-
Chiavenato descreve três variáveis independentes (variáveis no nível do sistema organizacional, variáveis no nível do grupo e variáveis no nível do individuo) como principais determinantes das variáveis dependentes (produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho ecidadania organizacional). Ele afirma que a cidadania organizacional é um comportamento que não faz parte das exigências de uma empresa, mas que ajuda no funcionamento eficaz da organização.
-
Responsabilidades discricionárias: são as ações tomadas pelas organizações e representam os papéis voluntários que as empresas assumem onde a sociedade não provê uma expectativa clara e precisa como nos outros componentes. essas expectativas são dirigidas pelas normas sociais e ficam por conta do julgamento individual dos gestores e da corporação. são guiadas pelo desejo das corporações em se engajar em papéis sociais não legalmente obrigatórios e que não são expectativas no senso ético, mas estão se tornando cada vez mais estratégicas.
-
Alternativa D.
Segundo Chiavenato, CIDADANA ORGANIZACIONAL pode ser tida como a realização de ações discricionárias acima e além das obrigações e que promovem o sucesso da organização.
-
CIDADANIA ORGANIZACIONAL = PORTAR-SE DIANTE DA SOCIEDADE ALÉM DO PRODUTO OU SERVIÇO VENDIDO... (É O CHAMADO ENGAJAMENTO SOCIAL DA EMPRESA)
-
Aos marinheiros de primeira viagem... O Instituto AOCP segue rigorosamente o livro de Robbins 2009.... O Edital é inclusive copia e cola das 480 páginas no livro...