SóProvas


ID
1538785
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    O Poder da Comunicação

Nós seres humanos passamos tanto tempo preocupados em alcançar aquilo que não temos, que esquecemo-nos de olhar e  valorizar o que temos.
Somos seres extremamente privilegiados, pois nascemos com a capacidade de comunicação.
Talvez as adversidades da vida, não nos permitiram até o momento perceber o quanto esta   capacidade é importante para a  nossa sobrevivência nesta terra.
O que seria de nós se porventura, não pudéssemos nos comunicar com outros seres humanos? Como expressaríamos  todos os nossos desejos e necessidades? Como exprimiríamos os nosso  pensamentos e ideias? Com certeza não  sobreviveríamos muitos dias.
O que muitos de nós, seres humanos, ainda não entendemos é que essa capacidade além de nos ajudar a sobreviver nesta  terra, tem bastante influência no alcance de nossos objetivos. Mas preste atenção, não basta apenas se comunicar, é  preciso saber se comunicar.
Do que adianta saber falar, se não usamos as palavras certas, no momento certo? Já ouvi várias pessoas repetindo a tal  famosa frase: “Eu só sou responsável pelo que eu falo, não pelo o que você entende".
Não só discordo desta frase como também acredito que a mesma é sempre utilizada como escape. Afinal de contas, é bem  mais fácil para o emissor, colocar a responsabilidade da mensagem no receptor, não é mesmo?
Se quisermos ser, bem sucedidos em tudo o que fazemos é preciso aprender a responsabilizar-nos pelas mensagens por  nós transmitidas. Quando realmente temos interesse em transmitir a mensagem de maneira correta, não só  responsabilizamo-nos por aquilo que falamos, mas também por aquilo que o outro entende. A mensagem só é enviada  corretamente, quando emissor e receptor encontram-se na mesma sintonia. Quando um fala e o outro entende.
Precisamos ter bastante cuidado com a mensagem que estamos transmitindo para a nossa liderança. Quando falamos a  mesma língua que a nossa família, nossos colegas de trabalho, amigos e liderança teremos como resultado o nosso  crescimento e o alcance de nossos objetivos. Mas é preciso jamais esquecer qual é a nossa posição. Todo bom líder almeja  uma equipe motivada, unida e que fale a mesma língua, porém é importante deixar claro que o intuito é alcançar os objetivos  da empresa e não destituir o líder.
Caso não aprendamos a passar a mensagem correta, nossos projetos correm grande risco de  terminarem como a Torre de  Babel. Inacabados.
...
Texto adaptado
                                                                                                                                                           Mônica Bastos
                                                                                                            Disponível em: http://www.rhportal.com.br/

Analise as frases abaixo.
I- Fazem dias que fiz a entrevista.
II- Espero que você seje aprovado no concurso.
III- Se eles houvessem feito o gabarito correto, teriam sido aprovados.
Assinale a alternativa que contém a concordância verbal correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D - I- Fazem dias que fiz a entrevista. FAZ
    II- Espero que você seje aprovado no concurso. SEJA
    III- Se eles houvessem feito o gabarito correto, teriam sido aprovados. ELES HOUVESSEM

  • Gabarito: d

    A III está certa pois o verbo haver não está no sentido de existir, o que o tornaria impessoal, mas sim no sentido de ter concordando com o sujeito eles, no plural. (houvessem - tivessem)

  • Quando se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, o verbo fazer se apresenta como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular. Verbos impessoais são também verbos defectivos, não apresentando conjugações completas. 

    Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos, …

    Exemplos:

    Faz três meses desde a última vez que te vi. (tempo decorrido)Faz duas horas que estou esperando você! (tempo decorrido)Vai fazer cinco anos que visitei o Canadá. (tempo decorrido)Faz sol todos os dias. (fenômeno atmosférico)Durante as primeiras horas da tarde faz muito calor. (fenômeno atmosférico)
  • Pegadinha boa essa do verbo HAVER (o pessoal olha para o verbo haver e já fala "é sempre impessoal")

    O verbo HAVER no sentido de TER pode ir para o plural normalmente:

    ex.: Eles haviam chegado cedo (tinham)

  • Fiz por exclusão, tirei tudo que considerou SEJE como certo, só sobrou a D AHhahahaha

  • ME CINTO muito ENTELIGEMTI resolvendo KESTÃO DEXTA banca kkkķ

  • GABARITO D

     

    Analisando bem rapidinho:

     

    I- Fazem dias que fiz a entrevista.  

    Verbo FAZER no sentido de tempo transcorrido fica no IMPESSOAL, sem flexionar. "FAZ dias que fiz a entrevista."


    II- Espero que você seje aprovado no concurso. 

     SEJA é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada, NÃO EXISTE. "Espero que você SEJA aprovado no concurso."


    III- Se eles houvessem feito o gabarito correto, teriam sido aprovados. 

      Verbo HAVER só ficará impessoal no sentido de existir e tempo transcorrido. Aqui não tem nenhum desses dois sentidos, está exprimindo a ideia de ter, logo flexionará de acordo com seu sujeito, se estiver no plural vai para o plural, se estiver no singular, permanece no singular. CERTÍSSIMO.

     

     

    bons estudos.