SóProvas


ID
154435
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

História do Rio Grande do Norte

No processo de conquista da Capitania do Rio Grande do Norte, a construção do Forte dos Reis Magos em 1598 como marco definitivo da posse territorial ibérica e fundação de uma pequena povoação em 1599, reforçaram a presença física e cultural do homem branco na região. No entanto, não foi fácil o relacionamento entre os portugueses e os índios potiguaras, pois os laços de alianças que existiam entre estes e os franceses eram muito fortes, devido ao sistema de escambo.

(Adaptado de http://www.cerescaico.ufrn.br/rnnaweb/historia/ colonia/conquista.htm acesso em 27/04/2010)


De acordo com o texto, a dificuldade no relacionamento entre portugueses e indígenas devia-se ao fato de o sistema

Alternativas
Comentários
  • Portugal e Espanha assinaram o Tratado de tordesilhas para realizar a divisão dos territórios, tendo Portugal ficado, entre outros, com toda a consta brasileira (que inclui o RN). Irresignado, o rei da França autorizou a atuação dos consários e fibusteiros, que saqueavam os navios espanhóis e portugueses e praticavam o escambo com os índios para conseguir o pau-brasil. Na tentativa de colonizar o RN, Portugal enviou duas expedições que não lograram êxito. Nesse período,  os franceses conseguiram consolidar aliança com os índios, facilitando o contrabando do pau-brasil no porto de Búzios. Assim, verifica-se que o bom relacionamento enter os franceses e os índios foi determinante para impor dificuldades na colonização dos portugueses no RN.
  • Caro colega, qual a fonte dessa informação?

    Grato!

    Bons estudos
  • Segundo Sérgio Luiz Bezerra Trindade na obra História do Rio Grande do Norte, a principal dificuldade encontrada pelos portugueses para estabelecer relação de bom convívio com os índios potiguares se deveu às relações amistosas que estes mantinham com os franceses. 
    Sendo assim, a alternativa que responde a questão é a 'C', uma vez que, logrando êxito o intento português de dominar a população indígena, as relações de escambo entre estes e os franceses restariam prejudicadas. Além disso, é sabido que, enquanto os franceses mantinham com os índios uma relação de amizade, usufruindo do pau-brasil a troco de bugingangas, os portugueses os tornavam cativos, usando, para isso, a desculpa da "salvação de suas almas" através do trabalho desenvolvido pelos jesuítas.
  • Alternativa correta é a letra "D".  veja que a questão diz: "De acordo com o texto", então, a resposta está no texto. Mas, precisamente neste paragrafo: "pois os laços de alianças que existiam entre estes e os franceses eram muito fortes"

    alternativa "D" : dificultar a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses e "facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses"

    os laços de aliança existentes entre os índios e franceses, se reafirma no pequeno trecho da alternativa "D" " facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses".

    Bons estudos.

  • Escambo= forma de comércio anterior a existência de cédulas em papel, consistia em troca de mercadoria valiosas por outras, com o tempo verificou-se que era mais seguro e prático usar títulos (papéis timbrados) para comercializar mercadorias. Fonte: tirei isso de um artigo que li enquanto fazia minha monografia de graduação, não lembro título.

  • Letra D   dificultar a existência do trabalho compulsório.

  • Letra D, pois o sistema de escambo dificultava a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses, pois os índios preferiam o escambo a serem escravizados pelos portugueses. E o sistema de escambo facilitava o convívio e as relações de troca entre índios e franceses.

  • Complementando:

    TRABALHO COMPULSÓRIO:

    Trabalho forçado ou trabalho compulsório, segundo a Organização Internacional do Trabalho, é o trabalho ou serviço imposto a uma pessoa sob ameaça ou penalidade - o que inclui sanções penais e perda de direitos ou privilégios. ...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_compulsório

  •  d)

    dificultar a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses e facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses.

     

  • Complementando o estudo:

    Os franceses se fixaram no litoral potiguar sem necessidade de dominar o nativo e, justamente por essa razão, tiveram a população local como aliada. Escondiam suas naus no rio Potengi e, de sua base, se lançavam contra os colonos portugueses que se encontravam na Paraíba. O Rio Grande era, de fato, uma área estratégica. Da região os franceses podiam se deslocar para o Norte e igualmente parao o Sul.

    Bons estudos!

    Só não passa quem desiste!!!!!

  • Eu criei na cabeça que OS INDIOS POTIGUAR TINHAM UMA AMIZADE QUASE SEXUAL COM OS FRANCESES  e isso dificultou muito a colonização dos portugues. Masssss, eles acabaram conseguir domar o amor gay dos indios e franceses.

     

    Apareceu MPE RN no meio do caminho, bó fazer né!

    GABARITO ''D''

  • Diferentemente dos franceses, que queriam só a mercadoria em troca de bugingangas (escambo), os portugueses queriam as terras, o domínio e impor a catequização dos Potiguaras. Esse foi, de fato, o motivo maior de todo confronto entre eles.

     

    Letra D) Dificultava o trabalho compulsório e as relações de troca com os franceses.

  • -
    GAB: D

    a redação das assertivas não foi uma das melhores!
    Tive que reler umas 4 vezes, principalmente as assertivas C, D e E

  • d)

    dificultar a existência de trabalho compulsório como imposição dos portugueses e facilitar o convívio e as relações de troca entre índios e franceses.