SóProvas



Prova UPENET/IAUPE - 2009 - PM-PE - Soldado da Polícia Militar


ID
1558069
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos Direitos Fundamentais, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O art. 5º, caput, prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Entende-se que todos os estrangeiros residentes no Brasil, legalmente ou não, e aqueles que estão só de passagem, gozam de direitos individuais, com base no princípio da dignidade humana.

    As teorias dos direitos fundamentais mais modernas não aceitam a ideia de direitos fundamentais absolutos. E é correta a afirmativa da letra C de que não há, no Brasil, direitos ou garantias que se revistam de caráter absoluto. De acordo com Robert Alexy, não existe a priori um direito que deve se sobrepor a todos os outros. Todos os direitos são relativos. Para o autor, quando há colisão entre dois princípios constitucionais, a resolução deverá ser feita a partir da ponderação dos princípios no caso concreto.

    RESPOSTA: Letra C



  • A relatividade é, dentre todas as características dos direitos fundamentais, a mais cobrada em prova. Por isso, guarde o seguinte: não há direito fundamental absoluto! Todo direito sempre encontra limites em outros, também protegidos pela Constituição. É por isso que, em caso de conflito entre dois direitos, não haverá o sacrifício total de um em relação ao outro, mas redução proporcional de ambos, buscando-se, com isso, alcançar a finalidade da norma.

  • Alef valeu pela informação nunca mais eu esqueço essa!!! 

  •  

    GABARITO: C

    No Brasil não há direito absoluto. Sendo a relatividade uma das características de todos os direitos fundamentais. Até mesmo o direito a vida pode ser relativizado (exemplo: pena de morte em caso de guerra declara - art. 5°, XLVII, a, da CF/88).

    ______________________________________________________________________________________________________________

    AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SÃO:

    Limitabilidade ou relatividade: afirma-se que nenhum direito fundamental poderá ser considerado absoluto, sendo que tais direitos deverão ser interpretados e aplicados levando-se em consideração os limites fáticos e jurídicos existentes, sendo que referidos limites são impostos pelos outros direitos fundamentais.

    Universalidade: os direitos fundamentais são destinados a todos, conforme suas peculiaridades.

    Indivisibilidade: sob este prisma podemos afirmar que tais direitos compõem um único conjunto de direitos, uma vez que não podem ser analisados de maneira isolada, separada.

    Imprescritibilidade: podemos afirmar que os direitos fundamentais não se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempre exercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição).

    Inalienabilidade: tais direitos, por não possuírem conteúdo econômico-patrimonial, são intransferíveis, inegociáveis e indisponíveis, estando fora do comércio, limitando o princípio da autonomia privada.

    Historicidade: os direitos fundamentais não nasceram de uma única vez, sendo fruto de uma evolução e desenvolvimento histórico e cultural, nascendo com o Cristianismo, passando pelas diversas revoluções e chegando aos dias atuais.

    Irrenunciabilidade: tal característica nos apresenta a situação em que, regra geral, os direitos fundamentais não podem ser renunciados pelo seu titular, sendo esta afirmação emanada da fundamentalidade material dos referidos direitos na dignidade da pessoa humana.

    Vedação ao retrocesso: a aquisição dos direitos fundamentais não pode ser objeto de um retrocesso, ou seja, uma vez estabelecidos os direitos fundamentais não se admite o retrocesso visando a sua limitação ou diminuição, existindo parte da doutrina afirmando que tais direitos constituem uma limitação metajurídica ao poder constituinte originário, atuando como critério de aferição da legitimidade do conteúdo constitucional.

    Efetividade: ao desenvolver seu papel de agente garantir das políticas sociais, o Estado deve garantir o máximo de efetivação dos direitos fundamentais.

     

     

  • Lembrando que BOBBIO... diz que alguns direitos poder ser absolutos ( cláusulas pétreas )

  • No Brasil não há direito absoluto.

  • Creio eu que o direito de NÃO SER TORTURADO seja ABSOLUTO no Brasil.

