SóProvas


ID
1545454
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Utilizamos os termos democracia e autocracia para definir alguns estilos de liderança aplicados dentro das organizações. Sobre o tema, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Autocracia é o estilo de liderança que é orientada para a tarefa e o poder das decisões fica concentrado na mão do líder.
II. Democracia é um estilo de liderança participativa, orientada para as pessoas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C 


    HÁ 3 ESTILOS DE LIDERANÇA: AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA E LIBERAL.

    AUTOCRÁTICA: O líder que decide e exerce a autoridade, direito de mandar, não há participação do subordinado. O líder determina as tarefas e as técnicas.

    DEMOCRÁTICA: Os subordinados participam, opinam e contribuem, existe envolvimento, o líder orienta e toma a decisão final.


    LIBERAL: O grupo tem total liberdade para decisões, o líder tem participação mínima, apenas apresenta materiais e passa informações quando necessárias. 

  • As diferentes ênfases decorrentes dos 3 estilos de liderança

     

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 125 e 126.


    Segundo Chiavenato, White e Lippitt fizeram um estudo em 1939 para verificar o impacto causado pelos três estilos de liderança. Este estudo foi desenvolvido em meninos de dez anos, orientados para execução de tarefas. Os meninos foram divididos em quatro grupos e, a cada seis semanas, o comando de cada grupo era desenvolvido por líderes que utilizavam os três estilos diferentes. Os resultados desta pesquisa foram os seguintes:


    Liderança autocrática: O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e, sobretudo, agressividade, além de nenhuma espontaneidade ou iniciativa. Apesar de aparentemente gostarem das tarefas, não demonstraram satisfação com relação à situação. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder.


    Liderança liberal: a atividade dos grupos era intensa, porém a produção foi simplesmente medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso, com muitas oscilações perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos pessoais do que relacionadas com o trabalho em si. Notou-se pouco respeito com relação ao líder.


    Liderança democrática: formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os meninos. Líder e subordinados passaram a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho foi desenvolvido em ritmo suave e seguro, sem alterações quando o líder se ausentava. Houve responsabilidade e comprometimento pessoal.


    Segundo Chiavenato, as teorias abordadas até o momento sobre os traços de personalidade são simplistas e limitadas, enquanto que as teorias da liderança situacional explicam mais detalhadamente que não existe um único estilo de liderar válido para qualquer situação. Cada situação requer um tipo de liderança, determinada pelas circunstâncias.
    A teoria situacional é mais atrativa aos administradores por aumentar as possibilidades de adequação na situação a fim de se ajustar ao estilo de liderança utilizado.
    Chiavenato explica ainda que um líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas, sendo a sua capacidade de comunicação essencial e não apenas seus traços de personalidade.

     

    GABARITO C

  • GABARITO C

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • As afirmativas I e II estão corretas.

     

    Na liderança autocrática o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões. Os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. O líder autocrático é dominador, emite ordens e espera obediência cega dos subordinados. Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade. O líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente. A liderança autocrática enfatiza somente o líder. Logo, afirmativa I correta.

     

    Na liderança democrática, o líder é extremamente comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. O líder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando nas definições dos problemas e nas soluções, coordenando as atividades e sugerindo ideias. Os grupo submetidos à liderança democrática apresentam boa quantidade de trabalho e qualidade surpreendentemente melhor, acompanhadas de um clima de satisfação, integração grupal, responsabilidade e comprometimento das pessoas. Portanto, afirmativa II correta.

    GABARITO: C.

  • LETRA C CORRETA

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.