SóProvas


ID
1556227
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mundo Engraçado

1      O mundo está cheio de coisas engraçadas; quem quiser se distrair não precisa ir à Pasárgada do Bandeira, nem à minha Ilha do Nanja; não precisa sair de sua cidade, talvez nem da sua rua, nem da sua pessoa! (Somos engraçadíssimos, também, com tantas dúvidas, audácias, temores, ignorância, convicções...)
2    Abre-se um jornal – e tudo é engraçado, mesmo o que parece triste. Cada fato, cada raciocínio, cada opinião nos faria sorrir por muitas horas, se ainda tivéssemos horas disponíveis.
3     Há os mentirosos, por exemplo. E pode haver coisa mais engraçada que o mentiroso? Ele diz isto e aquilo, com a maior seriedade; fala-nos de seus planos; de seus amigos (poderosos, influentes, ricos); queixa-se de algumas perseguições (que, aliás, profundamente despreza); às vezes conta-nos que foi roubado em algum quadro célebre ou numa pedra preciosa, oferecida à sua bisavó pelo Primeiro Ministro da Cochinchina. O mentiroso conhece as maiores personalidades do Mundo – trata-as até por tu! Seus amores são a coisa mais poética do século. Suas futuras viagens prometem ser as mais sensacionais, depois dessas banalidades de Ulisses e Simbad... Certamente escreverá o seu diário, mas não o publicará jamais, porque é preciso um papel que não existe, um editor que ainda não nasceu e um leitor que terá de sofrer várias encarnações para ser digno de o entender.
4     Em geral os mentirosos são muito agradáveis, desde que não se tome como verdade nada do que dizem. E esse é o inconveniente: às vezes, leva-se algum tempo para se fazer a identificação. Uma vez feita, porém, que maravilha! – é só deixá-los falar. É como um sonho, uma história de aventuras, um filme colorido.
5      Há também os posudos. Os posudos ainda são mais engraçados que os mentirosos e geralmente acumulam as funções. O que os torna mais engraçados é serem tão solenes. Os posudos funcionários são deslumbrantes! Como se sentam à sua mesa! Como consertam os óculos! Que coisas dizem! As coisas que dizem são poemas épicos com a fita posta ao contrário. Não se entende nada – mas que diapasão! Que delicadas barafundas! Que sons! Que ritmos! Seus discursos e as palmas que os acompanham conseguem realizar o prodígio de serem a coisa mais cômica da terra pronunciada no tom mais sério, mais grave, mais trágico – de modo que o ouvinte, que rebenta de rir por dentro, sofre uma atrapalhação emocional e consegue manter-se estático, paralisado, equivocado.
6    Os posudos, porém, são menos agradáveis que os simples mentirosos. Os mentirosos têm um jeito frívolo, como se andassem acompanhados de um criado que anunciasse: “Não creiam em nada do que o meu amo diz!" Mas os posudos levam um séquito de criados, todos posudos também, que recolhem nas sacolas, grandes e pequenas gorjetas, porque uma das qualidades do posudo é andar sempre com muito dinheiro – que não é seu!
                                                                                        (MEIRELES, Cecília. In www.pensador.uol.com.br)

“O mentiroso conhece as maiores personalidades do Mundo – trata-as até por tu!" (3º §)


Ao afirmar que o mentiroso trata as maiores personalidades do Mundo por “tu", o texto está destacando na figura do mentiroso o seguinte traço:


Alternativas
Comentários
  • Texto complicado suas informações estão implicitas.

  • Acho que o correto seria "informalidade".

  • Pelo que entendo, esta passagem "trata-as até por tu" quer dizer que está próximo, pois fala diretamente com a pessoa famosa. Eu encararia como intimidade, ou informalidade talvez, mas... "formalidade" não consigo ver!

  • A banca deve ter considerado como traço do mentiroso dentro da temática geral, que seria a formalidade! Não considerou o traço  específico comportamental descontraído tido pelo mentiroso. Mas  pode ser um pouco difícil definir a linha de raciocínio da banca.  

    Talvez essa forma de tratar as construções e questões é típica a banca e fica familiarizada por meio e vários simulados da referida bancada.

    Ótimo estudo a todos!

  • Também entendi como uma informalidade, descontração. Tratar as pessoas por "tu", mostra-nos uma proximidade e não uma formalidade. 

    Achei que a banca deveria ter formulada a questão de outra maneira. Estranha a interpretação e resposta, baseada na pergunta da questão.

  • essa banca tá pior que a FGV na interpretação. rsrsrs  vou pedir comentários do professor...quem sabe assim consigo entender o raciocínio louco. rs

  •  

    É cada banca fudida que a gente tem aturar. LEI DOS CONCURSOS JÁ!!!

  • A gente usa o TU como uma coisa informal, tipo um você, mas na verdade ele entra numa linguagem mais formal

  • É claro que é informalidade. O uso do "até" confirma a hipotés. O mentirosos é tão iíntimo das personalidades que chega a tratá-las por tu. É questão totalmente passivel de anulação, na medida que deixa margem à interpretação,

  • Prefiro nao comentar
  • QUE PORCARIA É ESSA???!!!

  • Vamos pedir comentário do professor galera!

  • Difícil

  • ? não entendi

  • O texto leva o leitor a entender que o mentiroso é narcisista, põe-se fantasiosamente numa posição de destaque social de modo a ter uma aproximação íntima com grandes personalidades; o que fica claro no trecho "O mentiroso conhece as maiores personalidades do Mundo".

    Ora, se ele até às chama por tu, então dispensa as formalidades dos pronomes de tratamento, habitualmente utilizados para chamar as maiores personalidades do mundo. Usa-se formalidade com pessoas que não se conhece.

    Pra não deixar dúvida, quem, fora do círculo íntimo (descontraído), chamaria do presidente dos Estados Unidos por tu? Quem chamaria um juiz de tu, ao invés de Vossa Excelência? Certamente, no mínimo, se usaria Senhor/Senhora como formalidade.

    É um absurdo essa questão não ter sido anulada!

  • FOCO!

    O examinador viajou tanto que esqueceu do "in" de informalidade..kkkk paciência.

    Obrigado professora Isabel do Qc, pois tive o mesmo raciocínio e acredito que o mesmo também nossos colegas tiveram..

  • E PENSAR Q EU PAGUEI 70 REAIS PRA FAZER UMA PROVA DESSA M3RD DE BANCAAA!!! QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTAAAAAAAAA

  • Gab. A - formalidade.

  • O Tu é o  da segunda pessoa do singular e tem se tornado cada vez menos usado no português moderno. Embora o Você também seja considerado segunda pessoa do singular, sua aplicação não é igual.

    As duas formas ainda são corretas e totalmente aceitas gramaticalmente falando, desde que esteja concordando com a conjugação do . Porém o Tu aparece mais em situações que exigem mais formalidade.

    FONTE : SITE COMO ESCREVER

  • deveria ser anulada, perca de tempo.

  • A Professora explicou muito bem no vídeo, a COSEAC deu mole na questão e deveria ter sido anulada.

  • Tive um pequeno ataque quando marquei e vi que o gabarito era a letra A. Fui ver o vídeo da professora e até me acalmei. rsrs

    Questão passível de ser anulada, óbvio. Esse examinador não estava sóbrio quando fez a questão! Que isso!