-
A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior.
-
Gareth Morgan, em seu livro Imagens da Organização, aborda diversas formas de ver uma organização, dentre essas formas está a visão delas como Fluxo e Transformação em que são abordadas três lógicas: sistemas auto produtores; sistemas de feedback positivo e negativo; emudança dialética.
A lógica dos sistemas auto produtores (autopoiesis), observa que as mudanças se originam no ambiente, sendo que, dessa forma, são sempre um desafio para as organizações. Assim, pode-se entender que as organizações estão sujeitas às mudanças do ambiente em que estão inseridas, mas devem manter um sistema fechado de relações para manter-se segura e capaz de responder as mudanças externas.
A lógica dos sistemas de feedback considera que a mudança se desenvolve através de padrões circulares de interação, em que a causa da mudança em A pode ser B, assim como A pode ser causa de B. Um elemento importante é o feedback positivo e negativo, que influencia diretamente nesse círculo.
A lógica da mudança dialética expõe que toda mudança gera um oposto à situação. Ex.: A industrialização tende a produzir movimentos sindicalistas contra a própria industrialização.
-
(COMENTÁRIO - EUVOUPASSAR)
Gareth Morgan, através de sua obra "Imagens da Organização" , apresenta diversas maneiras de visualizar as organizações. Uma delas é a de que a organização pode ser vista como resultados de fluxos e transformações.Â
Uma das ideias que ele apresenta é exatamente a autopoiesi. Â Este conceito é derivado do trabalho de dois cientistas (Maturana e Varela) e significa que os organismos vivos são sistemas fechados, autônomos com interações com o meio externo e tem uma característica de autorreferência. Autopoiesi significa um sistema que pode se autoproduzir.
Dessa maneira, a autopoiesi vai "contra" toda a corrente atual que pensa as organizações como sistemas abertos. Para essa nova corrente, devemos ver as empresas como seres autônomos, que mantém diversas relações com o meio externo, mas que estas relações são definidas internamente.Â
Voltando a questão, a letra A está correta e está "copiada" do texto original (página 255 do texto em inglês). Está confirmando a ideia de que as mudanças são internas e que a organização é autorreferida. Ou seja, neste modelo as mudanças devem partir de dentro da empresa, e não de fora.
-
Autopoiese
Poiesis é um termo grego que significa produção. Autopoiese quer dizer autoprodução. A palavra
surgiu pela primeira vez na literatura internacional em 1974, num artigo publicado por Varela,
Maturana e Uribe, para definir os seres vivos como sistemas que produzem continuamente a si
mesmos. Esses sistemas são autopoiéticos por definição, porque recompõem continuamente os seus
componentes desgastados. Pode-se concluir, portanto, que um sistema autopoiético é ao mesmo
tempo produtor e produto.
Para Maturana, o termo "autopoiese" traduz o que ele chamou de "centro da dinâmica constitutiva
dos seres vivos". Para exercê-la de modo autônomo, eles precisam recorrer a recursos do meio
ambiente. Em outros termos, são ao mesmo tempo autônomos e dependentes. Trata-se, pois, de um
paradoxo.
-
A teoria da autopoiése (autopoiesis) é aquela abordagem diferente da tradicional visão sistêmica, merecendo tratamento diferenciado, que afirma que os sistemas são fechados e autorreferenciados, tendo como principal objetivo sua própria reprodução, e não reagindo a estímulos do ambiente.
Com essa simples afirmação em mente você já percebe que as alternativas B, C, D e E estão erradas, sobrando apenas a alternativa A como
resposta.
GABARITO: A.
Prof. Carlos Xavier
-
Alguém sabe me explicar o pq o item D está incorreto?