SóProvas


ID
1536574
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As pessoas tendem a desenvolver certas forças motrizes da motivação como resultado do ambiente cultural no qual vivem, e essas forças afetam a forma como elas vêem seus empregos e compreendem suas vidas. A seguir são apresentadas as três forças motrizes enfocadas por David McClelland, numeradas de 1 a 3 e as características de pessoas relacionadas a cada força motriz. Relacione as forças motrizes com as características pessoais e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Motivação para a realização.
2. Motivação para a afiliação.
3. Motivação para o poder.

( ) Assumem a responsabilidade por suas ações e resultados.
( ) Tendem a selecionar colegas e a se cercarem de pessoas amigáveis.
( ) Querem criar um impacto sobre suas organizações.
( ) Podem tornar-se excelentes gerentes.
( ) Controlam seu destino.
( ) Trabalham melhor quando são elogiadas por suas atitudes favoráveis e por sua cooperação.

Alternativas
Comentários
  • ATeoria das Necessidades de McClelland é uma das muitas teorias que procuram explicar asmotivaçõesatravés da satisfação das suas necessidades.

    Nesta sua teoria, McClelland coloca em destaque aquilo a que chamou as necessidades adquiridas, isto é, as necessidades que as pessoas desenvolvem com a sua experiência ao longo da sua vida, à medida que interagem com os outros e com o seu ambiente.

    1 - A necessidade de realização, que traduz o desejo da pessoa em atingir objectivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficientemente;2- A necessidade de afiliação, que representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade.3- A necessidade de poder, isto é, o desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros.

    Gabarito A

  • Segundo o livro do Rodrigo Rennó:

     

    Ø Necessidade de afiliação – relativas ao desejo de ter bons relacionamentos e amizades.
    Ø Necessidade de poder – ligadas ao controle e à influência de outras pessoas e em relação aos destinos da organização.
    Ø Necessidade de realização – ligada aos desejos de sucesso, de fazer bem algum trabalho, de se diferenciar dos outros.

     

    (1) Assumem a responsabilidade por suas ações e resultados. 
    (2) Tendem a selecionar colegas e a se cercarem de pessoas amigáveis.
    (3) Querem criar um impacto sobre suas organizações. 
    (3) Podem tornar-se excelentes gerentes. 
    (1) Controlam seu destino. 
    (2) Trabalham melhor quando são elogiadas por suas atitudes favoráveis e por sua cooperação.

  • a necessidade de realização é o desejo da pessoa de atingir objetivos que lhe desafiem, em buscar fazer sempre melhor e mais eficientemente, em perseguir a excelência e o sucesso e em obter reconhecimento por suas conquistas. A partir de estudos empíricos, o autor constata que indivíduos com alta necessidade de realização escolhem situações que percebem como de riscos moderados, onde acreditam que suas habilidades serão suficientes ou que as chances são boas o bastante para que tenham sucesso na realização da tarefa. Esses indivíduos tendem a evitar situações de baixo risco, pois consideram que um sucesso na sua realização não seria autêntico, e situações de alto risco, onde sua percepção os leva a crer que têm menores chances de sucesso.

     

    necessidade de associação

    como o desejo que o indivíduo tem de estabelecer, manter ou restabelecer relações afetivas positivas com outros indivíduos. Esta necessidade está intimamente ligada ao desejo de se sentir querido ou aceito. Dessa forma, indivíduos com alta necessidade de associação preferem trabalhos em que haja interações com outras pessoas e valorizam o trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros da equipe. De acordo com o autor, pessoas com alta necessidade de associação estão constantemente em busca por aprovação e por serem considerados propensos ao sucesso por seus colegas

     

    A necessidade de poder é o desejo que o indivíduo tem de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos. De acordo com McClelland (1961), pessoas que possuem uma alta necessidade de poder tentam se destacar ou causar impacto de alguma forma diante de outros, em detrimento de trabalhar com algo em que possam ter bom desempenho. Por essa razão, tendem a assumir mais riscos, desde que sejam visíveis aos que desejam impressionar. São pessoas que buscam ou disputam posições de liderança, nas quais suas ideias prevaleçam, mesmo que através de ordens e exigências, e com isso consigam status e prestígio. Por fim, pessoas com uma alta necessidade de poder preferem situações competitivas a situações de cooperação

     

    (MCCLELLAND, 1961; MCCLELLAND & WATSON, 1973).

  • Essas questões de enumerações da AOCP são um saco...

  • Gabarito A.

    1, 2, 3, 3, 1, 2.

  • Essa banca não cobra o café com leite do assunto [Motivação] que são:as teorias de Maslow e Herzberg!

  • O povo que fez essa prova sofreu hein, várias questões extensas...