SóProvas


ID
1546840
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto - 1

Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.
E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo

“Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem".

Sobre os componentes desse segmento do texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C está correta, as pessoas não conseguem aproveitar o tempo, vendo-o passar de forma inconsciente (sem perceber).

    A letra B está errada porque não revela a revolta das pessoas, e sim a angústia, inquietude, sofrimento... A letra B estaria correta se ao manifestar seu sentimento, decorresse uma ação de sua atitude em ato de rebeldia.

  • Eu não entendi muito bem o gabarito. Como afirmar que o tempo passa de forma inconsciente, se no parágrafo ele diz: " Que sente o tempo passar (...)". Ou seja ele percebe a passagem o tempo, não se trata de um estado de inconsciência. 

  • É verdade. Quando vi e expressão "sente o tempo passar" deduzi a mesma coisa. Aí fica difícil: quando se interpreta de forma mais abstrata, mais conotativa, a pessoa erra; e quando se interpreta de forma literal, também erra. 

  • Acho que o sentir de "sente o tempo passar" pode ser interpretado como uma experiência vivida, não necessariamente consciente. Por exemplo, eu sinto o ar entrando em meus pulmões mas eu dificilmente paro para pensar sobre esse ar.
  • Acertei, mas sei pq a E estaria incorreta. Alguém pode me ajudar?

  • Sentir que o tempo passa rápida e descontroladamente não é consciente?????

  • Galera, vou compartilhar um "macete" que a professora Júnia do Ponto dos Concursos deu para responder essas questões temerosas da FGV. Segundo ela, as alternativas relacionam-se basicamente com o TÓPICO e com O JUÍZO DE VALOR. O TÓPICO deixa a alternativa mais correta, enquanto o JUÍZO DE VALOR a torna mais incorreta. Na maioria dos casos, onde existir referência direta ao tópico é o gabarito. O JUÍZO DE VALOR é composto por um adjetivo ou advérbio + adjetivo. Nesse contexto, se em todas ou algumas das alternativas houver JUÍZO DE VALOR, o que tiver tal juízo em menor quantidade/intensidade será o gabarito. Veja como utilizei o JUÍZO DE VALOR para resolver a questão:

    a) o conectivo “que", ao início do segmento, mostra um modo de intensificar a mágoa causada pela vida; Veja que há um juízo de valor um tanto intenso.

    b) a “maneira descontrolada" de o tempo passar revela a revolta das pessoas diante das inúmeras coisas que deixam de ser feitas; Mais um juízo de valor.

    c) a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente; inconsciência remete a "maneira descontrolada" e a "mal a semana começa, já chega a quinta feira"; embora insatisfatoriamente seja um juízo de valor, é o menos intenso se comparado aos demais. Logo, eis o gabarito.  

     

    d) o fato de considerar-se a quinta-feira como o início do final de semana mostra a angústia existencial contra o excesso de trabalho da vida moderna; Veja dois juízos de valores bem intensos.

    e) a expressão “diga-se de passagem" indica textualmente algo de reduzida importância no enunciado. Apesar de ter juízo de valor, nesse caso ele é feito de forma contrária, pois a expressão equivale a "vale salientar" e o "reduzida" mata a questão.

    A professora explica que muitas questões da FGV possuem mais de uma alternativa correta, mas devemos sempre  marcar a mais correta. 

    Espero ter ajudado! Forte abraço!!! Força, foco e fé!!!



  • Não estou crendo nessas questões. Quem elabora essas porcarias?? Que absurdo.

  • Pombas, não é possível, tá falando no texto que a pessoa sente o tempo passar, como que isso é inconsciente filho?


  • Eu entraria com recurso. Vejam bem: "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada..." Se alguém contou que não aguenta mais a vida e que sente o tempo passando, existe consciência  sim!!!!

  • Ricardo Lima,

    Gostei da dica do juízo de valor. Comecei a  utilizar essa técnica nas interpretações de charges da FGV ( Recomendada pela Júnia do PdC ) e tenho acertado a maioria das questões. Quando é interpretação de texto puro eu ainda prefiro analisar item a item, pois pode envolver gramática, sintaxe, semântica. Mas na dúvida recorrerei aos JdV's. 
    Segue meu comentário :

    A)Errado. O que é uma conjunção integrante. É uma OSS. QUE sente ISSO. Não demonstra mágoa ou modo.

    B)Errado. O texto não faz menção as pessoas terem ou não feito alguma coisa.

    C)Correta. Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida = Queixa, queixar-se de algo ( do tempo, da vida )

    final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem = tempo empregado insatisfatoriamente.

    D)Errado. A Quinta-feira dá ideia de vespera do FDS, e não de início. Além disso o texto não cita excesso de trabalho da vida moderna. 

    E)Errado. “diga-se de passagem" só reforça, aumenta o mau aproveitamento do tempo.



  • Embora eu tenha acertado a questão, existe uma palavra que explica todos os gabaritos da FGV.
    Algo simples que embasa todas as respostas.
    Maconha.

  • Galera, por favor, que questão ridícula!! Como as pessoas não têm consciência da passagem do tempo se no segmento diz que elas sentem o tempo passar?? O problema é que elas não têm controle sobre seu tempo, nada tem a ver com inconsciência. Pqp, FGV!

  •  

    (C)" a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente;" - Não vi essa "queixa maior" no texto em lugar nenhum.
     

  • Fund. Grande Viagem!!!!!

  • a) conjunção integrante

    b) “maneira descontrolada" significa que as pessoas não têm controle do tempo, não tem nada a ver com revolta.

    c) maneira descontrolada = inconsciência da passagem do tempo // empregado insatisfatoriamente = mal aproveitado. (Gabarito)

    d) O autor não disse que o final de semana começa na quinta, disse sim que quinta feira vem junto com o final de semana, é como se viesse colado.

    e) errado, a expressão “diga-se de passagem" realça a opinião dele sobre o final de semana → “mal aproveitado”

  • gabarito C

    Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem".

    (C) a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente;

  • Quem concorda com esse gabarito provavelmente é algum examinador que criou usuário pra vir aqui infernizar ou alguém que compartilha da insanidade dos medíocres examinadores da fgv.

  • Eu ficaria angustiado se tivesse lendo esta prova no dia em que ela foi aplicada...kkkk

  • Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.

    Essas palavras que grifei justificam o gabarito. Sempre existiram todos os dias da semana, as pessoas é que estão tão atarefadas e automatizadas que não se dão conta da passagem e "mal começa e já tem a sensação que chegou o fim de semana".