Ao avaliar o estado nutricional da criança, o nutricionista tem à sua disposição diferentes técnicas e instrumentos para serem aplicados e comparados com padrão antropométrico ideal. Sobre os critérios e técnicas a serem utilizados e suas interpretações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O perímetro torácico possui uma alta especificidade, pois apresenta alteração quando a criança demonstra desnutrição grave.
( ) Dos seis meses aos dois anos de idade, os perímetros cefálico e torácico são aproximadamente iguais, resultando em uma relação PT/PC = 1.
( ) Uma criança que apresenta comprometimento do peso pronunciado, mas a estatura normal, segundo a curva da Organização Mundial da Saúde, classifica‐se como desnutrido pregresso.
( ) A avaliação do crescimento deve ser feita através das medidas de peso, comprimento/estatura, perímetro cefálico, plotado nas curvas de crescimento de referência da OMS (2006), sendo que nos primeiros cinco anos de vida deve‐se utilizar a idade corrigida para a prematuridade ao plotar os pontos nas curvas.
A sequência está correta em