

  • b) à possibilidade de domesticar-se a natureza. -  CORRETA

    Resposta também no último período do texto: ... é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.
  • Gabarito B

     

    Mais uma questão que dava para fazer com paralelismo.

     

    a) à capacidade humana de criar novas espécies. >>> e) ao projeto divino de mudar constantemente o mundo em que vivemos.

    c) ao objetivo humano de modificar a natureza. >>> d) à intenção do homem em criar um mundo novo, mais pacífico.

     

  • GABARITO B

    Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

  • O texto menciona algumas vezes a expressão -''SEM QUERER"

    > Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer [...]

    > [...] é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

    Logo podemos descartar a letra C,D,E

    A letra A não tem como ser, pois nenhum momento infere-se do texto que o ser humano cria novas espécies, muito pelo contrário, ele apenas a modifica

    LETRA B

    APMBB

  • Acrescentando:

    A resposta também pode ser encontrada no texto:

    (....) é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.


ID
1536304
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                        A natureza remodelada

            A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

                                                                                                                                                (Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

A frase abaixo que se encontra na voz passiva é:

Alternativas
Comentários
  • e) “... para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer.”

    Não entendi a resposta:

    ser forçado a --> VTI + prep "a" ---> logo não cabe voz passiva

    adaptar ---> Vb Pronominal / VI = pôr (se) em harmonia, acomodar (se), de acordo com www.michaelis.uol.com.br  ---> logo não cabe voz passiva

    Alguém ajuda ???

  • e) “... para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer.”
    Voz passiva analítica: Auxiliar (Ser) + VTD  no participio (Forçar) = seja forçada - tá ok!!

    A preposição a contida na oração, apareceu por causa da regência de adaptar (VTDI), e não por conta do verbo forçar.

  • Em relação a letra C. Muita gente se confundiu na parte "Estão descobrindo".

    Para ser voz passiva analítica, deve-se aplicar uma regrinha: verbo SER/ESTAR + PARTICÍPIO.

    No caso da questão, o "descobrindo" é gerúndio.

  • E “... para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer.”

    #pertenceremos

    Não desista, persista!

    Ruma À PMCE☠️

  • Fui por eliminação, mas o verbo da letra E é transitivo indireto? Alguém pode explicar?


ID
1536307
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

                        Destruição e construção

            A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
                                                                                                                                                                                  (Roberto Civita)

Sobre o primeiro período do texto – A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras – pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra b está correta.

    a) o sujeito da oração é Imprensa, logo, o verbo dever terá que ficar no simples para concordar com ele e seguir a norma padrão.

    c) O vocábulo imprensa engloba os meios de comunicação e não apenas os jornais.

    d) Investigar e denunciar não apresentam sentido oposto.

    e) Errar e mentir são problemas morais distintos, ainda que, mentir seja um erro  nem todo erro é uma mentira.



ID
1536310
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

                        Destruição e construção

            A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
                                                                                                                                                                                  (Roberto Civita)

Os três períodos a seguir foram reescritos de modo a eliminar deles a negação, mas tentando-se preservar o sentido original do texto. Com relação às formas adequadas de reprodução, analise as afirmativas a seguir.

I. “A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras”. / A imprensa deve conservar sempre o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras”.
II. “Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos”. / Mas não deve deixar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos.
III. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora.” / Deve apenas parecer com o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Porém discordo do gabarito, pois o item III deveria ser reescrita assim: Deve apenas parecer com o anjo exterminador, vingadora, justiceira e destruidora.

  • Marquei a B e errei.Acho que na terceira,a frase mudou o sentido.Galera,solicitem o comentário do professor!

  • Como é que o comando da questão fala em eliminar a negação e no Item II eles mantêm a negação e o gabarito dá esse item como correto? Não entendi, alguem poderia explicar?

  • Na boa?

    Pra mim só a I está certa

  • Questão completamente louca!!! Não faz o menor sentido. O enunciado pede uma coisa e, para começo de conversa, nas alternativas nem existe uma que encaixe com o pedido do comando. Levando em consideração o comando da questão, na minha opinião, somente a I está correta. Na alternativa II há a manutenção do sentido na substituição mas não há eliminação da negação. Na III é eliminada a negação mas muda completamente o sentido. Alguém aí conseguiu entender o que a FGV quer dizer afinal com esse gabarito. Para mim essa questão deveria ter sido anulada.

  • Os três períodos a seguir foram reescritos de modo a eliminar deles a negação, mas tentando-se preservar o sentido original do texto. Com relação às formas adequadas de reprodução, analise as afirmativas a seguir.

    III. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora.” / Deve apenas parecer com o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. 

    O primeira período tem um sentido: não deve ser vista como aqueles adjetivos em negrito, já o segundo perído diz que deve parecer com aqueles adjetivos. Isso é preservar o sentido? Fumaram um caminhão de maconha...

  • Questão louca...

     

  • O pior é perder tempo na prova resolvendo uma questão dessa.. Absurdo esse gabarito.

  • Essa questão não foi anulada?

    Medo da FGV...

  • a banca fumou uma legal.

  • Gente mas não tem que pedir explicação porque não tem kkkkkkkkk apenas aceite que essa será uma das que você vai errar e ficar indignado

  • Forçou geral, vacilou

  • Absurdo esse gabarito! O examinador da FGV deve ter fumado orégano estragado, só pode.

    Apenas a I está correta;

    A II manteve a negação, e o enunciado pediu para eliminar;

    Já na III houve claramente alteração no sentido da frase: "Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora.” / Deve apenas parecer com o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora."

    Como NÃO há gabarito, a questão deveria ter sido ANULADA. Incrível a arrogância dessa banca. E nós viramos reféns desses absurdos.

    Mas sigamos em frente, que a vitória é certa!

  • 81% de taxa de erro. FGV sendo FGV.


ID
1536313
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

                        Destruição e construção

            A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
                                                                                                                                                                                  (Roberto Civita)

O texto II é formado por cinco períodos. O período que apresenta o maior número de vocábulos da classe dos adjetivos, na ordem de aparecimento no texto, é:

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia explicar pq a 3 e não o periodo 1 a resposta?por  acaso no periodo 3 o termo "anjo"é um adjetivo?asssim ficaria 5 adj.contra 4 do periodo 1.

  • O termo "anjo"vem precedido de artigo, portanto exerce papel de substantivo. 

  • Olá José, creio que é o período III, porque "irregularidades, corrupções, erros e mentiras." fazendo uma analise morfológica são substantivos. Acho que uma ideia que pode ajuda quanto a isso é sempre imagina se a palavra poderia ser um predicado para ti, ou qualquer outra pessoa, usando os verbos de ligação. Exemplo:

    Eu sou/estou irregularidade (não há sentido, porque é um substantivo, se fosse adjetivo seria: eu sou/estou irregular)

    Enquanto na III perceba que todos são adjetivos naturais. Exemplo:

    Ana é vingadora.


  • Gabarito C

     

    I. A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades(substantivo), corrupções (substantivo), erros (substantivo) e mentiras (substantivo).

     

    II. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes (adjetivo), positivos (adjetivo) e construtivos (adjetivo).

