SóProvas


ID
1543675
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                                    Também tem de ser verde
                                          (Jennifer ann Thomas)

            A onda sustentável que tomou o planeta nas últimas décadas levantou considerações em torno da fabricação de baterias. A busca pelo aumento da eficiência passou a rivalizar com a batalha por tornar esses dispositivos mais verdes. O caminho seguro é a substituição gradual de fontes sujas de energia, a exemplo do petróleo, pelas renováveis. A energia solar, em especial, foi alavancada ao status de possível solução definitiva para os dois problemas que rondam as baterias: a eficiência e a sustentabilidade. Se toda a radiação que atinge a Terra em um dia, vinda do sol, virasse eletricidade, seria possível sustentara humanidade por 27 anos. Na prática, o que falta hoje para a adoção ampla da alternativa solar é apenas vontade, da indústria e de consumidores, para implantá-la. A startup alemã Changers achou uma boa forma de incentivo.
            A Changers vende os modelos abastecidos por radiação solar. Seus carregadores, finos e maleáveis, podem ser acoplados a mochilas ou levados dentro de uma bolsa. Após quatro horas carregando no sol, uma dessas baterias absorve energia suficiente para produzir 16 watts-hora, o suficiente para recarregara bateria de um smartphone duas vezes no dia.
            Um aplicativo, normalmente entregue junto com as baterias da Changers, motiva clientes a ser sustentáveis - e, no processo, mostra as vantagens de adotar essa postura (mesmo que para isso seja preciso pagar um pouco mais caro pelo produto alimentado pelo sol, em comparação com as baterias carregadas com fontes sujas). [...] A fundadora da Changers, Daniela Schiefer, afirma: “Todos adoram falar da necessidade de cuidar da Terra, mas poucos se mexem para isso. Queremos dar um empurrão, dizer ‘vamos começar de algum lugar’ e mostrar quanto é fácil adotar posturas mais conscientes”.

                                                                                                                                                  (Revista Veja, de 15/04/15 - adaptado)

Considere o fragmento abaixo para responder à questão.

Se toda a radiação que atinge a Terra em um dia, vinda do sol, virasse eletricidade, seria possível sustentar a humanidade por 27 anos. ” (1°§)

A partir da análise dos verbos destacados e do sentido que eles introduzem na frase em questão, assinale a opção em que se faz um comentário correto.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A 

    A) O PRESENTE DO INDICATIVO faz menção a um fato que acontece no momento da fala, tem caráter de certeza, afirmação e dá ideia de frequência repetição . Ela (a radiação) atinge a Terra. 3ª Pessoa do Singular.


    B) O modo subjuntivo dá ideia de hipótese, condição, dúvida, não certeza. A questão quis fazer uma pegadinha pois o verbo  VIRASSE está no pretérito imperfeito do subjuntivo e nesse caso, de acordo com o contexto, pode indicar certeza passada, mas não indicada pelo próprio verbo. Ex.: Não admitia que fizesse greve. Fizesse está no pretérito imperfeito do subjuntivo mas indica certeza por causa do verbo Admitia. Como não se admitia, então a greve não era deita.


    C) O SERIA realmente dá ideia de possibilidade, hipótese, mas não é do modo subjuntivo e sim do FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO , é um fato futuro dentro do passado.


    D)HAVERIA SIM POIS CADA TEMPO INDICA MOMENTO TEMPORAL: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

  • Excelente explicação

  • c)

    O verbo “seria”, flexionando no Modo Subjuntivo, revela uma ideia de possibilidade quanto ao resultado de uma ação.

    o erre ta em falar que esta NO MODO SUBJUNTIVO,  SENDO QUE ELA TA NO PRETERITO DO FUTURO, ( CONDICIONAL)



  • "Flexionando" na alternativa C) conduz a um entendimento errado. Deve se ler FLEXIONADO para que a afirmativa tenha sentido.

  • Excelente questão, várias pegadinhas nas opções.

  • Se toda a radiação que atinge a Terra em um dia, vinda do sol, vira eletricidade, é possível sustentar a humanidade por 27 anos.

    Altera o sentido da frase?

  • Essa questão ilustra a importância de um concursando ter força multidisciplinar - e não ser bom em apenas uma matéria ou outra e tê-las como "seu ponto forte pra passar". Em várias situações, a maturidade adquirida em uma matéria te dá uma visão melhor pra raciocinar outras.

    Nessa questão, o raciocínio lógico me ajudou: "Se isso, então aquilo". Você adota a primeira proposição, dita no presente do indicativo (que indica certeza) como verdade, e analisa a consequência a seguir.

     a) O verbo “atinge”, flexionado no Presente do Indicativo, sugere algo que deve ser entendido como verdade.

    Passar em concurso não é estudar para uma prova; é adquirir uma capacidade de entendimento amplo, maturidade, que vem com o tempo. Continue estudando!

  • Gab letra A

  • Presente do Indicativo:

    eu atinjo

    tu atinges

    ele atinge

    nós atingimos

    vós atingis

    eles atingem

    Presente do Subjuntivo:

    que eu atinja

    que tu atinjas

    que ele atinja

    que nós atinjamos

    que vós atinjais

    que elesatinjam

     

    * Já errei essa bos.t de questão três vezes por causa da minha falta de atenção em conjugar esse verbo :>(

  • Verdades absolutas, ideia atemporal = Presente do Indicativo.

  • Alternativa A (CORRETA) O presente do indicativo pode indicar dentre as várias possibilidades uma verdade absoluta, um informação atemporal, uma ação que ocorre no momento da fala, um ato corriqueiro, habitual.

    .

    Alternativa B (INCORRETA) O modo subjuntivo indica uma icerteza, possibilidade, dúvida.

    .

    Alternativa C (INCORRETA) O verbo "seria" está flexionado no tempo futuro do pretérito do modo indicativo.

         DICA: Observe que o verbo anterior a este é o verbo "virasse" que se encontra no pretérito imperfeito do subjuntivo, logo o verbo após este só poderia estar no futuro do pretérito do modo indicativo.

         MACETE: O futuro do subjuntivo está para o futuro do presente do indicativo, enquanto o pretérito imperfeito do subjuntivo está para o futuro do pretérito do indicativo.

  • Letra A – CERTA – A flexão de Presente do Indicativo é empregada para atestar algo certo, independente de tempo. Trata-se de uma definição. De fato, a radiação atinge a Terra.

    Letra B – ERRADA – O emprego do modo subjuntivo indica não certeza, mas sim dúvida, possibilidade.

    Letra C – ERRADA – A forma “seria” não está flexionada no modo subjuntivo, e sim no futuro do pretérito do indicativo.

    Letra D – ERRADA – Se todos os verbos estivessem flexionados no presente do indicativo – atinge, vira, é -, as ações iriam dizer respeito a fatos certos, definições, mudando o sentido original da frase. Além disso, não há como flexionar todos os verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo – atingisse, virasse e fosse - ou no futuro do pretérito do indicativo – atingiria, viraria e seria -, pois a correlação de tempos verbais seria prejudicada.

    Resposta: A

  • percio negromonte acredito que sim...estaria dando ideia de certeza.