SóProvas


ID
1552804
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Catolé do Rocha - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II 

ÉTICA, MORALE POLÍTICA.

      A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político... Há, portanto, muitas e diversas morais. A moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade. Mas, então, todas e quaisquer normas morais são legítimas? Não deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe, e essa forma é chamada de ética.A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade.A ética é um conjunto de princípios e disposições, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de tal modo que esta possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de atitudes do dia-a-dia. A ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis. A ética é dinâmica, se amplia e se adensa. Para se entender como isso acontece na história da humanidade, basta lembrar que a escravidão já foi considerada “natural". Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral.
      Política é a ação humana que tem por objetivo a realização plena dos direitos e, portanto, da cidadania para todos. O projeto da política é o de realizar a ética, fazendo coincidir com ela a realização da vontade coletiva dos cidadãos, o interesse público. A função ética da política é eliminar, numa ponta, os privilégios de poucos; na outra ponta, as carências de muitos; e instaurar o direito para todos. São inegáveis os aprimoramentos das instituições políticas no Brasil, ao longo da sua história. Mas são inegáveis também as traições de uma parte da classe política contra essas instituições, o povo e o mandato que lhes foi confiado. Requer-se, pois, o exercício da cidadania ativa e criativa, tanto pelos políticos quanto pelos cidadãos: reforçando-se e aprimorando-se as instituições políticas, fazendo-as valer de direito e de fato.Acidadania ativa, como luta pelos próprios direitos e pelos direitos do outro, é o exercício cotidiano da ética na política.

                                                               (Carlos Mesquita, carlosmesquita.blogspot.com). Disponível em: >                                   http://ribeirobr.blogspot.com.br/2009/01/tica-mora...<. Data da consulta: 11/09/2014.

Preencher os espaços com a palavra adequada e em seguida assinalar a alternativa que você julgue correta.


Precisamos ir à _______ eleitoral com a ____________ e ________de que o voto seja o ponto de partida para as mudanças que tanto ___________ para transformar este país. Sem essa _________ em vão será a nossa atitude.

Alternativas
Comentários
  • FÁCIL.

  • Eu resolvi por eliminação.

     

    Primeiro:

    Seção (Divisão representação)

    Sessão (Encontro com hora marcada)

    Cessão (Ceder)

    Alternativas: B, C e D.

     

    Segundo:

    Convição está escrito errado.

    Alternavias: B e C.

     

    E por fim pretenção está escrito errado.

     

    Alternativa B

     

     

     

  • caramba anderson, você eliminou as alternativas que contêm palavras erradas e selecionou àquele em que todas as palavras estão certas. Você é um gênio, nunca teria pensado nisso.

  • Gabarito letra B.

    B) Seção – consciência – convião – almejamos – pretensão/pretensioso.

    Seção é uma palavra homônima (é pronunciada da mesma forma, mas tem significado diferente) que deve ser utilizada no sentido de corte, repartição, divisão ou departamento

    Sessão, por sua vez, significa reunião ou intervalo de tempo que dura uma atividade específica.

    Cessão: tem sentido de ceder, doar, transferir algo a alguém, encerrar.