SóProvas


ID
1553170
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As decisões nas organizações podem ser programadas e não programadas. Sobre o processo decisório dentro das empresas, decisões programadas e decisões não programadas, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. As decisões programadas resolvem problemas que já foram enfrentados anteriormente e que se comportam sempre da mesma maneira.
II. As decisões programadas economizam tempo e energia evitando desgaste.
III. As decisões não programadas são definidas individualmente, baseiam-se em situações novas, não padronizadas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • não entendi nada. alguma alma iluminada por favor.

  • Existem dois tipos básicos de decisão: as programadas e as não-programadas. As decisões programadas são repetitivas e rotineiras e fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. As decisões não-programadas são novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução; elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis. A criação de uma estratégia organizacional requer dos gerentes decisões não programadas para encontrar a melhor forma de criar valor, usando as melhores habilidades e recursos. Para essas decisões, os gerentes se baseiam em julgamento, intuição e criatividade para resolver os problemas, e não em regras e normas. As organizações devem ter a capacidade para tomar ambas as decisões.
    http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1121
  • Achei que estivesse errada, por dizer que as não programadas são "individuais".

  • A única maneira que consigo enxergar a III como correta é se individualmente se referir à singularidade da decisão, e não a quem a toma, que é o que a redação da questão sugere.

  • I) CORRETA. DECISÃO PROGRAMADA É AQUELA QUE JÁ FOI REALIZADA E, PORTANTO, JÁ EXISTE UM "COMO" PROCEDER NESSA SITUAÇÃO.
    II) CORRETA. POR JÁ SER CONHECIDA, A DECISÃO PROGRAMADA FAZ COM QUE O GESTOR NÃO PERCA TEMPO PENSANDO NA MELHOR MANEIRA DE AGIR. OU SEJA, ECONOMIZA TEMPO E EVITA DESGASTE DE ENERGIA.
    III) CORRETA. AS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS SÃO AQUELES SITUAÇÕES NOVAS, NÃO PADRONIZADAS. NESSE CASO, O GESTOR DEVE IDENTIFICAR UM CONJUNTO DE DADOS PARA QUE POSSA AGIR.

  • O processo de decisão em Administração e baseado em dois conceitos:

     

    Decisões programadas >> conhecidas, rotineiras, já possuem histórico dentro da empresa;

     

    Decisões não programadas >> e nova, ainda não explorada, não possui histórico, eu classificaria como singular e decisões individuais (III)

  • Não consegui compreender porque uma decisão não programada, é individual, creio e pelo que vejo, que principalmente por não ser programada, a decisão é tomada em grupo.

  • Eu coloquei letra A porque achei que as decisões NÃO programadas , poderiam ser decididas individualmente ou em grupo , e não como a questão afirma que seria só individualmente . 

  • Gente...ta falando na questão que as decisões devem ser tomadas individualmente.. que elas devem ser analisadas individualmente

  • COM RELAÇÃO A: 

     III. As decisões não programadas são definidas individualmente, baseiam-se em situações novas, não padronizadas. 

    ESTÁ CORRETA NO SENTIDO DE QUE: SUPONHAMOS QUE: UM GERENTE DE UM SETOR QUE GERALMENTE TOMA DECISOES EM CONJUNTO, MAS SE OCORRER UMA SITUAÇÃO NAO PROGRAMADA E QUE NÃO DÊ TEMPO FAZER REUNIÕES OU CONSULTAS COM SEUS SUPERIORES HIERARQUICOS, ELE TOMA A DECISAO INDIVIDUALMENTE POIS SE TRATA DE URGENCIA.

  • ACHEI QUE O ITEM III ESTIVESSE ERRADO POR AFIRMAR QUE "As decisões não programadas são definidas individualmente"

  • eu marquei A POIS, AS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS SÃO AQUELAS IMPREVISÍVEIS, NÃO ROTINEIRA, COMO ASSIM INDIVIDUALIZADA?????????

  • Achei que a I tava errada por causa do "sempre". Aff.

  • Sei lá, o termo "individualmente" deixou a questão subjetiva.

  • INDIVIDUALMENTE? duvido aquele que diante de uma decisão não programada tome uma decisão individual dentro de uma organização. ainda mais sabendo que os resultados da decisão irá afetar outras pessoas/áreas.
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de decisões. Em relação às decisões programadas e não programadas, vejamos como os itens podem ser julgados.

    Dos tipos de decisões

    Em termos gerais, há um consenso dentro da literatura especializadas quanto aos tipos de decisões, estruturados segundo as especificidades de cada problema a ser enfrentado. Vamos aos tipos de decisão.

    • Decisões programadas (estruturadas): são as decisões inerentes àqueles problemas já conhecidos, de certa forma, recorrentes. Já que a mesma situação surge repetidamente, as decisões para aquele tipo são sempre muito parecidas. Por assim dizer, existe um banco de decisões preparado para as situações problemáticas.

    • Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor.

    Sendo assim, podemos concluir o seguinte:

    I. correto. As decisões programadas resolvem problemas que já foram enfrentados anteriormente e que se comportam sempre da mesma maneira.

    • Definição perfeita.

    II. correto. As decisões programadas economizam tempo e energia evitando desgaste.

    • Exatamente, porque a decisão já está pronta, apenas aguardando aquele problema surgir novamente.

    III. correta. As decisões não programadas são definidas individualmente, baseiam-se em situações novas, não padronizadas.

    • O uso da expressão "individualmente" levantou dúvidas a alguns, porém vejam que seu uso é muito apropriado. As decisões não programadas são destinadas a situações inéditas, certo? Pois bem, é por esse ineditismo que a situação deve ser analisada individualmente, não pode ser confundida com aquelas situações semelhantes e corriqueiras, para as quais já existem decisões prontas. O termo "individual" não ter a ver com pessoas afetadas ou que participarão da decisão, mas em relação a como a situação será analisada.

    Sabendo que todas as afirmações vistas nos itens está correta, podemos marcar a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

  • O individualmente me pegou.