  • Gabarito: Letra C

    Não há, no Brasil, direitos ou garantias que se revistam de caráter absoluto.

    Portanto, vale ressaltar que existem algumas garantias que possuem sim caráter absoluto, tais como a vedação à tortura e ao tratamento desumano ou degradante (art. 5º, III), bem como a vedação ao racismo (art. 5º, XLII).

  • C. Em regra sim, mas existe um ou outro absoluto no rol da CF, como "não haverá juízo ou tribunal de exceção" que é um direito absoluto.

  • No Brasil não há direito absoluto.

  • O direito a não ser torturado é absoluto.

  • Questão dada! Não há direito absoluto no Brasil.


ID
1558072
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Princípio da Igualdade, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).

  • O princípio da isonomia não precisa de regulamentação ou de complementação normativa para ter aplicação efetiva. O entendimento consolidado pelo STF considera que a utilização de critérios distintos para a promoção de integrantes do sexo feminino e do masculino de corpo militar não viola o princípio constitucional da isonomia. Portanto, correta a alternativa C. Veja-se:
     
    “Agravo regimental em agravo de instrumento. Pedido de cabos da aeronáutica para serem promovidos, dentro dos respectivos quadros, da mesma maneira que os cabos do corpo feminino da corporação. Impossibilidade. 1. Mostra-se de inviável aplicação o princípio da isonomia, quando, como no caso ora em análise, há diversos regramentos legais a disciplinar, dentro da mesma carreira, a ascensão funcional de homens e mulheres. 2. Pacífica jurisprudência desta Suprema Corte assim dispondo. 3. Agravo regimental não provido" (AI no 591.586/RJ-AgR, Primeira Turma, de minha relatoria, DJe de 26/4/12).

    “MILITAR. PROMOÇÃO. CABOS DA AERONÁUTICA. QUADRO MASCULINO E FEMININO. CRITÉRIOS DISTINTOS. PRINCÍPIO DA ISONOMIA. A jurisprudência deste Supremo Tribunal firmou entendimento no sentido de que não afronta o princípio da isonomia a adoção de critérios distintos para a promoção de integrantes do corpo feminino e masculino da Aeronáutica. Precedentes" (AI no 443.315/RJ-AgR, Primeira Turma, Relatora a Ministra Cármen Lúcia, DJ de 16/2/07).

    “Embargos de declaração em agravo de instrumento. 2. Decisão monocrática do relator. Embargos de declaração recebidos como agravo regimental. 3. Desacerto da decisão não demonstrado. 4. Militar. Quadro masculino. Estabilidade. Isonomia com o corpo feminino. 5. Discriminação com base na natureza das atribuições e funções exercidas em razão do sexo. Ofensa ao princípio da isonomia. Inocorrência. Precedentes. 6. Agravo regimental a que se nega provimento" (AI no 440.905/RJ-ED, Segunda Turma, relator o Ministro Gilmar Mendes , DJe de 30/11/07).

    RESPOSTA: Letra C



  • “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. 

  • GABARITO: C

    A discriminação só é proibida se for arbitrária (negativa); se for positiva (isonomia material), é perfeitamente legal.

    Exemplos: aposentadoria das mulheres, licença maternidade, teste de aptidão fisica (TAF) nos concursos militares e critérios de promoções diferenciados.

     

    O princípio da igualdade ou isonomia pode observado em duas vertentes, qual seja: igualdade formal e igualdade material. A primeira, igualdade formal, é aquela presente na Constituição Federal e que trata da igualdade perante a lei. De acordo com o artigo 5º, isso quer dizer que homens, mulheres e todos os cidadãos brasileiros são iguais conforme a legislação. A segunda, por sua vez, igualdade material, permite todos os seres humanos receberem um tratamento igual ou desigual, de acordo com a situação. Quando as situações são iguais, deve ser dado um tratamento igual, mas quando as situações são diferentes é importante que haja um tratamento diferenciado.

