SóProvas


ID
1536805
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca dos crimes e das contravenções penais previstos na legislação penal especial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ALTERNATIVA E ESTÁ CORRETA POIS SEGUNDO O STF É POSSÍVEL LIBERDADE PROVISÓRIA.


  • Acredito que as letras B e E estejam corretas.

  • Gabarito: Letra "B". Contudo, acredito que a letra "E" também esteja correta.


    a) Não há previsão de crimes culposos na lei que dispõe sobre os crimes contra o meio ambiente. ERRADA. Exemplos: art. 38, parágrafo único; art. 38-A, parágrafo único; Art. 40, parágrafo único; art. 40-A, § 3º; art. 41, parágrafo único, todos da lei nº 9.605/98.


    Art. 54, Lei 9.605/98. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    § 1º Se o crime é culposo: (admite modalidade culposa)

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.


    b) A prescrição dos crimes falimentares rege-se pelas disposições do CP, começando o prazo prescricional a correr do dia da decretação da falência, da concessão da recuperação judicial ou da homologação do plano de recuperação extrajudicial. CERTA! Art. 182 da Lei nº 11.101/05.


    Art. 182. A prescrição dos crimes previstos nesta Lei reger-se-á pelas disposições do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, começando a correr do dia da decretação da falência, da concessão da recuperação judicial ou da homologação do plano de recuperação extrajudicial.


    c) A tentativa de contravenção penal é causa de diminuição da pena de um a dois terçosERRADA. Decreto-lei nº 3.688 (Lei de Contravenções Penais), Art. 4º Não é punível a tentativa de contravenção.


    d) A obtenção, para uso próprio, de documento particular ideologicamente falso, para fins eleitorais, é punível segundo as disposições do CP, não havendo previsão específica de crime no Código Eleitoral. ERRADA. Art. 349 da Lei nº 4.737/65.


    Art. 349. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, para fins eleitorais:

    Pena - reclusão até cinco anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa.


    e) O crime de comércio ilegal de arma de fogo, previsto no Estatuto do Desarmamento, é suscetível de liberdade provisória. CERTA.

    Todos os crimes admitem liberdade provisória, desde que ausentes os requisitos da prisão preventiva (inclusive os hediondos).

  • D) art. 354, CE; E) ADIn 3112-1, STF.

  • Interessante como uma banca que se propoe a fazer uma prova tão dificil consiga cometer um erro tão imbecil.

  • Todos os crimes relacionados ao Estatudo do Desarmentos são AFIANÇÁVEIS.

  • Letra E está corretíssima desde que não preencham os requisitos da prisão preventiva

  • ao meu ver, em que pese todos os comentários sobre a letra E estar correta, se faltou mencionar o desde que não preenchidos os requisitos da preventiva, a resposta está incompleta, e consequentemente errada, haja vista, que a mesma prova, em outras matérias, trouxe respostas parcialmente corretas tidas como erradas

  • A prova estava indo tão bem, até essa questão e a última sobre "Falsidade ideológica".

    Tudo tão bem elaborado, aí a gente se depara com essas CESPIces...

  • D)  Lei 4.737/1965 - Art. 354. Obter, para uso próprio ou de outrem, documento público ou particular, material ou ideologicamente falso para fins eleitorais  Pena - a cominada à falsificação ou à alteração

  • FUNILIXO