SóProvas


ID
1540033
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Sobre o contrato com pessoa a declarar, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.


    c) Art 486 Parágrafo único. A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato.

  • Gabarito B;

    Sobre as demais ainda não comentadas... segundo o CC

    A  - ERRADA; Art. 468. Essa indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro não tiver sido estipulado.

    D-ERRADA; Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado.

    Bons estudos! ;)

  • a) Errado, pois há um prazo de cinco dias para indicação da pessoa após a conclusão do contrato.

    b) Correto, transcrição da lei.

    c) Errado, pois a aceitação deve sim revestir-se das mesmas formalidades da celebração do contrato.

    d) Errado, os efeitos são produzidos desde o momento da celebração do contrato.

  • LETRA B CORRETA Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.

  • Art, 471: Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos ebtre os contratantes originários.

    Art. 469: A pessoa nomeada adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado ( e não a partir do momento da aceitação).

    Art. 468: A indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro prazo não ficar estipulado. 

    Parágrafo único: A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato.

  • Analisando as alternativas:

    A) A indicação da pessoa que irá adquirir os direitos e assumir obrigações deve ser comunicada à outra parte no momento da conclusão do contrato. 

    Código Civil:

    Art. 468. Essa indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro não tiver sido estipulado.

    A indicação da pessoa que irá adquirir os direitos e assumir obrigações deve ser comunicada à outra parte em até cinco dias da conclusão do contrato, se outro prazo não tiver sido estipulado. 

    Incorreta letra “A".


    B) Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários. 

    Código Civil:

    Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.

    Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários.

    Correta letra “B". Gabarito da questão.


    C) A aceitação da pessoa nomeada não necessita revestir-se da mesma forma que as partes usaram para o contrato. 
    Código Civil:

    Art. 468. Parágrafo único. A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato.

    A aceitação da pessoa nomeada necessita revestir-se da mesma forma que as partes usaram para o contrato. 
    Incorreta letra “C".


    D) A pessoa nomeada adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato a partir da aceitação. 
    Código Civil:

    Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado.

    A pessoa nomeada adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado.

    Incorreta letra “D".


    Gabarito: ALTERNATIVA B.
  • O gabarito da questão prevê uma das 3 hipóteses as quais o contrato será eficaz apenas entre os contratantes originários:

      

    1) se não houver indicação de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceitá-la;

      

    2) se a pessoa nomeada era insolvente, e a outra pessoa o desconhecia no momento da aceitação;

      

    3) se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação.

      

    (Hipóteses retiradas de: Novo curso de direito civil, volume 4 : contratos, tomo I : teoria geral / Pablo Stolze Gagliano, Rodolfo Pamplona Filho - Contrato com Pessoa a Declarar - ISBN 978-85-02-14903-8. 2012. E-book).

  • GAB : B

    Seção IX
    Do Contrato com Pessoa a Declarar

    Art. 467. No momento da conclusão do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes.

    Art. 468. Essa indicação deve ser comunicada à outra parte no prazo de cinco dias da conclusão do contrato, se outro não tiver sido estipulado. (A)

    Parágrafo único. A aceitação da pessoa nomeada não será eficaz se não se revestir da mesma forma que as partes usaram para o contrato. (C)

    Art. 469. A pessoa, nomeada de conformidade com os artigos antecedentes, adquire os direitos e assume as obrigações decorrentes do contrato, a partir do momento em que este foi celebrado. (D)

    Art. 470. O contrato será eficaz somente entre os contratantes originários:

    I - se não houver indicação de pessoa, ou se o nomeado se recusar a aceitá-la;

    II - se a pessoa nomeada era insolvente, e a outra pessoa o desconhecia no momento da indicação.

    Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários. (B - gabarito)

  • No contrato com pessoa a declarar, tem-se os dois polos contratuais em uma situação provisória, visto que um deles (nomeante) nomeará terceiro (nomeado) para que tome o seu lugar, adquirindo seus respectivos direitos e assumindo todas as obrigações.  

     

    Determina o Código Civil que, na ausência de prazo contratual, a indicação daquele que substituirá o nomeante deverá ser comunicada em 05 (cinco) dias, devendo a aceitação ser expressa e se revestir da mesmíssima forma utilizada pelo contrato originário.

     

    Aceita a nomeação, esta retroage à data da celebração do contrato originário. Não aceita, ou se o indicado for incapaz, ou insolvente no momento da nomeação, o contrato permanecerá entre os contratantes originários.

     

    Resposta: letra "B".

  • GAB B

    Art. 471. Se a pessoa a nomear era incapaz ou insolvente no momento da nomeação, o contrato produzirá seus efeitos entre os contratantes originários. 

  • Em 18/11/19 às 11:01, você respondeu a opção C.Você errou!

    Em 30/05/18 às 08:22, você respondeu a opção D.Você errou!

    Em 16/03/18 às 08:47, você respondeu a opção C.Você errou!

    Em 01/01/18 às 17:07, você respondeu a opção D.Você errou!

    E ai Brazel... alguma dúvida que esse tema precisa ser melhor estudado? ah.. ainda bem que não vejo cair com frequência no CESPE e FCC