     

    CF/88: Art. 5º: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes."

  • Acho que o termo "promoção militar" foi bastante infeliz, pois promoção é a elevação de um cargo como Terceiro Sargento ser promovido a Segundo Sargento, nessa promoção não poderia haver distição por sexo sendo os dois da mesma graduação.  

  • Trata-se de mais uma decorrência do princípio da isonomia. A previsão acima, porém, não impede a existência de distinções entre Homens e Mulheres. Tais diferenciações podem ser feitas tanto no âmbito constitucional, quanto na órbita legal. 

    GABARITO LETRA: C 

  • Pergunta pessimamente formulada.


ID
1558075
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do Princípio da Legalidade, assinale a alternativa VERDADEIRA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B 

    O STJ entende que a exigência do exame psicotécnico e psicológico para a aprovação em concurso público somente é lícita quando está expressamente prevista em lei.

  • "O STJ entende que a exigência do exame psicotécnico e psicológico para a aprovação em concurso público somente é lícita quando está expressamente prevista em lei."

  • O entendimento jurisprudencial é de que o exame psicotécnico em concurso público depende de previsão expressa em lei. Portanto, não basta somente a previsão em edital. Veja-se a súmula 686 do STF: Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público. Incorreta a alternativa A.

    De acordo com o art. 216, § 1º, da CF/88,  o Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. Contudo, todas essas ações deverão observar o princípio da legalidade. Correta a alternativa B. 


    O regulamento é uma fonte normativa secundária que não cria obrigações negativas ou positivas, não possui a autonomia da lei. O regulamento complementa, explica a lei, mas sem trazer inovações originais. Incorreta a alternativa C.

    Somente por lei poderão ser criadas obrigações, funções e deveres. Incorreta a alternativa D.

    As liberdades públicas não são incondicionais, devem ser exercidas de maneira harmônica com os direitos e garantias individuais que servem como limites e  parâmetros definidos pela Constituição. Incorreta a alternativa D ao incluir "leis inferiores". 

    RESPOSTA: Letra B






  • mila , para de copiar as respostas dos outros . nao ajuda em nada .

  • SÚMULA VINCULANTE 44: “Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.” 

  • Por que é letra b? Alguém sabe explicar?

  • Justificativa da questão da banca UPENET http://www.upenet.com.br/concluido/2009/pm09/prova_gabarito/respostas%20aos%20recursos%20pm%202009.pdf.

     

     

  • Alguém sabe explicar essa questão?

  • MINHA interpretação sobre a letra B: Afirma que o tombamento de um prédio faz parte do poder de polícia que limita o direito de propriedade (pq certamente a pessoa não deu função social ao o seu imóvel, e os interesses sociais são superiores aos interesses do particular). Porém, para que isso ocorra deve estar em estrita observância com o princípio da legalidade. Espero que tenha ajudado... mas foi a maneira como interpretei e aceitei a questão.
  • Gab. B

     

     b) A decisão que grava um prédio pelo tombamento, decorrente do poder de polícia, limitando o direito de propriedade, tendo em conta sua feição social, há de ser exercida em estrita observância ao princípio da legalidade.

    . Decorre do poder de polícia pois não tem vínculo com a adminitração pública, se houver vínculo será poder disciplinar
    . A propriedade deve atender a função social
    . Todo ato deve estar em observância ao principio da legalidade

  • Sobre a letra A é necessario Lei em sentido estrito. 

  • pessoal. olhem a cagada da banca.  nesta questão 3 a banca disse que o ítem é tá falso e na questão 4 diz que é verdadeiro. que merda de banca é essa meu DEUS, deve ter alguma maracutaia com o estado por que  bão sabem fazer provas a nivel de policia,

  • As liberdades públicas não são incondicionais, devem ser exercidas de maneira harmônica com os direitos e garantias individuais que servem como limites e  parâmetros definidos pela Constituição. Incorreta a alternativa D ao incluir "leis inferiores". 
     

