SóProvas


ID
1537462
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma atividade administrativa é determinar os recursos necessários para atingir os objetivos, combinar esses recursos em grupos práticos, designar responsabilidade a empregados responsáveis e lhes delegar autoridade necessária para realizar tarefas. Essa função é:

Alternativas
Comentários
  • Assim, organizar consiste em: determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização); agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); e designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas). 

    Para executar os planos, é necessário organizar os recursos. 

    Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos. 

    O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. 


  • A função da organização é responsável por distribuir tarefas e recursos, autoridade, responsabilidade, comunicação, integração e a coordenação.  Nível global: desenho organizacional;

    Nível departamental: desenho departammental; Nível operacional: desenhos de cargos ou tarefas. Bons estudos!
  • Planejamento – processo de definir previamente os objetivos, as atividades e os recursos; corresponde às decisões a serem tomadas sobre “quais são os objetivos a serem perseguidos”, “em que prazo”, “quais são os resultados esperados”, “que recursos serão necessários”, “qual será o caminho a ser trilhado”, etc..
    Organização
    – processo de dividir o trabalho a ser realizado, bem como as responsabilidades e o poder de decisão e comando; trata-se da distribuição dos recursos de acordo com um determinado critério; o processo de organização dá origem a uma determinada estrutura organizacional, que nas empresas geralmente é representada graficamente através de um organograma.
    Direção
    – processo de garantir a execução das atividades que foram planejadas; como fazer com que as atividades sejam de fato executadas dentro das metas; como gerenciar as relações humanas e o clima organizacional.
    Controle –
    processo de assegurar o cumprimento dos objetivos, e eventualmente identificar a necessidade de modificá-los. São também decisões sobre como medir o desempenho da organização, das pessoas, dos demais recursos; como perceber a necessidade de mudanças na execução das atividades e como programar tais mudanças. O controle é um processo que acaba gerando subsídios para o Administrador reiniciar novo ciclo de planejamento.
    Prof. Carlos Ramos - LFG

  • A função da organização é aquela que busca organizar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para  que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso. A função da organização está relacionada ao desenho da estrutura organizacional ( estratégica), da estrutura de órgãos , cargos, rotinas e procedimentos de cada departamento (tática) e definição de métodos e processos de trabalho e de operação (operacional). Trata-se de obtenção e aplicação de meios para que se possa por em prática as outras funções administrativas: o planejamento, direção e controle

     

     Segundo Chivenato, a organização abrange 4 componentes: Tarefas, pessoas, órgãos, relações.

     

     FONTE: PROF. CARLOS XAVIER. ESTRATÉGIA CONCURSOS. 

  • "determinar os recursos necessários para atingir os objetivos" não seria Planejamento?  

  • Maximiano nos ensina, ainda, que o estudo da administração é importante para as organizações. Ou seja, para uma organização alcançar sucesso, é necessário que ela realize as melhores ações possíveis, com os recursos que são disponíveis, para alcançar os objetivos definidos.

    O conceito de organização é abrangente, pelo qual se conclui: os núcleos são as ideias de “objetivos”, “recursos”, “processos de transformação” e “divisão do trabalho”.

     

    Objetivos são os resultados que a organização espera alcançar.

     

    Os recursos são pessoas, instalações físicas, computadores, capital, máquinas, enfim, aquilo de que a organização dispõe para alcançar os objetivos. Processos de transformação são sequências de ações ou eventos que levam a um determinado fim, resultado ou objetivo. Em uma organização, temos processos de trabalho, que são “conjuntos de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)”, temos processos de produção, processos de gestão de pessoas (tais como seleção e recrutamento, desenvolvimento, remunerações e recompensas) e por aí vai.

     

    Por fim, divisão do trabalho. Para que uma organização de grande porte alcance seus objetivos, é necessário que sejam realizadas centenas de atividades diferentes, e uma das maneiras de racionalizar esta realização é por meio da especialização ou divisão do trabalho. Diferentes pessoas, áreas ou grupos da organização irão realizar diferentes tipos de tarefas.Assim, a organização pode ser entendida como um sistema de recursos que visa à realização de determinadas finalidades e objetivos.

    http://neonconcursos.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Apostila-Assistente-Administrativo-EBSERH.pdf

     

     

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez."

    Thomas Edison

  • Gab.B

    Organizaçao- divisao de poderes, tarefas e responsabilidades.

  • Por meio da organização a empresa reúne e entrega os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-las, estabelece a divisão do trabalho por meio da diferenciação, proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, define os níveis de autoridade e de responsabilidade, e assim por diante. 

  • A organização é a função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamentos de tarefas em equipes ou
    departamentos e alocação de recursos necessários nas equipes e nos departamentos.
     

    Fonte: Chiavenato (2008)
     

  • LETRA B CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as funções administrativas. Sendo que neste caso, a alternativa a ser marcada deve conter a função com as características descritas no enunciado.

    A - incorreta. Planejar: por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    B - correta. A função Organização se refere, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada. 

    • É a função responsável por determinar os recursos necessários para atingir os objetivos, combinar esses recursos em grupos práticos, designar responsabilidade a empregados responsáveis e lhes delegar autoridade necessária para realizar tarefas.

    C - incorreta. A Direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar 

    D - incorreta. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

    CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. .2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

    CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.