     

    III. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador (adjetivo), vingadora (adjetivo), justiceira (adjetivo), destruidora (adjetivo).

     

    IV. Deve ser uma força que ajuda a compreender (verbo), construir (verbo) e defender (verbo) a comunidade, o Estado e o país.

     

    V. Ou seja, é fundamental que a preocupação (substantivo) ética, o triunfo (substantivo) do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade (substantivo) junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança. 

     

    http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario


ID
1536316
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

                        Destruição e construção

            A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
                                                                                                                                                                                  (Roberto Civita)

O título do texto mostra duas palavras de sentido oposto; dois vocábulos ou expressões do texto que representam, respectivamente, esses dois vocábulos são:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Destruição= anjo exterminador

    Construição= fatos estimulantes

  • Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos (Construção)

    Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora (destruição)


ID
1536319
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

                        Destruição e construção

            A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
                                                                                                                                                                                  (Roberto Civita)

Sendo um jornalista bastante conhecido, o autor do texto, adota em sua construção um tom que deve ser caracterizado como:

Alternativas
Comentários
  • Não tem o que dizer, o texto usa verbos no imperativo afirmativo/negativo, que podem indicar: ordem, um conselho, uma dica, uma súplica, uma sugestão ou faz um pedido. Não deve; Mas não pode; Não deve ser; Deve ser uma...; Se isso não é uma dica/súplica/sugestão não sei o que é.

  • Professoral só na cabeça da FGv ¬¬

  • Professoral » Diz-se de quem fala como se estivesse a ensinar.

    Gabarito: B

  • professoral?    só se for na china.

  • ???????

  • Em nenhum momento o texto traz conselhos à imprensa.

    Ele repetidamente dá ordens, o que fica claro pelo uso do verbo “dever”.

    Isso se assemelha mais a um tom de mestre, professor, guru.

    Por isso o tom é professoral e não de conselheiro.

  • gab. B)

     Tom Professoral: Diz-se de quem fala como se estivesse a ensinar.

  • Professoral nos cabelos do meu saco.


ID
1536322
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre um conjunto de vinte estetoscópios sabe-se que:

I. pelo menos dois deles estão contaminados;
II. dados três quaisquer desses estetoscópios, pelo menos um deles não está contaminado.

Sobre esse conjunto de vinte estetoscópios tem-se que:

Alternativas
Comentários
  • Do I - Se pelos menos dois estão contaminados, isso quer dizer que pode ser dois OU mais de dois!

    DO II - Se eu pego três quaisquer DESSES (dos 20 estetoscópios), pelo menos um não estar contaminado, isso quer dizer que tem no máximo dois contaminados.

    Concluí-se que exatamente 18 não estão contamindos! Letra C.

  • II. dados três quaisquer desses estetoscópios, pelo menos um deles não está contaminado.

     

    Significa que só há 2 contaminados. Porque se tivessem 3 (ou mais), a pessoa poderia ter o ''azar'' de pegar justamente três contaminados... o que desmentiria a frase acima. 

     

    Há 2 contaminados e 18 não contaminados (letra c)

     

  • Não entendi. A questão fala pelo menos 2. Logo pode ser 2 ou mais, por exemplo 3, 4... Então como afirmar "exatamente" 18 ? Se pode variar, ser 17, 16...

  • O comentário do Robert procede. Se pelo menos 2 estão contaminados, significa que mais podem estar, mesmo que não se pegue nenhum em uma amostra aleatória de 3 unidades. Pode-se por exemplo ter 15 unidades contaminadas, e ainda assim coletar três amostras distintas de três unidades sem que nenhuma esteja contaminada.

  • I. pelo menos dois deles estão contaminados;   

    (DO TOTAL DE 20 NO MÍNIMO 2 ESTÃO CONTAMINADOS)

    PODE SER 2 , 3, 4 ...20, SÓ NÃO INFERIOR A 2

    II. dados três quaisquer desses estetoscópios, pelo menos um deles não está contaminado.

    ( SE PEGAR QUALQUER CONJUNTO DE 3 ESTECOSCÓPIOS NO MÍNIMO 1 NÃO VAI ESTAR CONTAMINADO)

    SE CONSIDERAR 2 CONTAMINADOS, SATISFAZ AS DUAS PREMISSAS, LOGO PODEMOS CONSIDERAR 2 CONTAMINADOS E 18 NÃO CONTAMINADOS.

  • Não deveria ser PELO MENOS 18 não estão contaminados? é EXATAMENTE 18 mesmo?

  • não acreditei no potencial da questão está tão fácil e inventei moda, resultado, errei kkkkk

  • fiquei até tonta!


ID
1536325
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Das mulheres na faixa etária dos quarenta anos que participam de um programa de acompanhamento rotineiro, 2,0% têm câncer de mama. Das mamografias destas mulheres que têm câncer de mama, 84,0% têm resultado positivo. Das mamografias das mulheres deste programa que não têm câncer de mama, 8,0% têm resultado positivo.

Entre as mulheres deste programa que têm mamografias com resultado positivo, a porcentagem daquelas que realmente têm câncer de mama é:

Alternativas
Comentários
  • Bom, vamos aos números:

    Mulheres com Câncer de Mama: 2%, destas, 84% positivo e 16% negativo.Mulheres sem Câncer de Mama: 98%, destas, 8% positivo e 92% negativo.Precisamos de números e escolha um número inteiro referente a 2% que dá 100, ou seja, que numero preciso para que 2% dê 100? 5.000Usando 5.000 para o tamanho da nossa amostra fica assim, em números:Mulheres com Câncer de Mama: 100, destas, 84 positivo e 16 negativo.
    Mulheres sem Câncer de Mama: 4900, destas, 392 positivo e 4508 negativo.
    O que pede? Resultado positivo daquelas que realmente tem câncer de mama. Total dos positivos: 476. Agora o resultado positivo das que tem câncer de mama: 84.Ficando: 84/476 = 0,1764 ou 17,64% Letra B.
  • 0,02 . 0,84 = 0,0168 (porcentagem de mulheres com câncer com resultado positivo)

    0,98 . 0,08 = 0,0784 (porcentagem de mulheres sem câncer com resultado positivo)

    0,0168 + 0,0784 = 0,0952 (percentual de mulheres com resultado positivo)

    0,0168 / 0,0952 = ~0,1764 = ~17,6% das mulheres com resultado positivo têm câncer


ID
1536328
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um teste de gravidez, chama-se “hipótese nula” a hipótese de que não haja gravidez. A hipótese nula é aceita quando não há diferença relevante entre o parâmetro a ser medido pelo teste e o valor de referência deste parâmetro considerado como “normal”. Aceitar a “hipótese nula” significa aceitar que não há gravidez e, neste caso, diz-se que o resultado do teste é negativo. Rejeitar a hipótese nula significa aceitar que há gravidez e, neste caso, diz-se que o resultado do teste é positivo.
Um resultado “falso positivo” significa que o teste deu positivo e, na realidade, não há gravidez. Um resultado “falso negativo” significa que o teste deu negativo e, na realidade, há gravidez.
Diz-se ainda que foi cometido um “erro do tipo I” quando rejeita-se uma “hipótese nula” verdadeira e que foi cometido um “erro do tipo II” quando aceita-se uma “hipótese nula” falsa.

