-
O erro do I está em dizer que é planejamento estratégico. O correto é apenas planejamento.
-
A assertiva I refere-se ao planejamento operacional - atividades e recursos.
-
o organograma não serve apenas para representar a estrutura da empresa? como ele ajudaria nas decisiões do planejamento?
-
Essa questão não tem resposta me desculpe...Avaliação de riscos e analise de objetivos não são operacional..
-
Gabarito Letra C
Planejamento Estratégico: FORMULAÇÃO de objetivos para a seleção de programas de
ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e
externas à empresa e sua evolução esperada.
Planejamento Operacional: FORMALIZAÇÃO ( EXECUÇÃO) dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente
através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e
implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de
gerência
Os procedimentos a tomar para a elaboração de um plano operacional são os seguintes:
Análise dos objetivos - Que objetivos pretendemos atingir com este plano operacional?
Planejamento do uso do tempo - Geralmente é elaborado um cronograma para facilmente se visualizar a evolução do plano.
Planejamento dos recursos - Que recursos são necessários para
realizar este plano? Devem ser incluídas todas as pessoas, informações,
custos financeiros, etc.
Avaliação dos riscos - O que acontece se as coisas não correrem como planejado?
Fonte: Universidade Católica de Pernambuco, Prof. Luís Emanuel Peroba
-
tudo do MAXIMIANO....apesar de NÃO concordar com algumas coisas que o Maximiano disse (haha), não tem como dizer que a questão tá errada...
I - Segundo Maximiano (2009), para realizar os objetivos é preciso definir quais as atividades devem ser executadas e quais recursos são necessários para a execução das atividades; este processo de definição chama-se planejamento operacional.
II - O processo do planejamento operacional, segundo Maximiano (2009, p.160) é composto, principalmente, pelas seguintes etapas:
I. Análise dos objetivos
II. Planejamento das atividades e do tempo
III.Planejamento dos recursos
IV.Avaliação dos riscos
V. Previsão dos meios de controle
III - O planejamento operacional é auxiliado por ferramentas administrativas como cronogramas, orçamentos e organogramas. (Maximiano, 2009)
Fontes:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjenNflhLzOAhUEUZAKHVDDAI0QFghSMAk&url=http%3A%2F%2Ffiles.vinhais.webnode.com.br%2F200000159-150bc17005%2FFerramentas%2520de%2520an%25C3%25A1lise%2520Est%25C3%25A1gio.doc&usg=AFQjCNFsTRrXvDlbHL26BX-Gft3p38Bhjg
http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/3/5.pdf
-
GAB C
Ana Carolina - O organograma pode ajudar a tomar decisões também em nível operacional: Nescessidade de ampliação da equipe, promoção...
Gabriel Pinto - Obvio que vc deve avaliar riscos e objetivos em qualquer nível. Vamos supor que vc é o gerente de uma loja: vc vai diminuir o número de funcionários logo na época do Natal?
-
-
Para a realização de objetivos precisa-se definir quais atividades deverão ser executadas e quais recursos serão necessários para a execução destas atividades. A esse processo dá-se o nome de planejamento estratégico. Realização de objetivos- de baixo para cima
Criação dos objetivos- de cima para baixo
-
GABARITO: LETRA C
Planejamento operacional:
O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos sub planos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.