  • JUSTIFICATIVAJustificativa da questão da banca 

    O princípio da legalidade inserto no inciso II do art. 5º da CF estabelece que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. E, corresponde a submissão e o respeito à lei, ou seja, a atuação dentro da esfera estabelecida pelo legislador, fornecendo a forma por meios das espécies normativas previstas no art. 59 da CF, o qual estabelece que o processo legislativo compreende a elaboração de: I - emendas à Constituição; II - leis complementares; III - leis ordinárias; IV - leis delegadas; V - medidas provisórias; VI - decretos legislativos; e, VII - resoluções. Resta evidente que o regulamento não esta incluído na relação das espécies legislativas que compreendem o sentido da expressão “lei” usada no inciso II do art. 5º da CF. No Direito Brasileiro a palavra decreto, corresponde a forma ou a exteriorização do ato, conforme estampado no art 84 , IV da CF 1 Já o regulamento corresponde ao conteúdo deste ato, ou seja, o decreto é a forma usada pelo Presidente da República para dar file execução as leis e o conteúdo deste decreto é o regulamento. Resta evidente, portanto, que ditas expressões não correspondem à mesma situação, tão pouco, são sinônimas. Portanto, só a lei pode ditar regras de ação positiva (fazer) ou negativa (deixar de fazer ou abster-se), em obediência ao princípio da legalidade, conforme já decidiram os TRF 3ª (TRF3 ª - 6 ª Turma – REO n.° 90.03.030704/SP – Rel, Marli Ferreira, DJ, Secão II, 13 dez. 1995, p, 86.778) e 4 ª Região (TRF4 ª - aª Turma – REO n.° 89.04.01351/RS – Rel, Rubens Raimundo Hadad Vianna. RTRF, 07/111). Nesse diapasão, foge do âmbito de abrangência do decreto autônomo (art. 84, VI, “a” e “b” da CF) ou das resoluções o poder de criar obrigações (dar, fazer ou permitir/tolerar), funções e deveres (positivos, negativos ou de abstenção) aos servidores públicos, sejam eles civis ou militares. Logo, "só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público", conforme estabelecido na Súmula n.° 686 do STF. 1 Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da República: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução; Além disso, muito embora as liberdades públicas não sejam incondicionais, pois no Direito Brasileiro inexistem direitos e garantias individuais absolutos, os limites e contornos dessas mesmas liberdades são talhados pela própria Constituição Federal. Não pode, por conseguinte, a legislação infraconstitucional condicionar o exercício de uma liberdade pública, fora dos parâmetros estabelecidos pela Magna Carta. O que implica dizer que todos os limites às liberdades públicas estão insertos na Constituição, seja de forma expressa seja de forma implícita.  

  • CONTINUAÇÂO .....A legislação inferior quando tratado tema o faz apenas para explicitar, tornar claro, os limites constitucionais implícitos e não para reger ou disciplinar o tema, sob pena de avocar para si competência que não o tem, agindo em descompasso com a Constituição e se eivando do vício da inconticuinalidade. Por conseguinte “as liberdades públicas não são incondicionais, por isso devem ser exercidas de maneira harmônica, observados os limites definidos na própria Constituição Federal”, conforme decidiu o STF no exame do Habeas Corpus n. °82.424, Rel. Min. Maurício Corrêa, DJ 19/03/04. CONCLUSÃO RAZÃO PELA QUAL SE MANTEM A LETRA “B” COMO RESPOSTA DA QUESTÃO EM EXAME.

  • Alguém sabe explicar o erro da E ?

  • Tudo depende da legalidade! Se não tiver previsão legal na administração é ilegal.

    FéNaMissãoVaiDáCerto!

  • De acordo com o art. 216, § 1º, da CF/88,  o Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. Contudo, todas essas ações deverão observar o princípio da legalidade. Correta a alternativa B. 

  • Até agora não sei o erro da letra "E"... e o professor explica como se pra ele fosse obvio.

