SóProvas


ID
1554895
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com atrito diplomático, Dilma nega credenciais a embaixador da Indonésia.


Em fevereiro de 2015, a presidente Dilma Rousseff decidiu não receber as credenciais do embaixador da Indonésia no Brasil devido às relações estremecidas entre os dois países.

(http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/02/1592313-com-

atritodiplomatico-dilma-recusa-credencial-de-embaixador-da-indonesia.shtml.

Adaptado)


O motivo do estremecimento das relações diplomáticas entre os dois países foi

Alternativas
Comentários
  • O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília. Ele havia sido condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.

  • Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/02/1592313-com-atrito-diplomatico-dilma-recusa-credencial-de-embaixador-da-indonesia.shtml


  • (03.05.2015) Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi preso em 2004 por tentar entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína e condenado à morte em 2005. Os advogados apresentaram um laudo atestando que ele sofria de esquizofrenia ou transtorno bipolar com características psicóticas e por isso deveria ser poupado.

    Mas, na última terça-feira (28) a Indonésia ignorou os pedidos de clemência do governo brasileiro e de vários países. Executou Rodrigo Gularte e outras sete pessoas.

    Rodrigo foi o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o instrutor de voo livre Marco Acher foi fuzilado, também condenado por tráfico de drogas.

    http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/05/brasileiro-executado-na-indonesia-e-enterrado-no-parana.html 


  • Essa foi só para não zerar.. rsrsrss

  • A recusa do governo brasileiro em aceitar as credenciais do embaixador indonésio se dá por causa de um estremecimento diplomático decorrente do fuzilamento, em janeiro de 2015, de um brasileiro na Indonésia, em cumprimento à pena de morte por tráfico de drogas. Após a execução, a presidente Dilma convocou o embaixador brasileiro na Indonésia, num ato diplomático que demonstrou a insatisfação do Brasil.

       O governo brasileiro veio a receber as credenciais do diplomata apenas em novembro de 2015.
     A resposta correta é a letra E.
  • comente e coloquem o item por favor,concurseiro não trabalha para pagar pacotes deste site.
    por favor galera responde e diz o item ou se está certo ou errado.
    grato. item E