SóProvas


ID
1553695
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais de saúde de um município estão em greve, atendendo rigorosamente o percentual de atividade estabelecido em Lei. Os enfermeiros de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) resolveram entre si que, enquanto persistisse a greve, eles trabalhariam em regime de plantão para as emergências, mas, nesse período, deixariam de registrar em prontuário as informações relativas à assistência prestada.

Segundo o código de ética de enfermagem, essa decisão está

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN 311/2007

    Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

    SEÇÃO I
    DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMÍLIA E COLETIVIDADE.
     

    RESPONSABILIDADES E DEVERES

     

    Art. 25 – Registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.

  • Resposta letra D.

    De acordo com o novo CEPE Resolução COFEN N° 564/2017, capítulo II - dos deveres, Art. 36 - registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

    Art. 36 Registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.

    Art. 44 Prestar assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

    Parágrafo único. Será respeitado o direito de greve e, nos casos de movimentos reivindicatórios da categoria, deverão ser prestados os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura, conforme a complexidade do paciente.

     CAPÍTULO III – DAS PROIBIÇÕES

    Art. 87 Registrar informações incompletas, imprecisas ou inverídicas sobre a assistência de Enfermagem prestada à pessoa, família ou coletividade.