-
Analisando as possibilidades:
1) O homem que SURFA só fala a VERDADE, então ele JAMAIS diria "Eu sou mulher".
2) O homem que faz CANOAGEM só MENTE, então ele COM CERTEZA diria "Eu sou mulher".
3) A mulher que SURFA só MENTE, então ela JAMAIS diria "Eu sou mulher".
4) A mulher que faz CANOAGEM só fala a VERDADE, então ela COM CERTEZA diria "Eu sou mulher".
Então, a frase "Eu sou mulher", só pode ter sido dita nas situações 2 e 4, por homem ou mulher e ambos fazem CANOAGEM. Por isso, a alternativa correta é a letra D.
-
Copiando do colega...
"4) A mulher que faz CANOAGEM só fala a VERDADE, então ela COM CERTEZA diria "Eu sou mulher"."
É uma mulher, que diz a verdade e disse que é uma mulher, ou seja, tudo ok, mas por que "disfarçando a voz"? Qual seria a necessidade dela fazer isso ou da assertiva informar isso? Pensei assim: se tem que disfarçar a voz, seria um homem, o que mente.
-
Todos surfe V canoagem
Homens V F “Eu sou mulher”.
Mulheres F V
-
Repare que se quem disse a frase “eu sou mulher” for de fato uma mulher, poderíamos concluir que se trata de uma mulher que fala a verdade e, portanto, uma mulher que pratica canoagem (pois segundo o enunciado, mulheres que falam a verdade praticam canoagem).
Por outro lado, se quem disse a frase for um homem, poderíamos concluir que se trata de um homem que mente e, portanto, pratica canoagem (pois segundo o enunciado, homens que mentem praticam canoagem).
Logo, podemos concluir que o habitante que disse essa frase certamente pratica canoagem, seja ele homem ou mulher. Portanto, a alternativa D é o nosso gabarito.
Resposta: D