Com relação ao que foi exposto analise as afirmativas a seguir:

I. “falso negativo” significa rejeitar uma “hipótese nula” falsa.
II. “erro do tipo II” significa o mesmo que “falso negativo”.
III. “falso positivo” significa rejeitar uma “hipótese nula” verdadeira.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    I - ERRADA porque "falso negativo" significa aceitar uma "hipótese nula" falsa;

    II - CORRETA porque o "erro do tipo II" significa o mesmo que “falso negativo", ou seja, aceitar que a "hipótese nula" é falsa e há gravidez; e

    III - CORRETA  porque “falso positivo” significa rejeitar uma “hipótese nula” verdadeira.

    ;)

  • *Aceitar a hipótese nula (HN): não gravidez (-)

    *Rejeitar hipótese nula (HN): gravidez (+)

    ______________________________________________

    *Falso positivo: rejeitou HN falsa

    Conclusão: {deveria aceitar HN verdadeira}

    *Falso negativo: aceitou HN falsa

    Conclusão: {deveria rejeitar HN verdadeira}

    _____________________________________________________________

    *Erro tipo I: rejeitou HN, sendo HN verdadeira, ou seja, deveria aceitar HN

    Conclusão: {Não há gravidez (-): falso positivo}

    *Erro tipo II: aceitou HN, sendo HN falsa, ou seja, deveria rejeitar o HN.

    Conclusão: {Há gravidez (+): falso negativo}

    ___________________________________________________

    I. “falso negativo” significa rejeitar uma “hipótese nula” falsa.

    Resposta: "Falso negativo" significa (+), ou seja, o "Falso negativo" aceitou HN falsa, quando deveria rejeitar HN verdadeira.

    II. “erro do tipo II” significa o mesmo que “falso negativo”.

    Resposta: Conclusão do erro tipo II: {Há gravidez (+): falso negativo}

    III. “falso positivo” significa rejeitar uma “hipótese nula” verdadeira.

    Resposta: Erro tipo I: rejeitar HN, sendo HN verdadeira, ou seja, deveria aceitar HN

    Gabarito: D

    Questão complexa, demanda tempo!

  • Erro 1 = Rej H0 | H0 é vdd = G|~G = Falso positivo

    Erro 2 = Aceita H0| H1 é vdd = ~G|G = Falso negativo


ID
1536331
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sentença: “Se tenho saúde então sou feliz".

Uma sentença logicamente equivalente à sentença dada é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E
    Obs: Há duas formas de equivalência para o "SE ENTÃO":

    1) nega tudo e investe as posições: "Se não sou feliz então não tenho saúde" 2) troca pela "OU" e nega na frente e repete a ultima parte: " Não tenho saúde ou sou feliz"
  • Não tenho saúde ou sou feliz: é uma resposta. Porem existe uma segunda: Tenho saude e nao sou feliz. Ou seja 2 respostas para questao.

  • Gab: E

     

    p --->q é equivalente à ~p v q

  • Regra NEYMAR (Imagine que o "Y" a parte de cima é o OU)

     

    ----> Nega a primeira OU mantem a segunda.

     

    Gab. E

  • vídeo com a resolução no link:

    https://youtu.be/OTrqQbo8xCs

     

  • Se tenho saúde então sou feliz.

    p → q (condicional)

     

    Duas equivalentes lógicas: 

    1) Contrapositiva: ~q → ~p

    Se não sou feliz então tenho saúde.

    2) Bastardinha: ~p V q

    Não tenho saúde ou sou feliz. GABARITO letra E

  • Quem não quiser decorar mais uma formula, faz entendendo a questão em 2 passos:

    1º - nega a proposição "Se tenho saúde então sou feliz"

    resultado = tenho saúde e não sou feliz ( matem a primeira "E" nega a segunda )

    2º - Depois, como a questão quer a equivalência, ou seja, o contrário da negação.

    Só negar a negação do passo 1:

    tenho saúde e não sou feliz => não tenho saúde ou sou feliz

    Resumindo: só negar; e depois negar a negação.

  • A equivalência do" Se então ", pode ocorrer exatamente de duas maneiras.

    Primeira forma:

    Nega tudo e inverte!

    Segunda Forma:

    Nega a 1 primeira PROPOSIÇÃO / troca pelo Ou.

    "como nas alternativas não existiu a possibilidade de ser primeira forma , logo o que nos restou foi fazer a equivalência pela Segunda forma"

    Estuda Guerreiro ♥️

    Fé no pai que sua aprovação sai !

  • Letra E

    Equivalência de uma condicional.

    Nega a primeira

    Substituição do conectivo ENTÃO por OU.

    E mantém a segunda.

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário no canal “Matemática Pra Passar” no YouTube: 11:03s

    https://youtu.be/uMV7_RywdYk

  • P: Se tenho saúde então sou feliz

    Equivalência: NE OU MA (NEga 1ª v MAntém 2ª)

    Não tenho saúde ou sou feliz

  • Equivalência do “Se… então” » Troca por “OU” e NEY-MAR (Nega a primeira e mantém a segunda).

  • Resolvido:

    https://youtu.be/sHpD3hymjdI


ID
1536334
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A produção de biofármacos na Fiocruz tem apresentado um grande potencial de crescimento, com 6,6 milhões de unidades iniciais em 2007, chegando a 7,4 milhões em 2008.”

Com base na informação acima e considerando que a Fiocruz mantenha para os períodos anuais seguintes o mesmo crescimento percentual obtido no período 2007-2008, a produção de biofármacos na Fiocruz em 2010 será de, em milhões de unidades:

Alternativas
Comentários
  • Produção 2007-2008.

    6,6---100%7,4---X   X=112,1212  Crescimento de 12,12% ao ano      Produção 2008-2009   7,4 * 112,12/100 = 8,2968       Produção 2009-2010     8,2968 * 112,12/100 = 9,30
  • Gab: A

    7,4/6,6=1,12

    Fator de acréscimo=12% a. a.

    2009= 7,4*1,12=8,288

    2010=8,288*1,12=9,282 aprox. 9,3


ID
1536337
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um posto de vacinação, três profissionais de saúde aplicam 180 vacinas em três horas. Admitindo-se que neste posto de vacinação todos os profissionais de saúde são igualmente eficientes e que todas as vacinas demandam o mesmo tempo de aplicação, o tempo necessário para que cinco profissionais de saúde deste posto de vacinação apliquem 300 vacinas é de:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    3 profissionais ------ 3horas ------ 180 vacinas

    5 profissionais -------x horas ------300 vacinas

    3 x 300 x 3/ 5 x 180=

    2.700/900= 3 horas

    Fé àqueles que lutam e não desistem!! =)


ID
1536340
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sem X não se tem Y. Se Y então W.

Assim, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ~X => ~Y

    Não X é condição suficiente para não Y.
    Não Y é condição necessária para Não X.


