SóProvas


ID
1552558
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A descrição arquivística pode ser feita segundo dois modelos: descrição discursiva, em que os elementos de informação são expostos em texto único que os sintetiza; e descrição em formulários, que apresentam campos específicos correspondentes aos elementos da descrição. A adoção do segundo modelo, de forma cada vez mais expandida em todo o mundo, explica-se principalmente porque

Alternativas
Comentários
  • "Para a implantação da padronização de processos são utilizadas várias ferramentas como fluxogramas, formulários e manuais administrativos, os quais definem de maneira clara e objetiva as atividades que realmente agregam valor aos processos e, consequentemente, ao produto final." (p. 2)

    http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_stp_113_745_16460.pdf

     

    GABARITO: e) garante maior uniformidade das informações.

  • GABARITO: E

    A descrição em formulários, que apresentam campos específicos correspondentes aos elementos da descrição garante maior uniformidade das informações.

  • Gabarito: E

    Fui por exclusão.

    • prescinde da notação nas unidades de arquivamento.

    Aqui fala que não precisa da notação das unidades de arquivamento. Acredito que seja uma informação pertinente quanto à descrição.

    • dá ênfase à origem e ao acesso ao documento.

    Aqui fiquei na dúvida, mas não vai focar somente nisso, pois deve ter outros pontos que podem ter destaques, como o conteúdo.

    • permite ao arquivista externar sua opinião pessoal.

    Como vamos preencher um formulário, não há margem para opinião.

    • ressalta o princípio arquivístico da unicidade.

    Acho que pode externar a relação orgânica do documento, por mais que mostre que ele é único. Eu penderia para a organicidade.

    • garante maior uniformidade das informações.

    Marquei essa, pois como é um formulário, todos os documentos teriam as mesmas informações, padronizando assim a descrição.