-
A FGV costuma trabalhar bastante com intertextualidade em suas provas, dispondo sobre um mesmo assunto em diversos textos e charge.
Nessa prova, na questão anterior, foi pedido para responder se esse mesmo texto se mostrava favorável ou contrário a alguma ideia. Dessa forma, a questão anterior nitidamente "entrega" que há uma tese implícita, e que, portanto, trata-se de um texto com características de argumentação.
Costumo aumentar minhas chances de acerto em questões de português da FGV procurando muitas vezes essa relação entre as questões.
Espero ter ajudado.
Abs.
-
Muito bom o comentário do colega Fernando, mas não vi argumentação implícita, somente informação sobre a realidade sobre os genéricos sob a ótica dos consumidores e médicos. Não vi uma linha tendenciosa. Por favor, quem puder compartilhar opiniões...obrigada!
-
Dinorah, eu errei a questão, mas, olhando com calma, dá pra perceber uma linha tendenciosa quando o texto fala: "Uma boa parte dessa parcela de profissionais da saúde não concordou com a ideia de os genéricos serem tão eficazes (30%)...". Ora, se o 30% diz que eles não são tão eficazes, 70% dizem que são. E essa informação fica implícita, ou seja o texto evidencia que uma BOA parte acharem eles ineficazes.
Assim, o texto poderia ter sido reescrito: "No entanto, 70% acredita que os remédios são eficazes..."
Acho que houve essa linha tendenciosa da qual falaste.
-
Obrigada, Cristhian! Muito bom poder compartilhar o conhecimento e contar com aqueles que estão no mesmo barco!
-
Dissertativo argumentativo, pois o texto persuade o leitor a concordar com sua introdução.
-
a população confia nos genéricos e chega a pedir para os médicos prescrevê-los, mas parte da classe médica ainda tem dúvidas sobre esses remédios por conta do processo de avaliação da qualidade e falsificação.
A tese é do autor é de que os genericos nao sao tao confiaveis quanto o resultado da pequisa aponta, e passa o texto inteiro tentando mostrar outros resultados que comprovem a eficacia dúbia desses medicamentos
-
Tassia encontrou a essência do texto. Estava completamente perdido no texto até ler o seu comentário. vlw
-
Na minha opinião, mais uma vez, a FGV quer se mostrar complexa na elaboração das questões, porém pouco coerente com as suas respostas. Quer acertar questões desse tipo, apenas marque a opção "texto argumentativo", porque montá-lo com dados estatísticos e pesquisas populares o autor apenas está prestando informações que, na verdade, ainda são capazes de levantar mais questionamentos sobre a qualidade dos genéricos. Outro fato importante é que para podermos classificar um texto argumentativo o autor precisa mostrar pessoalidade na análise dos dados informados e isso não faz em momento nenhum. Tese é defesa, convencimento, e devem "andar" juntos. O autor, no mínimo, cria uma situação contrária sobre algo que já está enraizado na cultura do uso de medicamentos - o uso dos genéricos - e no final, um pequeno conflito entre o que os farmacêuticos e os médicos receitam. O que seguir de fato? Penso no preço ou na minha saúde? Jamais podemos pensar que defendeu os genéricos, pois o pensamento de que 30% não concorda e 70% concorda com a eficácia não pode ser preciso, porque ele não informou a outra porcentagem (70%), mas informou que quase metade não tem hábito de prescrever. O que é muito significante levando-se em consideração os entrevistados. O texto pode até fazer parte de uma tese, mas esse em si não tem nada de argumentativo.
Desculpem-me pelo texto longo. Sou concursado, inclusive fui aprovado pela FGV, mas muitas pessoas tem deixado de prestar concurso quando se trata dessa banca, pois os candidatos ficam desorientados.
-
Victor Quintela concordo plenamente com você, sobre toda a questão e principalmente sobre o comportamento da FGV ao elaborar suas questões, há três meses venho resolvendo questões somente dessa banca e cada dia que passa não sei mais o que esperar da prova no dia do concurso. Há questões brilhantes que selecionam realmente quem se preparou e dedicou horas de estudos, já outras são de enlouquecer, pois diversas vezes parece que temos que forçar o gabarito apontado pela banca. :( Bons estudos!
-
Essa questão se faz pela segunda parte da alternativa.
pois enumera as qualidades dos genéricos (Não da pra dizer que ele enumera nada aqui)
pois relata a evolução dos medicamentos genéricos (Também não da pra dizer isso)
pois informa os leitores das novas pesquisas sobre medicamentos (Ele nem fala em pesquisas..)
pois ensina os consumidores a diferençar medicamentos genéricos e de marca (Também não comenta sobre a diferença entre os dois)
pois defende implicitamente uma tese (aqui que fica complicado, eu não diria isso sobre o texto. Mas é a menos errada de longe)
O autor, aparentemente, cita resultados: Tal percentual diz que não é bem fiscalizado... Outro tando diz que prefere de marca... Os farmaceuticos dizem outra coisa... Não sei que tese é essa, os médicos são comprados pelas empresas farmaceuticas, os atendentes recebem bônus ao vender genéricos, genéricos são melhores, genéricos são piores.