    Y => W

    Y é condição suficiente para W.
    W é condição necessária para Y.


    A alternativa que atende corretamente um desses conceitos é a letra E.


  • ~X => ~Y <==> Y ==> X

  • Gab.: E

     

    Quando falar: Sem X não se tem Y. Imagine: Y -> X. Logo:

    Y -> X : Y é suficiente para X

    Y -> W : Y é suficiente para W

  • alguem pode explicar melhor?

     

  • SE suficiente ENTÃO necessária.

    Então: Se Y então W.

    Y suficiente para W

    W necessário para Y

    #AVANTEPCRN

  • SE é = condição suficiente

    Então é = condição necessário.

    Logo a única alternativa em que um complementa o outro é a letra E


ID
1536343
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um armário A há doze jalecos brancos e em um armário B há doze jalecos azuis. São retirados aleatoriamente seis jalecos do armário A e colocados no armário B. A seguir, são retirados aleatoriamente quatro jalecos do armário B e colocados no armário A.

Ao final, tem-se que:

Alternativas
Comentários
  • Dados do problema:

    Armário A: 12 jalecos brancos.

    Armário B: 12 jalecos azuis.

    Procedimento 1:

    Retira-se 6 jalecos brancos do armário A e são colocados no armário B.

    Logo, o armário B terá 18 jalecos, sendo 6 brancos e 12 azuis

    Procedimento 2:

    Retira-se ao acaso 4 jalecos do armário B e são colocados no A.

    Analisando as alternativas:

    A) há, no máximo, seis jalecos brancos no armário A. - Pode ser que tenham sido repassados 4 jalecos brancos de B para A. Incorreta.

    B) há, no máximo, seis jalecos azuis no armário B. - O armário B tinha 12 jalecos azuis. Mesmo que fossem retirados 4 jalecos azuis, o armário B ainda ficaria com 8 jalecos azuis. Incorreta.

    C) há, no mínimo, dez jalecos brancos no armário A. - Também não pode se afirmar que haveria 10 jalecos brancos em A, uma vez que nos 4 jalecos retirados do armário B, um deles poderia ser azul, o que invalidaria a alternativa. Incorreta.

    D) há, no mínimo, dez jalecos azuis no armário B. Poderiam ser retirados 4 jalecos azuis de B para colocar em A. O número mínimo seria de 8 jalecos azuis, e não de 10, como afirma a alternativa. Incorreta.

    E) há, no máximo, seis jalecos brancos no armário B. Imaginemos que, dos 4 jalecos retirados do armário B, todos fossem azuis. Os seis jalecos brancos permaneceriam no armário B, o que torna a alternativa válida. CORRETA.

  • GABARITO: E

  • Tem que ir fazendo por suposições e ver qual alternativa mais se encaixa.

    O armário A tem 12 jalecos brancos / armário B tem 12 jalecos azuis

    12-6= sobra 6 jalecos brancos / armário B ganha 6 jalecos brancos e continua com os 12 azuis

    A gora vms pelas suposições:

    foram tirados 4 jalecos aleatoriamente do armário B

    esses 4 jalecos tirados de B podem ser:

    4 brancos

    4azuis

    2brancos e 2 azuis

    3 brancos e 1 azul

    1 azul e 3 brancos

    a alternativa A não pode ser porque o armário A já tem 6 jalecos mas ela pode ganhar de B tanto jalecos azuis como brancos então 6 não seria o máximo e sim o mínimo de jalecos brancos que armário A pode ter

    Analisando as alternativas a única que se encaixa é letra E (gabarito) pq o armário B já tem 6 jalecos brancos, e nas suposições poderia ser tirado de B 4 jalecos azuis, então nesse caso ficaria no máximo (porque o armário B não iria ganhar mais nenhum branco) 6 jalecos brancos.

    Não poderia ser a D porque nesse caso o mínimo de azuis que restariam seria 11 ( pq foram tirados 3 brancos e 1 azul dos 12 que tinham) então o mínimo de jalecos azuis que poderiam ficar no armário B seriam 11 jalecos azuis.


ID
1536346
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um laboratório de pesquisa há 36 camundongos sendo que o mais leve pesa 30g e o mais pesado 46g. Considerando que cada camundongo deste laboratório pesa uma quantidade inteira de gramas, pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito é a letra e não D, vejam:

     

    Vamos analisar o gabarito da banca:

     

    D = pelo menos três camundongos têm o mesmo peso 

    O menor tem 30g, o maior tem 46g e os outros 34 podem ter qualquer distribuição entre os extremos, não necessariamente que pelo menos três tenham o mesmo peso, portanto, não posso concluir isso.

     

    C = a soma dos pesos de todos os camundongos é maior do que 1100g

    O menor tem 30g, o maior tem 46 e, na pior das hipóteses, se os restantes tiverem 31g cada, então:  30 + 46 + 34x31 = 1130g 

    Gabarito C

     

     

  • Eu também acho que o gabarito é a letra C.

  • Levando em conta que só temos um rato com 30g e um com 46g, ainda temos 34 ratos e 14 medidas de peso(31g-45g).

    Se tivéssemos apenas dois ratos pesando a mesma quantia, ficariam faltando 6 ratos(14.2 = 28, 34-28=6). Logo, teríamos pelo menos 3 ratos com o mesmo peso.

    Porém, seguindo o mesmo raciocínio a C também estaria correta, como os colegas disseram.

    A banca deve ter considerado que possa ter mais de um rato pesando 30g(35.30+46=1096), assim invalidando a D, mas mantendo a C correta. <--- Ao meu ver o enunciado não permite deduzir isso.

    Acredito que tanto a C quanto a D estejam corretas!

    Bons estudos!!

  • Teoria casa dos pombos.

  • Resposta Letra D, explicação de como fiz e qual o motivo de não ser a Letra C:

    São 36 camundongos no total, o mais leve pesa 30, o mais pesado 46.

    Eu separei e calculei 30 + 46 = 76

    E deduzi que o restante dos camundongos pesam exatamente os 30 gramas, o enunciado não diz que possui apenas 1 de 30 gramas, somando 30 x 34 = 1020

    1020 + 76 = 1096, isso invalida a Letra C e como foram 34 com o mesmo peso de 30 gramas, a Resposta é Letra D, Pelo menos 3 tem o mesmo peso, o pelo menos 3 não é que existem exatamente 3 com o mesmo peso, espero ter ajudado.


ID
1536349
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Lucas tem 12 pipetas a mais do que Mariana. Para que ambos fiquem com a mesma quantidade de pipetas, Lucas deve dar para Mariana o seguinte número de pipetas:

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito C

    Digamos que Mariana tem 10, logo Lucas tera 12 a mais ( 10+12=22).

     

    Épara igualar as quantidades de pipeta Lucas teria que dar 6 das 22 que ele tem. E aí ambos teriam 16 pipetas.