  • O erro da letra 'E' está em incluir na alternativa a expressão "e leis inferiores".

  • O erro da letra A é dizer que depende de previsão em edital, quando na verdade é previsão em lei.

  • As leis inferiores (letra "E") não podem contrariar as outras leis hierarquicamente superiores sob risco de serem invalidadas. Não podem gerar direitos nem impor obrigações, dai a razão pelo qual a letra "E" está errada.


ID
1558078
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Princípio da Livre Manifestação de Pensamento, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As liberdades públicas não são incondicionais, devem ser exercidas de maneira harmônica com os direitos e garantias individuais que servem como limites e parâmetros definidos pela Constituição. De acordo com o STF: “O direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal. As liberdades públicas não são incondicionais, por isso devem ser exercidas de maneira harmônica, observados os limites definidos na própria CF (CF, art. 5o, § 2o, primeira parte). O preceito fundamental de liberdade de expressão não consagra o ‘direito à incitação ao racismo’, dado que um direito individual não pode constituir-se em salvaguarda de condutas ilícitas, como sucede com os delitos contra a honra. Prevalência dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica.” (HC 82.424, Rel. p/ o ac. Min. Presidente Maurício Corrêa, julgamento em 17-9-2003, Plenário, DJ de 19-3-2004.) Portanto, corretas as alternativas A, B e C.

    Conforme decidiu o STF: “A liberdade de expressão constitui-se em direito fundamental do cidadão, envolvendo o pensamento, a exposição de fatos atuais ou históricos e a crítica.” (HC 83.125, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 16-9-2003, Primeira Turma, DJ de 7-11-2003.). Correta a alternativa D.

    Segundo Alexandre de Moraes, "a proteção constitucional engloba não só o direito de expressar-se, oralmente, ou por escrito, mas também o direito de ouvir, assistir e ler. Consequentemente, será inconstitucional a lei ou ato normativo que proibir a aquisição ou o recebimento de jornais, livros, periódicos; a transmissão de notícias e informações seja pela imprensa falada, seja pela imprensa televisiva." (MORAES<, 1998, p. 121) Incorreta a alternativa E, que deverá ser assinalada.

    RESPOSTA: Letra E














  • a) o direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal. 

    b) as liberdades públicas não são incondicionais, por isso devem ser exercidas de maneira harmônica, observados os limites definidos na própria Constituição Federal. 

    c) o preceito fundamental de liberdade de expressão não consagra o ‘direito à incitação ao racismo’, dado que um direito individual não pode constituir-se em salvaguarda de condutas ilícitas, como sucede com os delitos contra a honra.

    d) a liberdade de expressão constitui-se em direito fundamental do cidadão, envolvendo o pensamento, a exposição de fatos atuais ou históricos e a crítica.

    e) a proteção constitucional à livre manifestação de pensamento não engloba os direitos de ouvir, assistir ou ler.

  • Resposta - Letra E

     

    A proteção constitucional engloba não só o direito de se expressar, inclusive artisticamente, mas também o direito de ouvir, assistir, ler, analisar e criticar publicações, inclusive repudiando aquelas caracterizadas por mensagens agressivas e de extremo mau gosto. (Min do STF Alexandre de Moraes, no artigo da Folha de São Paulo Medidas restritivas a obras de arte com teor político configuram censura?)

  • a liberdade de expressão constitui-se em direito fundamental do cidadão( E O ESTRANGEIRO?), envolvendo o pensamento, a exposição de fatos atuais ou históricos e a crítica.


ID
1558081
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos Princípios da Inviolabilidade da Intimidade, da vida privada, da honra e imagem, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A regra geral prevista em incisos do art. 5, da Constituição brasileira, consagra o princípio da inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sendo inadmissível, como regra, a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico de qualquer pessoa ou autoridade pública. Correta a alternativa A.

