SóProvas


ID
1549936
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a um paciente internado na clínica médica com um quadro de DPOC, o enfermeiro diagnosticou padrão respiratório ineficaz. Para chegar a esse diagnóstico de enfermagem, o profissional se baseou, entre outras coisas, na seguinte característica definidora:

Alternativas
Comentários
  • características definidoras são os sinais, logo a única alternativa é a letra C.

  • As características definidoras de padrão respiratório inficaz são: alterações da profundidade respiratória, assumir posição de três pontos, batimento de asa do nariz, bradipnéia, capacidade vital diminuída, diâmetro antero-posterior aumentado, dispneia, excursão torácica alterada, fase de expiração prolongada, ortopneia, pressão expuratória diminuída, pressão inspiratória diminuída, proporção entre tempo inspiratório/expiratório, respiração com lábios franzidos, taquipnéia, uso da musculatura acessória para respirar e ventilação-minuto diminuída.

    Os fatores relacionados com o padrão respiratório inficaz são: ansiedade, danos cognitivo e de percepção, dano músculo-esquelético, deformidades da parede do tórax, fadiga da musculatura respiratória, hiperventilação, imaturidade neurológica, lesão da medula espinhal, obesidade, posição do corpo, síndrome dda hipoventilação.

    Logo a única alternativa que apresenta uma característica definidora é a C o restante são fatores relacionados ao padrão respiratório ineficaz.

    Resposta C

    Bibliografia

    NANDA. Diagnóstico de Enfermagem da Nanda: definições e classificações, 2007/2008, Artmed, Porto Alegre, 2008.

  • Achei que seria hiperventilação, já que a mesma demosntra sinais de movimentos ventilatorios acima do normal e uso da musculatura acessoria.

  • Diagnóstico de enfermagem: consiste em um julgamento clínico do enfermeiro perante as respostas do individuo, família e comunidade a problema de saúde reais ou potenciais.É composto por características definidoras que representam sinais e sintomas. Assim o diagnóstico de padrão respiratório ineficaz, pelo sinal de batimento de asa de nariz.

  • Gabarito: C

    A, B e E) fator relacionado (causa)

    D)condição associada