    Se tiver dificuldade é do substituir pelos valores q aparecem na questao:

    Considerando M (Mariana) e L ( Lucas)

    a)  Se L der 12 (22-12=10), M seria igual a 20 (10+10=20) e L ficaria com 10.

    b) se L der 8 (22-8= 14) e M ficaria com 24 (10+14=24)

    C) GABARITO se L der 6 ( 22-6= 16), M igualaria ( 10+6=16)

    D) se L der 4 (22-4= 18), M ficaria com 14 (10+4= 14)

    E) se L der 2 ( 22-2= 20), M ficaria com 12 (10+2=12)

     

    Bons estudos


ID
1536352
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre uma mesa há três urnas colocadas lado a lado e cada uma contém uma bola. As cores das três bolas são azul, verde e marrom, não necessariamente nesta ordem.

Sabe-se que:

I. se a bola marrom está na urna do meio então a bola azul está na urna da esquerda;
II. se a bola marrom está na urna da esquerda então a bola azul não está na urna do meio;
III. se a bola marrom está na urna da direita então a bola verde está na urna do meio;
IV. a bola azul não está na urna da esquerda.

Da esquerda para a direita, a ordem das bolas é:

Alternativas
Comentários
  • MALUCOUUUUUUUUUUUUUUU que questão é essa!

    Levei uns minutos para resolvê-la. O candidato tem quer ter muito cuidado com o maquiavelismo da banca. Você poderia pensar que é uma questão de Lógica da Argumentação. Que nada. Na verdade, o examinador quer que você pense isso. 


    A

  • É bem simples, na verdade. sabemos que na condicional o unico modo da proposição ser falsa é V -> F, basta ir testando a primeira proposição de modo que ela dê V até achar alguma q bata com o resto. Nesse caso, assumir que a bola marrom está na urna do meio é V, necessariamente a bola azul teria que estar na urna da esquerda, pois se não a proposição seria V - F, que dá F. Como vemos pela ultima proposição, isso não é possivel, logo faça o teste dando como falsa a primeira proposição, que F -> F dá V de qualquer forma, e vai seguindo.

  • É só ir montando as possibilidades :

    A - azul

    M - Marrom;

    V - Vermelho

    Cada traço uma urna.

    I - A M V

    II - M V A

    III - A V M

    IV - Com a 4 dica vc sabe que não pode ter bola azul na esquerda, sobrando só a opção do II.

    M V A - Marrom, vermelho e azul.

    Gabarito A.

  • Pela afirmação da banca só dá para eliminar as alternativas C e E, mas considerando tratar-se de condicionais, se testarmos a alternativa A já encontraremos a resposta, posto que é ideal para manter as três proposições verdadeiras.

    MM -> AE (V)

    ME -> ~AM (V)

    MD - > VM (V)

  • Passei quase 15min para resolver essa questão. Gostei, pois exige o verdadeiro RLM do candidato.

    Aqui explico uma parte da questão, sendo que organizei direitinho. Porém não vai sair do jeito que é pra ser por que a formatação muda quando adiciono o comentário.

    1° Iniciei com a regra de argumentação, não vai dar para concluir, mas vai adiantar.

    (FALSO) Negou o "SIM", Marque o "X"

    I. se a bola marrom está na urna do meio então a bola azul está na urna da esquerda; (VERDADE)

    II. se a bola marrom está na urna da esquerda então a bola azul não está na urna do meio; (VERDADE)

    III. se a bola marrom está na urna da direita então a bola verde está na urna do meio; (VERDADE)

    IV. a bola azul não está na urna da esquerda. (VERDADE) ( Afirmou o "NÃO", marque "X" na tabela.)

    2° Faça a tabelinha para marcar o que já tem de certo

    ESQ MEIO DIR

    AZUL | X | | |

    MARROM| | X | |

    VERDE | | | |

    (Só no início já eliminava a letra "E" e a letra "C")

    OBS: Se eu fosse explicar toda a questão, ficaria o comentário extenso e poucos entendia. Mas a dica que dou é que use o valor lógico do conectivo do "SE....ENTÃO" no item "II' e 'III" e observe bem para não deixar duas cores no mesmo lugar.

    O RESULTADO VAI SER ASSIM:

    ESQ MEIO DIR

    AZUL | X | X | O |

    MARROM| O | X | X |

    VERDE | X | O | X |

    #PMCE2021


ID
1536355
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação lógica da sentença “Se não há higiene então não há saúde” é:

Alternativas
Comentários
  • Para negar uma condicional, uma solução possível é a tal 'Regra do MANÉ', isto é, mantém a primeira parte, troca o conectivo para uma conjunção (E), e nega a segunda parte.

    Usando a sentença do exercício, temos que 'Não há higiene E há saúde.'

    Gabarito: B.

  • 1.  Negação do “Se..., Então’’

    ·  Macete: Coloca o “e”, continua e nega;

    ·  ‘’Se’’ e “Então” pode ser usado facultativamente.

  • Negação da condicional : Mantém o primeiro troca o sinal por "e" e nega o segundo. A frase tem a pegadinha do não já na premissa, para negá-la fica positivo.  "Se não há higiene então não há saúde" em código : p->q // Para negar ~ (p->q) fica assim: p e ~q , logo Não há higiente e há saúde.

  • Na Negação do Condicional, usa-se o bizu do MARIDO PEGADOR: Mantém a 1ª Nega a 2ª

    Não há higiene ( mantém a 1ª) E há saúde ( nega a 2ª)..

    GABA B

  • malandro é malandro ... MANÉ E MANÉ

    Mantém a primeira e Nega a segunda...

  • MACETE: A negação do SE não pode ter outro SE, quando for NEGAÇÃO do SE, ENTÃO, basta repetir a primeira e negar a segunda

    A e ~B

  • Inicialmente , cuidado pra não confundir se a banca pede equivalência ou negação.

    Inicialmente temos uma negação !

    Logo: negação do Se então: repete a primeira e nega a segunda / troca por "E".

    Estuda guerreiro ❤️

    Fé no pai que a sua aprovação Sai !

  • Gabarito: B

  • Gabarito B. Não há higiene e há saúde. Mantém a primeira e nega a segunda.

  • Resolvido:

    https://youtu.be/kBpa8foUPvw


ID
1536358
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere como verdadeiras as seguintes afirmativas:

I. todo A também é B.
II. pelo menos um A também é C.
III. algum C não é B.

Pode-se deduzir que:

Alternativas
Comentários
  • Desenhando os diagramas teremos o conjunto A totalmente dentro de B e parte do conjunto C em A (e consequentemente em B). Logo, algum B é também C. Gabarito: B

  • Gabarito: B

    Só fazer um diagrama com as premissas dadas.


ID
1536361
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência infinita de letras: FIOCRUZURCOIFIOCRUZURCOIFIOCRUZURCOIFIO... A 2010ª letra desta sequência é:

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que a sequência FIOCRUZURCOI tem 12 letras.

    Temos que dividir 2010 por 12, que resulta em 167 e resto 6.

    Logo, temos 167 sequências completas e seis letras da 168ª sequência.

    Logo, a 2010ª letra da sequência será a primeira letra U.

    Gabarito: D.

  • Questão classica de carimbo.

