SóProvas


ID
1554217
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas empresas perceberam que poderiam reduzir os custos de controle de qualidade de seus fornecedores. Para isso, as empresas compradoras passam a exigir que seus fornecedores tenham um departamento da qualidade, especificações precisas para todos os seus produtos, sistemas e métodos de medição, procedimentos para lidar com defeitos e outros recursos para oferecer produtos e serviços com qualidade. Assinale a alternativa que apresenta o que essa exigência significa numa cadeia produtiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A foi considerado correto pela banca AOCP. Só que há um porém: qualidade garantida?

  • Conforme Silva (2003) a garantia da qualidade, ou Qualidade Assegurada, é o conjunto de ações sistemáticas ou planejadas que visam conferir um nível de confiança adequado aos serviços e produtos para que os mesmos venham a atender as necessidades relativas à qualidade. Na verdade a garantia da qualidade é uma filosofia de ação aliada a uma boa prática gerencial. É uma maneira de gerenciar pessoas que obriga a cada um ter, para com a empresa a que pertence, a postura que conduza fundamentalmente à compreensão de que adequar produtos e serviços a mercados, com qualidade assegurada, ocorre em um espaço técnico, político e cultural a ser definido.

  • FORNECEDOR COM QUALIDADE ASSEGURADA  (QUALITY ASSURED SUPPLIER)

    Condição de fornecedor, cujos materiais ou produtos já sofreram o processo de qualificação e estão aptos a serem recebidos mediante certificação de ensaios, dispensando-se a inspeção de recebimento.

    QUALIDADE ASSEGURADA  (QUALITY ASSURANCE � QA)

    Um termo de distinção para indicar que o produto atende padrões de qualidade.

    Qualidade assegurada do fornecedor  (SUPPLIER ASSURED QUALITY)

    Confiança de que o produto ou serviço de fornecedor preencherá as necessidades de seus clientes. Esta confiança é alcançada criando um relacionamento entre o cliente e o fornecedor que assegure que o produto será aprovado para uso com mínima ação corretiva e inspeção. De acordo com J.M.Juran, existem nove atividades primárias necessárias: (1) Definir exigências de qualidade do produto e programa; (2) Avaliar fornecedores alternativos; (3) Selecionar fornecedores; (4) Conduzir planejamento conjunto da qualidade; (5) Cooperar com o fornecedor durante a execução do contrato; (6) Obter prova de conformidade com as exigências; (7) Certificar fornecedores de qualidade; (8) Conduzir programas de aperfeiçoamento da qualidade conforme necessário; e (9) Criar e usar índices de qualidade do fornecedor.

    Fonte: Qconcursos - Usuário: Laerte Siqueira