Em defesa da banca eles colocaram implicitamente....
-
Resposta: e) "dissertativo argumentativo, pois defende implicitamente uma tese."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tese:"...a população confia nos genéricos e chega a pedir para os médicos prescrevê-los."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Argumentos: 1. "Ainda assim, 92% deles (médicos) afirmaram ter recomendado o medicamento no último ano para reduzir o custo de tratamento ou a pedido do paciente."
2. "Os farmacêuticos influenciam os consumidores na hora de comprar os genéricos, pois, segundo 88% dos entrevistados, pelo menos uma vez, esses profissionais sugeriram a substituição do remédio prescrito por um genérico."
-
Tendemos ao erro pelo início do texto trazer "pesquisa revela...". Mas há, ainda que não explícita, uma tese por traz e uma espécie de argumentação. "Mas parte da classe médica tem dúvidas (...). "Os farmacêuticos influenciam". O texto pende para a tese de que a confiança nos genéricos pela população se dá, em boa medida, pela influência dos farmacêuticos. Os dados da pesquisa são trazidos como embasamento para a argumentação, e não a título meramente informativo.
-
Texto com muitas característica de texto informativo!
-
Dissertativo argumentativo, as pesquisas induzem a polução a comprar os medicamentos, por conta das pesquisas relacionadas aos sobre o uso dos gerenericos (TESE) E DISCORRE SOBRE O TEMA.
-
De forma implícita me pareceu que o autor também não confia nos medicamentos genéricos, e respalda sua não confiança com dados relativos a médicos indagados sobre o tema.Letra E.
Segui esse raciocínio.
-
Impressão que dá é que os comentários são baseados na resposta, e não o contrário.
Se a resposta correta fosse informativo haveria respostas argumentando o pq tb.....complicado.
-
Imagine você criando um texto dissertativo-argumentativo igual a esse na hora de escrever sua redação.
Acredito que nem passaria pelo crivo da banca. Jamais concordariam com tal tipo textual.
A única marca que achei , me levando a concordar com o gabarito, é a tese nas orações iniciais...
-
Questão complicada!
-
Onde está o juízo de valor implicito nesse texo? Banca maldita
-
Se tem uma coisa que esse texto não é: é argumentativo.
-
Com essa banca não há favoritismo.
-
Não há dúvida que o texto é dissertativo, que pode ser argumentativo ou expositivo. A diferença consiste em que o argumentativo se posiciona na defesa de uma tese explícita ou implícita, que a meu ver é "revela que a população confia nos genéricos e chega a pedir para os médicos prescrevê-los", já o expositivo se preocupa apenas em passar as informações de maneiro neutra, conceitual, p.ex. aula em uma escola.
-
acredito que o erro da C seja a justificativa "pois informa os leitores das novas pesquisas sobre medicamentos".
-
Tese: Pesquisa realizada pela PROTESTE Associação de Consumidores e divulgada dia 23 de agosto, revela que a população confia nos genéricos e chega **a pedir para os médicos prescrevê-los**
Defesa da tese: Ainda assim, 92% deles afirmaram ter recomendado o medicamento no último ano para reduzir o custo de tratamento ou **a pedido do paciente.**
-
o autor falou de uma situação
"Os farmacêuticos influenciam os consumidores na hora de comprar os genéricos..." e deu uma opinião
Gabarito (E)
-
Texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: Exposição da opinião do autor.
-
Tenho dificuldade em diferenciar informativo e argumentativo, nao vejo as ideias no texto, alguém tem alguma dica
#mprj :)
-
Essa questão é de 2015, com alto índice de erros, e até hoje não tem comentário de professor!!! DIFÍCIL ASSIM!!!
-
Gabarito: E
Defesa da tese: Ainda assim, 92% deles afirmaram ter recomendado o medicamento no último ano para reduzir o custo de tratamento ou a pedido do paciente.
-
Só aqui já matava a questão:
Os farmacêuticos influenciam os consumidores na hora de comprar os genéricos, pois, segundo 88% dos entrevistados, pelo menos uma vez, esses profissionais sugeriram a substituição do remédio prescrito por um genérico.
-
Fiquei entre o item C e o E, marquei a E que é a correta, pois excluí a C (dissertativo informativo, pois informa os leitores das novas pesquisas sobre medicamentos) por esses erros:
...pois informa os leitores - o certo: POIS INFORMA AOS LEITORES;
...das novas pesquisas sobre medicamentos- O correto que está escrito no texto (Pesquisa realizada pela PROTESTE ) que poderia ser: DA NOVA PESQUISA ...
-
"Uma boa parte..."
"Os farmacêuticos influenciam os consumidores... pois, (argumento)"
-
Sinceramente, dá vontade de chorar.
-