     

    o carimbo é "FIOCRUZURCOI" e tem 12 letras

     

    2010 / 12 = 167 carimbadas completas, ai fica faltando carimbar 6 letras (U é a sexta letra)


ID
1536364
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sheila mora próximo do local de seu trabalho e, assim, vai caminhando de casa até a empresa na qual trabalha, percorrendo sempre o mesmo caminho na ida e sempre o caminho inverso na volta. Se as letras N, S, L e O representam os sentidos Norte, Sul, Leste e Oeste, respectivamente, e se o caminho de ida é representado pela sequência LSLNL, então o caminho de volta é representado por:

Alternativas
Comentários
  • Fala galera,

     

    Questao muito interessante, fiz da seguinte forma:

     

    Casa---------- LSLNL----------> Trabalho >>>> Leia sentido de ida ao trabalho.

     

    Agora invertendo os sentidos (os sentidos sao: Norte para Sul e Leste para Oeste ) ficaria da seguinte forma:

     

    Casa---------- ONOSO----------> Trabalho >>>>> Leia sentido do trabalho para casa (ou seja, da ultima letra para a primeira) e tera a resposta.

     

    Abs e bons estudos.

  • É só colocar os opostos das direções

    N (norte) - S (sul) oposto

    L (leste) - O (oeste) oposto

    Na volta, as direções e a sequencia são opostas

    O oposto de L --> S --> L --> N --> L é "voltando" L --> N --> L --> S --> L.

    mas precisa opor as letras também, então ficaria O --> S --> O --> N --> O

  • Não é só ir de trás para frente, é necessário que também faça o oposto das coordenadas

    Ex: O oposto de norte é sul,

    O oposto de leste é oeste.

    Dessa forma, é caminhar de trás para frente e inverter as coordenadas.

  • O gabarito representa meu estado de espirito OSONO (Ô SONO)

    http://sketchtoy.com/70028471

  • PEGADINHA kkkkk

  • DESENHA!


ID
1746505
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere aos cuidados que se deve ter em serviços de demolição de edificações antigas, antes da implantação do canteiro da nova obra, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • NR 18

    18.5.5. Antes de se iniciar a demolição de um pavimento, devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo de demolição.


ID
1746508
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Selecione a afirmativa que indica o elemento construtivo cuja locação deve preceder as demais.

Alternativas

ID
1746511
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O raio de giração de uma seção em coroa circular de raio R e espessura igual a 10% de R vale:

Alternativas

ID
1746514
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Strain-Gages são dispositivos usados para medir:

Alternativas
Comentários
  • Há vários métodos para a medição de deformação, o mais comum utiliza o strain gage, um dispositivo cuja resistência elétrica varia proporcionalmente com a medida da deformação no dispositivo. O gage mais usado é o strain gage metálico colado.

  • https://ensus.com.br/extensometria-strain-gauge-o-que-e-quando-utilizar/


ID
1746517
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O coeficiente de Poisson de um material, para o qual entre o módulo de elasticidade longitudinal E e o transversal G existe a relação E = 2,5G, vale:

Alternativas
Comentários
  • E=2G(1+v)

    2,5 G=2G+2v

    v=0,25

  • O enunciado dá a relação E = 2,5G; Isolando as variáveis de um lado: E/G =2,5

    Sabendo que a equação é G = E/2(1+v); Isolamos novamente as variáveis: E/G = 2(1+v)

    Agora é só igualar: 2,5 = 2(1 + v);

    v = 0,25

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"


ID
1746520
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma estrutura submetida a um estado plano de deformações, não estão presentes:

Alternativas
Comentários
  • Atenção ao estado plano de DEFORMAÇÕES, não de tensões
  • Na minha opinião, questão muito mal formulada.

    GABARITO B

  • Não entendi nada desta questão!!!

    Alguém saberia me explicar?


ID
1746523
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a afirmativa que corresponde ao ensaio feito na obra para determinar a consistência de um concreto.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio de abrasão Los Angeles, que permite averiguar o desgaste de agregados, é convencionalmente expresso em porcentagem.

     

    No ensaio de resistência à tração por compressão diametral, utilizado para determinar a resistência à tração ou a resistência à tração por compressão diametral, coloca-se um corpo de prova cilíndrico, de 15 cm × 30 cm, com o eixo horizontal entre os pratos da prensa e, em seguida, aplica-se uma força a esse corpo até que ocorra sua ruptura por meio de tração indireta.

     

    O ensaio de frasco de areia pode ser utilizado para a determinação da massa específica do solo no campo em obras de pavimentação.

     

    O ensaio de Marshall  fixa o modo pelo qual se determina a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas usinadas a quente, utilizando o aparelho “Marshal

     

  • a) Consitência do concreto

    b) Desgaste dos agregados

    c) Mencionado pelo nosso colega.

    d)Determinação de massa específica

    e) Teor de ligante


ID
1746526
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a alternativa que indique o aparelho de medição de velocidade de um fluido:

Alternativas
Comentários
  • Tubo de Pitot — ou tubo pitot — é um instrumento de medição de velocidade muito utilizado para                                                            medir a velocidade defluidos segundo modelos físicos simulados em laboratórios de hidráulica e aerodinâmica. Também usa-se em hidrologia, sendo capaz de medir indiretamente vazões em rios, canais, redes de abastecimento de água, adutoras e oleodutos.

     

  • manômetro - PRESSÃO DE FLUIDOS


    piezômetro - PRESSÃO ESTÁTICA E COMPRESSIBILIDADE DOS LÍQUIDOS.


    tacógrafo - DISTÂNCIA PERCORRIDA E VELOCIDADE QUE DESENVOLVEL - ( VEICULOS )


    tubo de Pitot - VELOCIDADE DE FLUIDOS.


    tubo Venturi - VARIAÇÃO DE PRESSÃO EM TUBOS.


ID
1746529
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Um circuito elétrico possui dois resistores em paralelo com resistências R e 3R, respectivamente. A resistência equivalente será igual a:

Alternativas
Comentários
  • Neste caso é possível responder sem a utilização de calculos, pois a soma de resistores em paralelo terá como resultado um valor menor que a menor resistência que no caso é 1R.

    O único valor menor que 1R é a alternativa a) 0,75R

  • A resistência em paralelo é dada por:

    (3*3R)/(3+3R) = 3R^2/4R ; cancela 1R no numerador e no denominador

    Temos: 3R/4 = 0,75R

    Alternativa A


ID
1746532
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A altura máxima que uma construção pode atingir em uma região é denominada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO MÁXIMO - Em Urbanismo significa a altura máxima que a edificação pode atingir em determinados logradouros.


ID
1746535
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Uma barra de módulo de elasticidade longitudinal E, está submetida a um esforço normal constante P ao longo de todo o seu comprimento L, sem no entanto atingir a tensão de escoamento ou deformações excessivas.

A energia de deformação elástica acumulada nesta barra é dada pela expressão: 

Alternativas

ID
1746538
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação à associação de duas bombas em série, em uma instalação hidráulica, analise as afirmativas a seguir.

