Gab. B
Caro colega, Kleberton Aires, segue abaixo uma reportagem que saiu no G1, explica sobre sua dúvida e também sobre a resposta da questão. Espero que ajude!
"Os EUA precisavam de um local de onde pudessem decolar com segurança. Um ponto de apoio que permitisse abastecer e seguir direto para a África", explicou o professor de história Luís Eduardo Suassuna, ou simplesmente professor Coquinho, como é mais conhecido.
Foi por suprir esta necessidade que Natal, e não Parnamirim, se transformou no 'Trampolim da Vitória' para os EUA. Os aviões vinham deste país, abasteciam em Natal e ficavam prontos para fazer a travessia do Atlântico rumo ao continente africano. "Muita gente pensa que este termo 'Trampolim da Vitoria' se refere a Parnamirim. Mas o município nem existia naquela época. A Parnamirim de hoje era um distrito de Natal, que só foi emancipada em 1950", recordou Coquinho.
Um aeroporto com uma média de 200 voos diários, avenidas asfaltadas e a Base Naval do Alecrim foram marcas importantes do período. Mas, outras coisas menos relevantes, contudo muito apreciadas, também surgiram com a presença dos soldados americanos. Natal foi a primeira cidade brasileira a ter coca-cola, ketchup, óculos de aviador e calças jeans. Os natalenses também adicionaram ao idioma nativo expressões da língua inglesa, como o 'ok' e o 'bye-bye'.
"O modo de vida americano foi penetrando na capital potiguar. O costume de fazer a barba com frequência, o hábito de tomar refrigerante, mascar chiclete. Tudo isso foi incorporado a nossa cultura. E daqui foi disseminado para o resto do país", afirmou o professor.
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2012/12/natal-trampolim-da-vitoria-dos-eua-durante-segunda-guerra-mundial.html
Complementando o estudo:
A cidade no Natal modificou-se de maneira muito significativa com a presença do grande número de militares estrangeiros aqui sediados. Do entrosamento entre americanos e jovens natalenses, surgiram muitos casamentos. Surgiram associações recreativas como, por exemplo, os "Clubes 50". Tanto o "Aero Clube" como igualmente o "Clube Hípico", foram alugados com o objetivo de fazer bailes. As moças passaram a agir com mais autonomia e, conforme relata Lenine Pinto, "tendo incorporado modos e modismos americanos, algumas aproveitaram para alongar o passo: começaram a fumar (cigarros "Chesterfield"), a beber Cuba Libre (Coca Cola + rum) e a pegar os primeiros 'foguinhos'". Natal perdia aos poucos suas características de cidade pequena, cm seus habitantes levando uma vida modesta e tranquila.
Bons estudos!!