-
Segundo Bresser:
ATIVIDADES EXCLUSIVAS. É o setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. São serviços em que se exerce o poder extroverso do Estado - o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar. Como exemplos temos: a cobrança e fiscalização dos impostos, a polícia, a previdência social básica, o serviço de desemprego, a fiscalização do cumprimento de normas sanitárias, o serviço de trânsito, a compra de serviços de saúde pelo Estado, o controle do meio ambiente, o subsídio à educação básica, o serviço de emissão de passaportes etc.
SERVIÇOS NÃO-EXCLUSIVOS. Corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas. As instituições desse setor não possuem o poder de Estado. Este, entretanto, está presente porque os serviços envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educação e da saúde, ou porque possuem "economias externas" relevantes, na medida que produzem ganhos que não podem ser apropriados por esses serviços através do mercado. As economias produzidas imediatamente se espalham para o resto da sociedade, não podendo ser transformadas em lucros. São exemplos desse setor: as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa e os museus.
-
A letra E está dizendo que os setores dos hospitais são exclusivos do Estado. Achei estranho.
-
A alternativa errada é a letra E.
Motivo: conceitua corretamente o setor de atividades exclusivas, mas cita exemplos do setor de Serviços não-exclusivos. Vide destaques em negrito abaixo:
Segundo Bresser:
O PDRAE distingue no Aparelho do Estado quatro setores
1) Núcleo estratégico
[...]
2) Atividades exclusivas
Setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. São exemplos desse setor a cobrança e fiscalização de impostos, a polícia, a previdência social básica, o serviço de desemprego, o serviço de trânsito, o subsídio à educação básica, o serviço de emissão de passaportes etc.
3) Serviços não-exclusivos
Corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas NÃO-ESTATAIS e organizações privadas. São exemplos desse setor as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa e os museus.
4) Produção de bens e serviços para o mercado
[...]
-
Alternativa E. Conceito correto, mas exemplos errados. Afinal, não existem universidades e hospitais privados também?
-
Letra E.
Outra questão ajuda fixar.
(FGV/DPE-MT/Assistente Administrativo/2015) O modelo de administração pública gerencial pressupõe que o Estado
é dividido em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, atividades não exclusivas e produção de bens e serviços.
Assinale a opção que indica uma atividade não exclusiva do Estado.
a) As atividades de arrecadação de impostos.
b) A elaboração e a fiscalização do cumprimento de leis.
c) A garantia da segurança pública
d) A promoção da seguridade social básica.
e) A prestação de serviços de educação.
Comentário:
A questão trata o exemplo da reforma administrativa do PDRAE, na década de 1990, como regra. É um erro conceitual, mas que em nada impede que você encontre qual das alternativas é uma atividade não exclusiva.
Para isso, lembre-se que a atividade não exclusiva é aquela que é realizada pelo Poder Público por algum interesse estratégico, mas que também pode ser desempenhada pelo setor privado.
No caso específico dessa questão, a única alternativa que preenche os requisitos é a letra E.
Prof. Carlos Xavier
-
Gab. letra E, ultima alternativa para o candidato ler todas e se cansar bastante. Ainda bem que fui pulando.
-
- Uma dica para economizar tempo nessas questões de opções grandes: sempre começar pelas menores.