I. A carga manométrica final será a soma das cargas manométricas das duas bombas.

II. A vazão final será a soma das vazões das duas bombas.

III. A potência total será a soma das potências das duas bombas.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • BOMBAS EM SÉRIE ==> AUMENTO DA CARGA MANOMÉTRICA

    BOMBAS EM PARALELO ==>AUMENTO DA VAZÃO

    NAS DUAS SITUAÇÕES HÁ UM AUMENTO DA POTÊNCIA POIS : Pot= (9,8*Q*H man)/n.O AUMENTO TANTO DA VAZÃO Q QUANTO DA ALTURA MANOMÉTRICA, IMPLICA EM ALMENTO DA POTÊNCIA.


ID
1746541
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Considere duas tubulações circulares com áreas A1 e A2 tal que A1 = 2A2 e nas quais a velocidade da água é V1 e V2, respectivamente. Se a vazão nas tubulações é a mesma, então é correto afirmar que V1 / V2 vale:

Alternativas
Comentários
  • Que gabarito estranho. Meu resultado deu 0,50.

  • minhas contas deram 0,50 tbm! bem estranho esse gabarito.

  • Ele formulou a questão equivocadamente. Dizer que A1= 2*A2 (Área) é diferente de dizer que (o raio ou diâmetro )A1=2*A2, no último caso a resposta da questão estaria correta, no primeiro caso não. Pois para que a questão fosse 0,25 o RAIO OU DIÂMETRO A1 DEVERIA SE IGUAL A (2R)^2.

    Questão passível de anulação.

  • também achei 0,50.


ID
1746544
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Uma barra circular de material homogêneo e isotrópico, sob a ação de uma carga axial P, tem seu comprimento aumentado em 0,12% e seu diâmetro reduzido em 0,024%. O coeficiente de Poisson desta barra vale

Alternativas
Comentários
  • v = d vertical / d longitudinal

    v = 0.024 / 0.12 = 0.2

  • Coeficiente de Poisson  0 < ν < 0,5

     

    ν = εL/εa

     

    ν = coeficiente de Poisson

    εL=  deformação lateral

    εa= deformação axial


ID
1746547
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a afirmativa que corresponde à causa mais provável do surgimento de fissuras inclinadas nas alvenarias:

Alternativas
Comentários
  •  Recalques diferenciados entre pilares: surgem fissuras inclinadas na direção do pilar que sofreu o maior recalque. (Thomaz. E , 1989).

    Em edifícios com estrutura reticulada os recalques diferenciados da fundação induzem a fissuração por tração diagonal das paredes de vedação, as fissuras inclinam-se na direção do pilar que sofreu maior recalque. 


ID
1746550
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O custo de equipamentos corresponde a 20% do valor total da obra, o que corresponde à metade do custo com material. Um aumento de 25% no custo do material corresponde a um aumento, no custo total da obra, de:

Alternativas
Comentários
  • Materiais correspondem a 40% da obra. Ao aumentarmos 25% de 40%, temos um total de 50%. Ou seja, o impacto na obra como um todo foi de 10%.

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • Nesse tipo de questão gosto de atribuir valores msm sendo fácil

    Total 100 reais

    Equipamentos é 20% de 100 reais = 20 reais

    Equipamentos é metade do material E/2 = Material

    Material 20 x 2 = 40 reais

    Aumento de 25% de 40 reais => 40x1,25 = 50 reais

    aumentou 10 reais nos 10 reais

    Vfinal =  110 reais

    % = (110-100)/100 = 10%

     

  • custo com eq = 20%

    custo com mat. = 40%

    Valor hipotético da obra = 10 reais

    mat. = 4 reais x 1,25 = 5 reais.

    Novo valor da obra = 11 reais

    11/10 = 1,1 ou 10% de aumento!


ID
1746553
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a afirmativa que indica o comando do AutoCAD que permite modificar a região visível do desenho, apenas deslocando a janela corrente, mantendo sua proporção e escala.

Alternativas
Comentários
  • PAN – Desloca a visão do desenho na janela corrente da tela.

    REDRAW – Renova a exibição da janela corrente.

    REGEN – Regenera o desenho e renova a janela corrente.


ID
1746556
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A especificação do valo da resistência característica do concreto a ser empregado em uma estrutura é responsabilidade do:

Alternativas
Comentários
  • NBR 12655/96

     

    5.1 Profissional responsável pelo projeto estrutural

    Cavem a este profissional as seguintes responsabilidades:

    a) registro da resistência caracteristica do concreto, fck, em todos os desenhos e memóriais que descrevem o projeto tecnicamente.


ID
1746559
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao se especificar o aço a ser empregado numa estrutura metálica como MR-250, está se considerando que o mesmo terá:

Alternativas
Comentários
  • NBR 7007

  • FUI PELA LÓGICA DE QUE O QUE SE CONDIDERA PRIMEIRO EM UMA ESTRUTURA PARA QUE ELA NÃO FALHE É A TENSÃO DE ESCOAMENTO, PORQUE SABER O VALOR EM QUE ELA FRATURA NÃO IMPORTA SE ELA JÁ ESTIVER SENDO DEFORMADA.

    E FUI NO VALOR DE MPa PORQUE KN É APENAS UNIDADE DE CARGA E MPa E UNIDADE DE CARGA POR ÁREA

    ENTÃO MR 250 - É TENSÃO DE ESCOAMENTO IGUAL A 250 MPa

  • Denominação |fy MPa

    MR 250 |250|

    AR 350 |350|

    AR 350 |350 COR|

    AR 415 |415|

    Tabela A.1 — Aços especificados por Normas Brasileiras para uso estrutural

    NBR 8800


ID
1746562
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A energia por unidade de volume acumulada por um tirante de aço ao atingir a tensão de escoamento, considerando-se que o aço empregado é o MR-250 vale, em kJ:

Alternativas
Comentários
  • Acho que tem algo errado. Por esse gabarito foi considerado E=249GPa para o aço MR-250.

    Se alguém puder ajudar, agradeço.

  • Como se faz essa questão??

  • Até o escoamento, o comportamento do aço MR250 é elástico linear. 

    Então, a energia será a área do triângulo correspondente a fy e εy 

     U = fy*εy/2 

    (Para achar o εy é necessário saber o Módulo de elasticidade. εy = fy/E)

  • ALguem sabe detalhar os caculos?

  • Provavelmente o gabarito está errado. A energia por unidade de volume é a integral da área embaixo da curva tensão vs. deformação. O resultado é 0,5*Tensão²/E

    .

    Pelos meus cálculos, o gabarito é B.

  • Concordo com o Leonardo Sueiro,  a energia por unidade de volume é a integral da área embaixo da curva tensão vs. deformação. O resultado é 0,5*Tensão²/E

    Tensão = 250 Mpa

    E =200GPa

    O resultado é 156,25 KJ

    LETRA B


ID
1746565
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Uma tolerância de 5% nas medidas lineares de um cômodo retangular de área prevista A assegura que o valor real S da área estará incluído no seguinte intervalo:

Alternativas
Comentários
  • Area = comprimento * largura

    tolerância de 5% nas medidas lineares de um cômodo retangular

    [0,05*comprimento]*[0,05*comprimento]= 0.0025*A


ID
1746568
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a afirmativa que indique o elemento estrutural em concreto armado que deve ser dimensionado para resistir ao efeito da punção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Porém, essa questão está mal elaborada, pois o elemento estrutural em concreto armado que deve ser dimensionado para resistir ao efeito da punção é a laje LISA (que não utiliza capitel) e não a laje cogumelo (utiliza capitel).

