-
Gab. C
A principal dificuldade na implementação e manutenção de um processo de avaliação de desempenho refere-se aos erros e às distorções
cometidas pelos avaliadores. A maioria dos erros de avaliação de desempenho ocorre devido às falhas do avaliador.
Dentre os principais erros ou distorções da avaliação de desempenho, tem-se o EXCESSO DE RIGOR, que caracteriza-se pelo fato de o avaliador apresentar-se muito rigoroso na avaliação, atribuindo, geralmente, notas muito baixas nos itens avaliados por maximinizar os erros do avaliado.
Andreia Ribas.
-
E A LETRA D está certa??? me parece meio estranha.
-
GABARITO C.
Justificativa de não ser a letra "D": as avaliações por escrito, apesar de algumas vezes possuírem certa subjetividade do avaliador, podem ser efetivas sim e refletir os resultados reais do avaliado, ou seja, nem sempre é uma técnica falha, razão pela qual ainda são utilizadas nas organizações. Já a ênfase excessiva em desempenho fora do padrão prejudica a avaliação de desempenho, não refletindo a real situação dos avaliados em nenhuma hipótese.
-
Está mais relacionado ao aspecto negativo da avaliação do desempenho , que a torna não efetiva. Quando a avaliação do desempenho começa a ser percebida como injusta , ou como uma ferramenta apenas para justificar punissões por desempenhos passados , a ferramenta passa a ser vista negativamente e perde sua efetividade.