    "Em princípio, se alguém se encontra num lugar público está sujeito a ser visto e a aparecer em alguma foto ou filmagem do mesmo lugar. Haveria, aí um consentimento tácito na exposição. [...] Pode-se ter como certo, todavia, que essas fotografias não poderiam ser utilizadas para fins comerciais." (MENDES e BRANCO, 2013, p. 284). Correta a alternativa B.

    A ordem deve ser judicial, vinda do juiz. Não cabe ao promotor ou delegado. Incorreta a alternativa C, que deverá ser assinalada. 

    De acordo com o art. 5, LVI, da CF/88, são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Correta a alternativa D.

    Conforme o art. 20, do Código de Processo Penal, a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Com o intuito de preservar a presunção de inocência e resguardar a privacidade e intimidade, é inadmissível a veiculação pública, por órgão de comunicação, de fatos apurados em inquérito policial. Correta a alternativa E. 

    RESPOSTA: Letra C


  • Letra C ?? Como assim?


  • TAMBEM FIQUEI VOANDO, PRA MIM ERA  A LETRA "A", JÁ QUE  A QUEBRA DE SIGILO TELEFONICO NAO É PROIBIDO POR REGRA, HÁ ALGUNS CASOS EM QUE O JUIZ AUTORIZARÁ!!

  • Art. 5 º,XII, CF - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    ALTERNATIVA C: É inadmissível, como prova, a degravação de conversa telefônica e de registros contidos na memória de microcomputador, obtidos sem ordem escrita do juiz do promotor ou do delegado

    Ou seja, a ordem deve ser apenas  judicial e não do promotor ou  delegado. GABARITO “C”.

  • Creio que o erro esteja no INADMISSÍVEL. Pois como prova,creio que seja admissível sim. ^ ^

  • Também pensei q era a letra A mas lendo o enunciado da questão verifiquei q está relacionada a privacidade e intimidade quando se fala de registros da memória do microcomputador

    Letra C

  • Também pensei que seria a letra A

  • Esse inadmissível deixa a questão confusa. 

  • a ordem deve ser apenas  judicial e não do promotor ou  delegado

  • Esta questão está em desacordo creio que caberia recurso, Sinônimo de salvo (EXCETO), então em alguns casos claro que seria admissível!

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de
    dados e das comunicações telefônicas, "salvo", no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses
    e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual
    penal;

  • concerteza é a letra A

  • A questão não foi mal formulada e não caberá recuso, pois de acordo com a letra A. (Em regra), realmente é inadimissível a quebra do sigilo fiscal, bancário ou telefonico, acontece a quebra em caso excecional, autorizado pelo juiz. E se tratando da letra C, que representa a questão correta, a gravação poderá ser utilizada quando represente o único meio de prova disponível pela vítima.

  • Art. 5 º,XII, CF - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    ALTERNATIVA C: É inadmissível, como prova, a degravação de conversa telefônica e de registros contidos na memória de microcomputador, obtidos sem ordem escrita do juiz do promotor ou do delegado

    Ou seja, a ordem deve ser apenas  judicial e não do promotor ou  delegado. GABARITO “C”.

  • A letra C parece bonitinhas, mas ... É inadmissível, como prova, a degravação de conversa telefônica e de registros contidos na memória de microcomputador, obtidos sem ordem escrita do juiz do promotor ou do delegado. 

    Ler: Art. 5 º,XII, CF

  • DESATUALIZADA!

  • GABARITO: CCC!

     

    a) É inadmissível, como regra, a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico de qualquer pessoa ou autoridade pública. 

    CORRETA: A regra é o sigilo. A execeção é a quebra do sigilo nas hipóteses previstas na constituição. 

     

    b) A utilização de imagem ou fotografia, sem prévia autorização, de pessoa em anúncio com fins lucrativos caracteriza violação a sua imagem.

    CORRETA: Súmula 403 STJ: Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada da imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais.

     

    c) É inadmissível, como prova, a degravação de conversa telefônica e de registros contidos na memória de microcomputador, obtidos sem ordem escrita do juiz do promotor ou do delegado.

