SóProvas


ID
1538893
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Com relação aos direitos da personalidade, expressamente previstos no Código Civil Brasileiro, pode ser afirmado o que segue:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Código Civil


    Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da

    integridade física, ou contrariar os bons costumes.

  • Erro das demais:


    a) O pseudônimo adotado para atividades lícitas não goza da proteção que se dá ao nome. Errada.
    Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.

    b) É inválida, independentemente da finalidade, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Errada. 
    Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.

    c) os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. Errada.
    Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.
    OBS: todos os dispositivos legais são do Código Civil de 2002.

  • Letra A = Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome. ERRADA
    Letra B = Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte ERRADA
    Letra C =  Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, NÃO podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária ERRADA
    Letra D Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. CORRETA

  • Para mim a C também está certa. Se o dispositivo ressalva os casos previstos em lei, significa que podem sofrer limitação voluntária. 

  • Tbm acho até hj que a C está correta. O problema é que a D é literal. 

    Por causa dessa questão, não fiquei com o 1º lugar nesse concurso. O 1º colocado está trabalhando...Dureza!

  • Letra C está correta. Questão passível de anulação.

  • Gab.D

  • OK, MAS O QUE É BONS COSTUMES?

    RETIRAR O ÓRGÃO REPRODUTOR MASCULINO ....

  • A letra D está errada, vez que a exigência médica de disposição do próprio corpo não pode se sobrepor aos bons constumes. Não bastasse, é possível dispor de direitos da personalidade de maneira voluntária, tornando o item C correto, tal como ocorre em contratos para a utilização da imagem de atletas profissionais em promoção de marcas. O que não pode haver é a disposição destes direitos permanentemente, tal como leciona Flávio Tartuce (Manual de Direito Civil - 2018)
  • Interpretando as possibilidades, realmente, a Letra C pode ser considerada como CORRETA, ocorre que existe celeuma à respeito do assunto. Para facilitar "um pouco" nas provas objetivas é necessário socorrer-se daquele "velho" ditame em concurso público: "Procure a mais correta e não a que acredita estar correta", assim é possível optar pela Letra D, pois não há qualquer divergência sobre o assunto (letra de lei).

    "A repetição é a mãe da Aprendizagem" 

  • A questão aborda o tema "direitos da personalidade", devendo ser identificada a alternativa correta:

    a) A alternativa é falsa, já que nos termos do art. 19 do Código Civil, o pseudônimo adotado para atividades lícitas GOZA da proteção dada ao nome.

    b) A assertiva é incorreta, já que a leitura dos arts. 13 e 14 evidenciam que não é possível afirmar que quaisquer atos de disposição do próprio corpo são proibidos, isto é, há exceções.

    "Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
    Parágrafo único. O ato previsto neste artigo será admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.
    Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Parágrafo único. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo".

    c) A afirmativa é falsa, nos termos do art. 11: "Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária".

    d) A assertiva é verdadeira. nos exatos termos do art. 13, já transcrito na alternativa "B" acima.

    Gabarito do professor: alternativa "D".