SóProvas


ID
1545196
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na margem esquerda do rio Amazonas, entre Manaus e Itacoatiara, foram encontrados vestígios de inúmeros sítios indígenas pré-históricos. O que muitos de nós não sabemos é que ainda existem regiões ocultas situadas no interior da Amazônia e um povo, também desconhecido, que teria vivido por aquelas paragens, ainda hoje não totalmente desbravadas.
    Em 1870, o explorador João Barbosa Rodrigues descobriu uma grande necrópole indígena contendo vasta gama de peças em cerâmica de incrível perfeição; teria sido construída por uma civilização até então desconhecida em nosso país. Utilizando a língua dos índios da região, ele denominou o sítio de Miracanguera. A atenção do pesquisador foi atraída primeiramente por uma vasilha de cerâmica, propriedade de um viajante. Este informante disse tê-la adquirido de um mestiço, residente na Vila do Serpa (atual Itacoatiara), que dispunha de diversas peças, as quais teria recolhido na Várzea de Matari. Barbosa Rodrigues suspeitou que poderia se tratar de um sítio arqueológico de uma cultura totalmente diferente das já identificadas na Amazônia.
      Em seu interior as vasilhas continham ossos calcinados, demonstrando que a maioria dos mortos tinham sido incinerados. De fato, a maior parte dos despojos dos miracangueras era composta de cinzas. Além das vasilhas mortuárias, o pesquisador encontrou diversas tigelas e pratos utilitários, todos de formas elegantes e cobertos por uma fina camada de barro branco, que os arqueólogos denominam de “engobe", tão perfeito que dava ao conjunto a aparência de porcelana. Uma parte das vasilhas apresentava curiosas decorações e pinturas em preto e vermelho. Outro detalhe que surpreendeu o pesquisador foi a variedade de formas existentes nos sítios onde escavou, destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica.
     Havia peças mais elaboradas, certamente para pessoas de posição elevada dentro do grupo. A cerâmica do sítio de Miracanguera recebia um banho de tabatinga (tipo de argila com material orgânico) e eventualmente uma pintura com motivos geomé- tricos, além da decoração plástica que destacava detalhes específicos, tais como seres humanos sentados e com as pernas representadas.
     João Barbosa Rodrigues faleceu em 1909. Em 1925, o famoso antropólogo Kurt Nimuendaju tentou encontrar Miracanguera, mas a ilha já tinha sido tragada pelas águas do rio Amazonas. Arqueólogos americanos também vasculharam áreas arqueológicas da Amazônia, inclusive no Equador, Peru e Guiana Francesa, no final dos anos de 1940. Como não conseguiram achar Miracanguera, “decidiram" que a descoberta do brasileiro tinha sido “apenas uma subtradição de agricultores andinos".
     Porém, nos anos de 1960, outro americano lançou nova interpretação para aquela cultura, concluindo que o grupo indígena dos miracangueras não era originário da região, como já dizia Barbosa Rodrigues. Trata-se de um mistério relativo a uma civilização perdida que talvez não seja solucionado nas próximas décadas. Em pleno século 21, a cultura miracanguera continua oficialmente “inexistente" para as autoridades culturais do Brasil e do mundo.


(Adaptado de: Museu Nacional do Rio de Janeiro. Disponível em: https://saemuseunacional.wordpress.com. SILVA, Carlos Augusto da. A dinâmica do uso da terra nos locais onde há sítios arqueológicos: o caso da comunidade Cai N'água, Maniquiri-AM / (Dissertação de Mestrado) - UFAM, 2010)

... que os arqueólogos denominam de “engobe”... (3o parágrafo)
... onde escavou, destacando-se certas vasilhas... (3o parágrafo)
... que dispunha de diversas peças... (2o parágrafo)

Os pronomes sublinhados nas frases acima referem-se, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    A alternativa encontra-se em (recurso anafórico) para o que já foi dito ou escrito.


    [...] Além das vasilhas mortuárias, o pesquisador encontrou diversas tigelas e pratos utilitários, todos de formas elegantes e cobertos por uma fina camada de barro branco, que os arqueólogos denominam de “engobe"[...]


    [...] Outro detalhe que surpreendeu o pesquisador foi a variedade de formas existentes nos sítios onde escavou, destacando-se certas vasilhas[...]


    [...] Este informante disse tê-la adquirido de um mestiço, residente na Vila do Serpa (atual Itacoatiara), que dispunha de diversas peças[...]

  • Pegadinha, pois precisava saber o que é "engobe"....

  • engobe cerâmico é a camada de esmalte entre a peça cerâmica e o esmalte da superfície do produto.

  • 1ª ... que os arqueólogos denominam de “engobe”... (3o parágrafo)

    Além das vasilhas mortuárias, o pesquisador encontrou diversas tigelas e pratos utilitários, todos de formas elegantes e cobertos por uma FINA CAMADA DE BARRO BRANCO, que os arqueólogos denominam DE "ENGOBE", tão perfeito que dava ao conjunto a aparência de porcelana.

    QUEM DENOMINAM > de "engobe" ; O QUÊ > fina camada de barro branco

     

    2ª  ... onde escavou, destacando-se certas vasilhas... (3o parágrafo) 

    Outro detalhe que surpreendeu o pesquisador foi a variedade de formas existentes nos SÍTIOS ONDE escavou, destacando-se certas vasilhas ...

    QUEM ESCAVOU > o pesquisador ; ONDE > nos SÍTIOS

     

    3ª  ... que dispunha de diversas peças... (2o parágrafo) 

    Este informante disse tê-la adquirido de um MESTIÇO, residente na Vila do Serpa (atual Itacoatiara), QUE DISPUNHA DE DIVERSAS PERÇAS ...

    QUEM DISPUNHA > mestiço

    ( :

  • Nessa questão mesmo não sabendo o que era "engobe", daria para responder.

    "Além das vasilhas mortuárias, o pesquisador encontrou diversas tigelas e pratos utilitários, todos de formas elegantes e cobertos por uma fina camada de barro branco, que os arqueólogos denominam de "ENGOBE", tão perfeito que dava ao conjunto a aparência de porcelana."

    .

    Se você lê apenas até "engobe", a palavra poderia se referir tanto a "tigelas e pratos utilitários" quanto a "fina camada de barro branco" e até mesmo a "barro branco".

    .

    Porém lendo o resto do período, perceba: o que era " tão perfeito que dava ao conjunto a aparência de porcelana"? O engobe! (perceba que concorda com "perfeito", que é masculino)

    .

    Logo faz mais sentido a fina camada de barro branco dar ao conjunto [tigelas e pratos utilitários] tal aparência.