SóProvas


ID
1541707
Banca
IBFC
Órgão
ILSL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             CAFEZINHO

    Leio a reclamação de um repórter irritado que precisava falar com um delegado e lhe disseram que o homem havia ido tomar um cafezinho. Ele esperou longamente e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.
    Tinha razão o rapaz de ficar zangado. Mas, com um pouco de imaginação e bom humor, podemos pensar que uma das delícias do gênio carioca é exatamente esta frase:
- Ele foi tomar café.
    A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um “cafezinho". Para quem espera nervosamente, esse “cafezinho" é qualquer coisa infinita e torturante. Depois de esperar duas ou três horas, dá vontade de dizer: - Bem, cavaleiro, eu me retiro. Naturalmente o Sr. Bonifácio morreu afogado no cafezinho.
    Ah, sim, mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago: - Ele saiu para tomar um café e disse que volta já.
    Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar: - Ele está? – alguém dará o nosso recado sem endereço. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado será o mesmo: - Ele disse que ia
tomar um cafezinho...
    Podemos, ainda, deixar o chapéu. Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo. Assim dirão: - Ele foi tomar um café. Com certeza volta logo. O chapéu dele  está aí...
    Ah! fujamos assim, sem drama, sem tristeza, fujamos assim. A vida é complicada demais. Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra. O melhor é não estar.
    Quando vier a grande hora de nosso destino, nós teremos saído há uns cinco minutos para tomar um café. Vamos, vamos tomar um cafezinho.

Assinale a alternativa em que o termo destacado no período abaixo está, corretamente, substituído pelo pronome.
Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago.

Alternativas
Comentários
  • Marquei a letra B, pq considerei como a menos incorreta. A escrita correta seria "Sim, deixemo-lo em todos os lugares".

  • final R, S, Z não seria LO a substituição?

  • ?

     

  • Alex, A, AS, O,OS, LO, LA, NO, NA TUDO FARINHA DO MESMO SACO 

    GAB: B

  • Obrigado, Wilma!

  • Após inúmeras pesquisas, ainda não encontrei nenhuma solução plausível para esta questão, já que verbos terminados em R,S,Z (+ a(s)/o(s) ) recebem L nos pronomes pospostos, vejamos um exemplo:

     

    -> Felicitamo-lá pela promoção. { Felicitamos + a = Felicitamo-lá}

     

    Por outro lado, temos os verbos terminados em M e terminados em ditongo nasal ( ÃO/ÕE), que receberão N

     

    -> Põe + o = Põe-no/ ->Falaram + a = Falaram-na

     

    Ademais, teremos um caso peculiar que acontecerá quando um verbo na primeira pessoa do plural for acompanhado pelo pronome oblíquo NOS, vindo a perder o S do final do verbo, vejam o exemplo:

     

    -> Sempre que possível, entregamo-nos ( entregamos + nos) uns aos outros.

     

     

  • A única explicação que pude encontrar pra o item " d) " não estar correto, foi  poque não ocorre próclise quando uma pausa antecede o verbo.

  • O verbo foi alterado e mesmo assim está correto? Confuso.

  •  

    Sim, deixemo- lhe em todos os lugares.  ERRADO -> Deixar -> VTD --> logo usa a,o,as,os   

     

    Sim, deixemo-no em todos os lugares. ERRADO -> verbos terminados em S -> LA, LO, LAS, LOS

     

    Sim, deixemos ele em todos os lugares. ERRADO -> Pronome Oblíquo Tônico , devia usar os Átonos -> O,A,OS,AS

     

    Sim, o deixemos em todos os lugares. ERRADO -> Não há próclise depois de pontuação.

  • O "em todos os lugares" tem que função sintática?