SóProvas


ID
1550116
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às tecnologias de redes para o armazenamento e compartilhamento de dados, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • DAS ( "Direct Attached Storage"), Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo.


    NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

    Muitas vezes, eles são chamados de "network storage", ou simplesmente de "storage", termos que são mais descritivos para o público não técnico do que "NAS". Entre o público técnico, eles são também chamado de "filers" (arquivadores). O termo "storage" é na verdade um termo técnico genérico para soluções de armazenamento, que é usado também em outras situações, como no caso das SANs.


    SAN (Storage Area Network). Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI). O servidor se encarrega então de distribuir os dados para os clientes da rede ou fornecê-los para aplicativos específicos, como no caso de um cluster de servidores web, que utilizam a SAN para armazenar um grande banco de dados usado para atender às requisições dos clientes.

    Além da maior capacidade de armazenamento e de recursos de redundância, a principal diferença de uma SAN e um NAS ou um servidor de arquivos tradicional é que o SAN se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. Ou seja, é como se você conectasse um único HD de 100 TB (por exemplo) no servidor, diferente de um NAS, que se comporta como um servidor de arquivos e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

  • Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes, enquanto em uma SAN os dados são dependentes do sistema operacional.

     

     

  • Marquei D mas a A também está certa pois se desligar o servidor com o você vai acessar arquivos via SMb?

  • A opção A também está correta, pois na estrutura NAS existe um servidor de arquivo com sistema operacional próprio. Logo, para acessar os dados tem que passar pelo servidor de arquivos.