SóProvas


ID
1546222
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A competência de comunicação deve ser um objetivo básico dos administradores de organizações e das pessoas de modo geral. Sobre o passo de comunicação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As comunicações para que ocorram dependem,necessariamente de um emissor (quem comunica) uma mensagem e um receptor (quem recebe a mensagem). A mensagem enviada pelo emissor para o receptor passa pelo o que chamamos de canal de comunicação e este sofre,às vezes, interferência do denominado ruído,o que atrapalha a mensagem a chegar íntegra ao receptor.
    Temos portanto,
    Emissor > mensagem > ruído (nem sempre ele ocorre) > receptor 
    Lembrando que esse processo ocorre através de um canal de comunicação, e que a comunicação somente ocorrerá na presença destes elementos. 

    Gab. letra E. 

  • Existem quatro tipos de ruídos de comunicação sendo eles:

    - Físico: 

    É de origem externa, nada mais são do que sons presentes em determinado lugar, acontecem do lado de fora da janela onde está ocorrendo a comunicação. Exemplos: construções, trânsito intenso, aparelho de som com o volume muito alto, entre outros exemplos que dificultam o receptor de ouvir o que está sendo falado.

    - Fisiológico: 

    Nada mais é do que qualquer questão fisiológica que bloqueie a comunicação. Exemplos: dor de cabeça, dor no corpo, dores devido a alguma doença, entre outros. São elementos físicos que tornam difícil a fala do comunicador com seus ouvintes, ou no caso do receptor, atrapalha o entendimento do que ele está precisando ouvir devido a este problema.

    - Psicológico

    É quando o indivíduo que está tentando dar atenção na mensagem propagada começa a deixar a mente vagar sobre outro assunto. É um ruído presente na cabeça da pessoa, que acaba impedindo o entendimento da mensagem, ou seja, da comunicação em si.

    - Semântico

    Ocorre quando ouvimos algo que possui um significado diferente, quando a mensagem que está sendo dada possui muitos termos técnicos. Um leigo em astronomia, por exemplo, ao assistir uma palestra sobre o assunto, irá se deparar com terminologias que nunca ouviu, tornando o seu entendimento prejudicado devido ao seu conhecimento limitado sobre o assunto. Esse tipo de ruído de comunicação acontece muito quando lidamos com profissionais tais como: cientistas, advogados, médicos entre outras profissões que utilizam vários termos distintos dos que ouvimos em conversas formais.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 

    http://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/53332/exemplos-de-ruidos-na-comunicacao#ixzz3ySlGTXp4

  • Gabarito E

    PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

    ·       A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.

    ·       O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.

    ·       O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.

    ·       O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.

    ·       O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.

    ·       O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

    ·       A retroação – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

    A comunicação pode ser verbal e não-verbal