SóProvas


ID
1547230
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - História Dos Medicamentos Genéricos No Brasil

O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.

Atualmente temos mais de 21 mil apresentações, sendo possível tratar, com medicamentos genéricos, a maioria das doenças conhecidas.

Absolutamente seguros e eficazes, além de mais baratos que os chamados medicamentos inovadores, os genéricos, ao longo destes anos, trouxeram uma nova realidade para os consumidores do país, principalmente no que diz respeito à qualidade. (Associação Brasileira de Genéricos)

“O programa de medicamentos genéricos (1), criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787 (2), se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei (3), os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas(4)."

Considerando os termos sublinhados e numerados, são complementos dos termos anteriores:

Alternativas
Comentários
  • Olá galera. Alguém pode me explicar porque "de medicamentos genéricos (1)" não é complemento de programa? O termo programa me parece ser um substantivo abstrato... Obrigado pela atenção!!

  • Fiquei com dúvidas na questão, para mim o termo 2 era complemento do 1. Alguém pode ajudar?

  • Colegas, a questão pede complemento verbal e no ultimo caso é complemento nominal. Na alternativa A "medicamentos genéricos" está especificando produtos . 

    Promulgar: OD

    Criar: OI 

    Necessidade: de alguma coisa

    Espero ter ajudado.

  • 1 - Complemento Nominal tem sentido passivo.

    (2) com a promulgação da lei ( sentido passivo , já que a lei que foi promulgada) 

    (3) ... 4 anos de criação dessa lei ( sentido passivo , a lei foi criada)

    (4) atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas ( sentido passivo , as necessidades foram atendidas)

    GABARITO : C

    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!

  • bem para mim "de medicamentos genericos"  é adjunto adnominal de progama , é so vc perguntar ao verbo :quem se deu 3 anos apos o pais .... ? o programa de medicamentos genericos ( esse é o sujeito) quem é nucleo ? programas , o resto é adjunto adnominal . tudo que gira em torno do nucleo é adjunto adnominal ( dentro do sujeito )  na questao ele perguntou complemento só é complemento : complemento nominal , objeto direto e objeto indireto .

  • Pessoal,na oração:“O programa de medicamentos genéricos (1), criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787 (2), se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996.“O programa de medicamentos genéricos ..é o sujeito..."programa" é o núcleo do sujeito..."de medicamentos genéricos" é adjunto adnominal pois especifica o tipo de programa..
    Em todos os outros casos serão complementos nominais (os termos anteriores são substantivos abstratos )
  • O número 1, é um adjunto adnominal. Nos números 2, 3, 4 , há complementos nominais, por serem passivos com relação aos termos anteriores.

    Gabarito: C

  • Daniel, o que complementa um termo é o complemento nominal ou verbal. O caso apresentado trata-se de nomes, então estamos falando de complemento nominal. "Programas" é o núcleo do sujeito e  "O (...) de medicamentos genéricos" é adjunto adnominal, portanto, não o complementa. Espero ter ajudado.


  • Também não posso deixar de falar que a questão apresenta ambiguidade no comando, podendo levar o candidato ao erro.

  • Me perdi na associação do termo 4, alguém me ajude? Os termos 2 e 3 fluíram perfeitos na minha caixola, mas o 4...

  • "atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas" pra mim num tá com sentido passivo não. Então num deveria ser adjunto adnominal?!

     

  • Opção 4, para quem ainda ficou com dúvida. 

     atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas(4)." _ As necessidades das prescrições médicas foram atendidas. PASSIVA: ser + particípio

     

     

  • Eu não percebi a passividade do termo 4, mas  como tinha certeza que a letra " a " era adjunto nominal, marquei a letra " c " por eliminação. 

  • Os termos que completam o sentido de outro são os objetos direto e indireto (os quais completam o sentido de um verbo transitivo) e o complemento nominal (o qual completa o sentido de um nome transitivo). Como os termos se ligam a nomes, sabemos que a questão quer que identifiquemos os complementos nominais, isto é, o termo que completa o sentido de um nome transitivo.

     

    Sabemos que o substantivo, adjetivo e advérbio podem ser transitivos e exigir complementos nominais. Porém, os nomes anteriores aos termos sublinhados são substantivos (programa, promulgação, criação, necessidades). Como esses substantivos são abstratos, devemos passar ao terceiro critério de diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal.

     

    No termo número 1, o substantivo “programa” está sendo caracterizado pelo adjunto adnominal “de medicamentos genéricos”, pois tal termo preposicionado não tem valor paciente. Note que o contexto não transmite a ideia de que os medicamentos são programados, concorda? O que se quer dizer é que o tipo de programa é o de medicamentos genéricos.

     

    No termo número 2, o substantivo “promulgação” está sendo completado pela expressão “da Lei 9787”, pois tal termo tem valor paciente: a Lei 9787 foi promulgada. No termo número 3, o substantivo “criação” está sendo completado pela expressão “dessa lei”, pois tal termo tem valor paciente: a lei foi criada. No termo número 4, o substantivo “necessidades” está sendo completado pela expressão “de prescrições médicas”, pois tal termo tem valor paciente. Apesar de não conseguirmos transpor para a voz passiva, haja vista o verbo “necessitar” ser transitivo indireto.


    Gabarito: C

    Correção: Décio Terror (Estratégia Concursos)

  • Adjunto Adnominal -> Determina, Caracteriza um Sub's

    Complemento Nominal -> Completa o sentido.

     

    Frases;

    (1) O programa de medicamentos genéricos -> Adjunto adnominal 

    (2) criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787 ->  Complemento Nominal

    (3) Após apenas 4 anos da criação dessa lei -> Complemento Nominal

    (4) 60% das necessidades de prescrições médicas -> Complemento Nominal

     

    Logo, são C/ (2), (3) e (4), Letra C

  • Complemento nominal, sempre será preposicionado.

  • Respondendo a Daniel Lopes:

    O adjunto adnominal admite substantivos concretos e abstratos. O COMPLEMENTO NOMINAL É UM TERMO PASSIVO.

  • (1) O vocábulo “programa” é um substantivo concreto, ou seja, a expressão “de medicamentos genéricos” é um adjunto adnominal.

    Logo, por exclusão, restou o item C.