SóProvas


ID
1549000
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Constituição Federal, é facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos seguintes impostos:

I. importação de produtos estrangeiros.

II. exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.

III. renda e proventos de qualquer natureza.

IV. produtos industrializados.

Alternativas
Comentários
  • ART 153, parágrafo 1 CF - item D

  • Questão está completamente Certa (resposta correta deveria ser a "D"
    Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:
    (a) I - importação de produtos estrangeiros; (IE)
    (b) II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; (II)
    (d) III - renda e proventos de qualquer natureza; (IR)
    (e) IV - produtos industrializados; (IPI)

    NÃO HÁ ERRO DA LETRA "D", discordamos pois, o IR (imposto de renda) é competência da União.

  • Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

    I - importação de produtos estrangeiros;

    II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;

    III - renda e proventos de qualquer natureza;

    IV - produtos industrializados;

    V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;

    VI - propriedade territorial rural;

    VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

    § 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V.

  • São exceções ao Princípio da Legalidade: IPI, II, IE, CIDE combustível e ICMS combustível, IOF, fixação de prazo de recolhimento de tributo e atualização monetária por índice oficial. Essa redução ou majoração deve estar dentro dos limites de alíquotas já fixados em lei.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre alteração de alíquotas dos impostos.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Correta! É o que dispõe o art. 153 da CRFB/88: "Compete à União instituir impostos sobre: I - importação de produtos estrangeiros; (...) § 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V".

    Assertiva II - Correta! É o que dispõe o art. 153 da CRFB/88: "Compete à União instituir impostos sobre: (...) II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; (...) § 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V".

    Assertiva III - Incorreta. O imposto de renda e proventos de qualquer natureza, por ausência de permissão constitucional não poder ter as alíquotas alteradas pelo Poder Executivo. Art. 153 da CRFB/88: "Compete à União instituir impostos sobre: (...) III - renda e proventos de qualquer natureza; (...) § 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V".

    Assertiva IV - Correta! É o que dispõe o art. 153 da CRFB/88: "Compete à União instituir impostos sobre: (...) IV - produtos industrializados; (...) § 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (apenas I, II e IV).

  • O comando da questão é uma cópia literal do art. 153, § 1º CF/88.....que por sua vez NAO AUTORIZA ao Poder Executivo a ALTERAR a alíquota do "imposto de renda". vejamos: Art. 153, § 1º - É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V.

  • EXCEÇÕES À LEGALIDADE TRIBUTÁRIA:

    • II, IE, IOF
    • ICMS S/COMBUSTÍVEIS (ATO DA CONFAZ)
    • CIDE COMBUSTÍVEIS
    • IPI
    • MODIFICAÇÃO DO PRAZO P/ PGTO.
    • ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
    • OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA