SóProvas


ID
1547293
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na atualidade, a Contabilidade Pública está migrando de um modelo com viés orçamentário para um outro, de maior modernidade e abrangência, com ênfase na informação patrimonial. Assim, de acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), considere que: 1) Ativo; 2) Passivo e Patrimônio Líquido; 3) Variação Patrimonial Diminutiva; 4) Variação Patrimonial Aumentativa; 5) Controles da aprovação do Planejamento e Orçamento; 6) Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.

Assim, levando em conta a ênfase na contabilidade patrimonial, a lógica do registro contábil pelo regime de competência está relacionada aos grupos:

Alternativas
Comentários
  • No regime de competência temos as contas de natureza Patrimonial:

    1) Ativo;

    2) Passivo e Patrimônio Líquido;

    3) Variação Patrimonial Diminutiva;

    4) Variação Patrimonial Aumentativa;

    No regime misto temos as contas de natureza orçamentária:

    5) Controles da aprovação do Planejamento e Orçamento;

    6) Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    O regime de competência está atrelado ao subsistema patrimonial que no PCASP se reflete na natureza de informação patrimonial, ou seja, às classes 1, 2, 3 e 4.  

    Cabe  destacar  que  as  classes  5  e  6  estão  ligadas  ao  subsistema  orçamentário,  natureza  de informação orçamentária do PCASP. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q873319 - Q828649 - Q789759 - Q467141 - Q587891 - Q546463

  • Questão sobre regimes contábeis e naturezas de informação.

    Segundo o MCASP, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) mantém um processo de registro apto para sustentar o dispositivo legal do regime orçamentário, de forma que atenda a todas as demandas de informações da execução orçamentária, conforme dispõe o art. 35 da Lei n.º 4.320/1964:

    “Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;
    II - as despesas nele legalmente empenhadas."

    No entanto, a mesma Lei, ao abordar o tema “Da Contabilidade", determina que as variações patrimoniais devem ser evidenciadas, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária. É o fundamento do que chamamos de regime patrimonial.

    Por isso que no contexto da CASP, diferentemente da contabilidade privada, existe a necessidade de relacionamento entre esses dois regimes. Para cada um deles teremos registros contábeis específicos, dependendo do momento e da natureza da informação que queremos evidenciar.

    Dica! Vou fazer um resumo das principais diferenças desses dois enfoques envolvendo receitas e despesas:

    (1) Contabilidade orçamentária

    Receita é realizada quando arrecadada > regime de caixa.
    Despesa é realizada quando empenhada > regime de competência.

    Atenção! Por isso que no contexto orçamentário registramos receitas e despesas (orçamentárias) por um regime misto (caixa e competência).

    (2) Contabilidade patrimonial

    Receita é realizada quando ocorre seu fato gerador > regime de competência.
    Despesa é realizada quando ocorre seu fato gerador > regime de competência.

    Atenção! Perceba que no contexto patrimonial, não utilizamos o regime misto. Contabilizamos receitas e despesas somente pelo regime de competência. 

    Nesse sentido, os atos e fatos praticados pela entidade são evidenciados em contas contábeis que são segregadas em 3 grandes grupos de acordo com a natureza da informação que evidenciam:


    a. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Atenção! Perceba que o PCASP possui uma estrutura que permite o controle tanto de informações patrimoniais (classes de 1 a 4) quanto orçamentárias (5 e 6). Até mesmo informações de controle podem ser evidenciadas nas classes (7 e 8), apesar de não terem sido mencionadas explicitamente na questão.

    Assim, levando em conta a ênfase na contabilidade patrimonial, a lógica do registro contábil pelo regime de competência está relacionada aos grupos 1, 2, 3 e 4 – sendo a alternativa E única correta dentre as demais.

    Nesse contexto da questão poderíamos dizer que, levando em conta a ênfase na contabilidade orçamentária, a lógica do registro contábil pelo regime misto está relacionada aos grupos 5 e 6.


    Gabarito do Professor: Letra E.