     

    Ora, segundo a NBR 6118 - Projeto de Estrutura de Concreto Procedimento

    14.7 Estruturas com elementos de placa

    14.7.8 Lajes lisas e lajes-cogumelo

    Lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis, enquanto lajes lisas são apoiadas nos pilares sem capitéis.

     

    Diante disso, da definição da norma sabe-se que não existe Laje Cogumelo sem Capitel. Assim a alternativa "C" estaria também incorreta.

  • Com o conceito a questão é resolvida, porém cabia recurso de fato.

    Se for com Capital = Laje Cogumelo.

    Sem capitel = Laje Lisa.

    Conforme NBR 6118/2004/2014

    Lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares com capiteis, enquanto lajes lisas são as apoiadas nos pilares sem capitéis.


ID
1746571
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a afirmativa que o material estrutural cujas propriedades mecânicas apresentam menor variação estatística:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica ?

  • concreto dosado em betoneira-> bem variável por baixo controle por conta de ser executado in loco.

    concreto usinado-> apesar de executado na concreitera, o concreto apresenta um controle tecnológico menor que na fabricação dos perfis de aço, o que resulta numa variação maior.

    madeira tratada-> as propriedade naturais do material por si só já geram uma variação.

    perfis de aço laminados-> apesar da tensões internas devido aos resfriamento da peça, sua interferência é menor que as referentes as tensões de dobra dos perfis de aço formados a frio.

    LETRA D


ID
1746574
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a afirmativa que indica os materiais que suportam altas temperaturas.

Alternativas
Comentários
  • Material refratário é um material capaz de manter sua resistência a altas temperaturas. São utilizados em revestimentos de fornos, incineradores e reatores.

    Um exemplo de material refratário:

     Alumina (Óxido de alumínio), que é usada em revestimentos de fornos de altas temperaturas (cerca de 2000°C) mantendo praticamente todas as suas características isolantes.

    Cimentos ou concretos refratários. Utilizados como revestimento de grandes caldeiras de usinas de açúcar e álcool, panelas de aço, servem para proteger o aço derretido de um lado e a própria caldeira de aço sólido do outro.

    Tijolos refratários.


ID
1746577
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a afirmativa que indica a área de vivência em um canteiro de obras.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-18, no quarto requisito (18.4), as áreas de vivência estão distribuídas em instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha (quando houver o preparo de refeições), lavanderia, área de lazer e ambulatório (quando se tratar de frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores).


ID
1746580
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Denomina-se Blaster o profissional especializado na operação de:

Alternativas
Comentários
  • Blaster é o: “elemento encarregado de organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas”.


ID
1746583
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O equipamento que deve ser especificado para ser usado no acabamento de um terreno, particularmente na inclinação de taludes, é:

Alternativas

ID
1746586
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A projeção em planta de um edifício possui área igual a 2.200 m2 . A quantidade mínima de furos para sondagem de simples reconhecimento do solo, para a obra de construção deste edifício, é de:

Alternativas
Comentários
  • O Gabarito da Questão está errado, segundo a norma seriam 9 furos. Segue abaixo o que a norma diz:

    4.1.1.2 As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200 m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m2 de área. Entre 1200 m2 e 2400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem de 1200 m2. Acima de 2400 m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção. 

  • GABARITO: B

    @Glênio Amaral 18 de Fevereiro de 2016, às 19h06

     

    Segundo o próprio texto que você mesmo colou, são 8 furos - o que coaduna com o gabarito.

  • Acho que são nove furos, ainda vai ficam "faltando 200m², e ai vc esquece deles, acho q n, tem q ter mais um furo. Pra mim sao 9 furos. Pra banca são 8.

     

     

    Em busca da 5ª BOLA de ouro

  • 2200m2 - 1200m2= 1000m2 => 1000m2/400m2= 2,5 furos

    1200m2/200m2 = 6 furos 

    6 + 2,5 = 8,5 furos => Não se executa 0,5 furo, logo a resposta correta deveria ser a letra C, já que 08 furos não atendem ao critério estabelecido pela norma.

  • Pessoal, o gabarito está certo. São 8 furos. 

     

    "Entre 1200 m² e 2400 m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m² que excederem de 1200 m²". Ou seja, para cada 400m² INTEIROS, e não fração!

     

  • Esta norma dá margem a dupla interpretação. As próprias bancas entram em confronto, se essa questão fosse da FCC, a resposta seria letra C.

  • FCC considera para estes casos, 9 furos.

  • Acabei de fazer um exercício que não considerava os 400m² inteiros.

    Agora venho toda expertona fazer esse exercício e a banca considera os 400m² inteiros.

    Errei as duas!

    Complicado....

  • Pessoal, a relação dos furos está ENTRE uma área e outra (esqueçam inteiro ou fração). Analisem dessa forma:

    De acordo com a NBR 8036:1983, “Entre 1200 m2 e 2400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem de 1200 m2”. Sendo assim, teremos:

    1200 - 1600 = 7 furos

    1600 - 2000 = 8 furos

    2000 - 2400 = 9 furos

    Não vamos justificar os erros das bancas!!!

  • Eu ainda não tinha feito essa relação onde a "casa decimal" dava maior ou igual a 5, como neste caso que deu 2,5 furos, arredondando para 3 + 6 = 9


    Errei e errei bonito essa questão!!!

  • Q630726


    FCC corretamente considera a favor da segurança.

  • Para ser a favor da segurança, deveria-se realizar 9 furos, já que 8,5 não é possível!


ID
1746589
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

As peças de madeira que ligam externamente os painéis das formas de madeira dos pilares, colunas e vigas, para que resistam aos esforços que nelas atuam durante o lançamento do concreto, são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • Cantoneiras – pequenas peças triangulares, fixadas nos ângulos internos ao longo da viga, com a finalidade de evitar cantos vivos e possíveis vazamentos da argamassa do concreto.

     

    Chapuzes – pequenas peças feitas de sarrafo, empregadas como reforço para impedir o deslocamento de outras peças.

     

    Cunhas – peças prismáticas, geralmente usadas aos pares; têm a finalidade de forçar o contato entre o pontalete e o pé direito com o fundo da fôrma da viga e laje; ajuda também na retirada dos escoramentos.

     

    Gravatas ou gastalhos – peças que reforçam e fazem o fechamento das fôrmas de pilares e vigas.

     

    Travessões – peças de suporte empregadas nos escoramentos dos painéis de laje.


ID
1746592
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma obra de concreto armado especificou-se um aço a ser empregado como armadura como sendo CA-50.

Este aço possui uma tensão de escoamento, em MPA, igual a: 

Alternativas
Comentários
  • categoria dos aços: 50kgf/mm² ou 500 MPa para o CA-50.

  • CA 50 - 500 MPa

    Só lembrar que a resistência do concreto é cerca de 10% a do aço.