SóProvas


ID
1547233
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - História Dos Medicamentos Genéricos No Brasil

O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.

Atualmente temos mais de 21 mil apresentações, sendo possível tratar, com medicamentos genéricos, a maioria das doenças conhecidas.

Absolutamente seguros e eficazes, além de mais baratos que os chamados medicamentos inovadores, os genéricos, ao longo destes anos, trouxeram uma nova realidade para os consumidores do país, principalmente no que diz respeito à qualidade. (Associação Brasileira de Genéricos)

“O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996”.

Segundo o que se pode inferir desse segmento do texto 1, o programa de medicamentos genéricos:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    A)deixou de ocorrer antes porque o Brasil não respeitava o direito de patentes;

    "O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996."



  • Esta frase me deixou confuso, mas... vendo a resposta, tem razão.

    Para se poder ter medicamentos genéricos, temos que ter reconhecido patentes de medicamentos primeiro. Então, como só tivemos isto (novamente) em 1996, só poderíamos ter medicamentos genéricos depois disto.

  • A alternativa "A" dá a impressão que o Brasil nunca respeitou ( não respeitava), enquanto a frase no texto da um sentido que algum dia respeitou, passando por um período sem respeitar (o país voltar a respeitar). Por isso não pensei na A. 

  • questão mal elaborada......não posso afirmar que "deixou de ocorrer antes porque o Brasil não respeitava o direito de patentes", dá a impressão que o direito de patente nunca foi repeitado.....

  • Direito de Patente.

    Uma patente, na sua formulação clássica, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.

  • Eu acho muito dificil entender. Quer dizer que tem que respeitar o direito de patentes para produzir genéricos? Não seria o contrário?

  • Se o Brasil voltou a respeitar os direitos das patentes, isso quer dizer que um dia o BRASIL RESPEITOU ESSE DIREITO, logo não pode ser a letra A , pois esta dá a entender que o BRASIL nunca tinha respeitado esse direito.

  • Direito de patentes em ""1996"

    Criação do Programa de  Genéricos "1999" ou seja, a criação do programa se deu três anos após o Brasil voltar a respeitar o Direito de patentes.

    Resposta: Letra E, foi criado embora o Brasil tenha voltado a reconhecer o Direito de patentes.

    Analíse da letra A: deixou de ocorrer antes porque o Brasil não respeitava o direito de patentes;

    A partir de de "1996" o Brasil já respeitava o direito de patentes, ou seja em "1999" já se tinha Direito de patentes.

  • FGV: Fraudaram Gabarito Verdadeiro

  • o que mais me confundiu é que o que os genericos tem a ver com o direito de patentes???  eu ia marca A mas pensei assim  será que o direito de patentes fazia o brasil ñ fazer genericos...pq a patente faz com que só um laboratorio crie aquele remedio?

  • A)deixou de ocorrer antes (e os anos de 97 e 98???) porque o Brasil não respeitava (Já respeitava nos anos de 97 e 98) o direito de patentes;

     

     

  • Inferir - depreende-se do texto. 

    Opção a: Deixou de ocorrer antes porque os génericos não eram necessários, já que não se respeitavam as patentes.

  • A produção de um medicamento genérico, ou seja, a partir de um medicamento de referência, só pode ocorrer após o vencimento da patente, conforme normas específicas. Antes de 96 o Brasil não respeitava os direitos internacionais relacionados a patentes. Assim, o Brasil era o paraíso dos remédios copiados sem pagamento àqueles que possuíam o registro de criação de determinadas substâncias ou medicamentos. Com a regulamentação, pôde então proceder a produção de genéricos de forma regular.

  • Para responder essa questão eu preciso dominar interpretação de texto ou Direito de patentes????.

  • Poxa vida! Difícil fazer questões FGV...

  • a) ?????? Deixou de ocorrer ANTES DE QUE ANO???? 1999 ou 1996???????? De 96 à 99 temos 3 anos para implementar essa Lei. Questão mal formulada. A Lei foi criada  em 99. "ANTES" pode ser também 96, 97 e 98. Anos em que o país já respeitava o direito de patentes.

  • “O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu (ocorreu) três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996”. 

    gabarito A: deixou de ocorrer antes porque o Brasil não respeitava o direito de patentes;