SóProvas


ID
1558195
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últimos países a libertar os escravos. Sobre a libertação dos escravos, analise as proposições abaixo.


I. A abolição de quase 800 mil escravos foi fundamental para a modernização da economia brasileira, embora a modernização tenha demandado algum tempo para começar.

II. Os escravos tiveram grandes dificuldades para se incorporarem ao mercado de trabalho livre. Muitos deles continuaram com seus antigos senhores.

III. Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição.

IV. A escravidão institucionalizada foi rompida, porém muitas das relações da época do escravismo se mantiveram. O preconceito contra o trabalho, sobretudo o manual, foi um dos vestígios mais marcantes do tempo da escravidão.


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • ->  A partir do momento que o trabalho passou a ser assalariado, a economia brasileira teve que procurar seu espaço na divisão internacional do trabalho. Para tanto, sua estrutura econômica teve que se modernizar, industrializando-se, de forma gradativa, com uma parte dos lucros da cafeicultura que não foram reinvestidos. A afirmativa I está correta.
    -> Não houve uma política pública voltada para a reinserção social dos escravos libertos, o que intensificou a marginalização dessa população. A afirmativa II está correta.
    -> Juridicamente, os escravos libertos passaram a gozar de todos os direitos contidos na Constituição. Porém, na prática, a sociedade apoiava a discriminação dessa minoria, por meio de teorias raciais e eugênicas, por exemplo. A afirmativa III está correta. 
    ->  A elite brasileira manteve o preconceito com o trabalho manual, que acabou ficando relacionado aos escravos. Foi necessário a vinda de imigrantes europeus e a sua inserção no mercado de trabalho para que o preconceito contra o trabalho fosse perdendo espaço entre a população brasileira. A afirmativa IV está correta.

    Gabarito: E

  • Pra mim essa questão está errada, o certo seria alternativa B.

  • Rapaz, eu marquei D mas essa questao esta meio tosca.

  • Por eliminação onde aparece o item 3 como certo,está errado. O q sobra a letra B como correta.

  • Letra E - Todas estão corretas.

     

    I) Correto.  Em 1887, o Ministério da Agricultura, em seu relatório anual, contabilizava a existência de 723.419 escravos no País. Os antigos senhores de engenho estava entrando cada vez mais em uma burguesia, graças a nova dinâmica capitalista de casas bancárias, estradas de ferro, bolsa de valores etc. Mas a falta de um mercado consumidor maior, pois os escravos não era remunerados, logo nao tinha dinheiro para comprar impossibilitava o desenvolvimento e o lucro mais homogêneo. Com o fim da escravidão, o mercado cresce aos poucos.

     

    II) Correto.Com a abolição da escravidão muitos dos ex escravos nao tinha onde ir pois eram em grande maioria analfabetos e sem qualificações para o novo mercado que estava surgindo, além do mais os empregadores não aceitava muito bem os antigos escravos como empregado em seus negócios, fazendo muitos permanecerem com seus antigos donos.

     

    III)Correto .

     

    IV)Correto. Mesmo com o Estado abolindo o sistema escravista, era impossível realizar uma fiscalização geral, e o governo também não se preocuparam com o que acontecia pois o foco era so a abolição, fazendo com que a escravidão permanecesse em vários cantos. Por preconceito muitos nao queriam contratar pessoas negras por causa do racismo, alem de nenhum plano econômico social por parte do Estado para auxiliar os ex escravos deixando jogados a sorte, com isso grande parte vira criminosos, mendigos, favelados isso somado as ideias de superioridade racial que vinha com força na Europa, fazendo as pessoas contratarem imigrantes de grande parte europeus e não os antigos escravos. 

  • O item III esta correto sim,pois no ponto de vista juridico os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição, mas na pratica eles não tinham!

  • I -   A partir do momento que o trabalho passou a ser assalariado, a economia brasileira teve que procurar seu espaço na divisão internacional do trabalho. Para tanto, sua estrutura econômica teve que se modernizar, industrializando-se, de forma gradativa, com uma parte dos lucros da cafeicultura que não foram reinvestidos. está correta.

    II - Não houve uma política pública voltada para a reinserção social dos escravos libertos, o que intensificou a marginalização dessa população. está correta.

    III - Juridicamente, os escravos libertos passaram a gozar de todos os direitos contidos na Constituição. Porém, na prática, a sociedade apoiava a discriminação dessa minoria, por meio de teorias raciais e eugênicas, por exemplo.  está correta

    IV - A elite brasileira manteve o preconceito com o trabalho manual, que acabou ficando relacionado aos escravos. Foi necessário a vinda de imigrantes europeus e a sua inserção no mercado de trabalho para que o preconceito contra o trabalho fosse perdendo espaço entre a população brasileira.  está correta.


    Gabarito: E

  • Alternativas muito polêmicas, cheias de buracos, porém marquei a correta.

    O item III está correto pois fala "juridicamente";

    O item I demorei um pouco pra assimilar porém fala "fundamental para a modernização da economia brasileira", OU SEJA, após a abolição de fato novos moldes tiveram que ser alterados do ponto de vista econômico.

  • Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição. não sabia