    ERRADA! A ordem deve ser judicial, vinda do juiz. Não cabe ao promotor ou delegado. Logo, deverá ser assinalada. 

     

    d) É inadmissível a utilização de provas ilícitas ou forjadas.

    CORRETA: Art. 5°. LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

     

    e) É inadmissível a veiculação pública, por órgão de comunicação, de fatos apurados em inquérito policial.

    CORRETA: Conforme o art. 20, do Código de Processo Penal, a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Com o intuito de preservar a presunção de inocência e resguardar a privacidade e intimidade, é inadmissível a veiculação pública, por órgão de comunicação, de fatos apurados em inquérito policial.

     

    Avante!  
     

  • Deus nos salve,

    essa banca é meio complicada.

  • Essa questão parece ta errada

  •  

    É inadmissível a veiculação pública, por órgão de comunicação, de fatos apurados em inquérito policial. 

     

    o que a GLOBO faz mesmo ?

  • Art. 5 º,XII, CF - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    ALTERNATIVA C: É inadmissível, como prova, a degravação de conversa telefônica e de registros contidos na memória de microcomputador, obtidos sem ordem escrita do juiz do promotor ou do delegado

    Ou seja, a ordem deve ser apenas judicial e não do promotor ou delegado. GABARITO “C”.

  • FULEIRO É QUEM NÃO SE PREPARA!! RSRSRS

    #COMTODORESPEITO

  • Quem é cespe na frente dessa banca? pqp


ID
1558084
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Princípio da Inviolabilidade Domiciliar, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
1558087
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Princípio da inviolabilidade de Correspondência e de Comunicação, NÃO se pode afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A prova ilícita e as provas dela decorrentes deverão ser desprezadas, contudo as provas que não são dela decorrentes não estarão contaminadas. Veja-se: “A prova ilícita, caracterizada pela escuta telefônica, não sendo a única produzida no procedimento investigatório, não enseja desprezarem-se as demais que, por ela não contaminadas e dela não decorrentes, formam o conjunto probatório da autoria e materialidade do delito. Não se compatibiliza com o rito especial e sumário do habeas corpus o reexame aprofundado da prova da autoria do delito. Sem que possa colher-se dos elementos do processo a resultante consequência de que toda a prova tenha provindo da escuta telefônica, não há falar-se em nulidade do procedimento penal." (HC 75.497, Rel. Min. Maurício Corrêa, julgamento em 14-10-1997, Segunda Turma, DJ de 9-5-2003.) A afirmativa A está incorreta e deverá ser assinalada. 

    De acordo com o art. 5, XII, da CF/88, é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Portanto, correta a afirmativa da letra B. 

    Correta a afirmativa de que não se pode preventivamente impedir que o juiz possa autorizar uma escuta telefônica. 

    A banca do concurso explica que "O uso de prova ilícita para demonstrar a inocência de alguém, pois a proibição das provas obtidas por meios ilícitos é um princípio relativo, que permite, em caráter excepcional e em casos extremamente graves, a utilização da prova ilícita sempre que, estando em jogo dois direitos fundamentais, se pretenda proteger direito mais importante ou que tenha uma valoração maior atribuída pelo ordenamento positivo em detrimento do outro direito que se está a transpor". (http://www.upenet.com.br/concluido/2009/pm09/prova...)

    A afirmativa E está de acordo com o entendimento do STF. Veja-se: “É lícita a gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, ou com sua autorização, sem ciência do outro, quando há investida criminosa deste último. É inconsistente e fere o senso comum falar-se em violação do direito à privacidade quando interlocutor grava diálogo com sequestradores, estelionatários ou qualquer tipo de chantagista." (HC 75.338, Rel. Min. Nelson Jobim, julgamento em 11-3-1998, Plenário, DJ de 25-9-1998.) No mesmo sentido: AI 578.858‐AgR, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 4-8-2009, Segunda Turma, DJE de 28-8-2009; HC 74.678, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 10-6-1997, Primeira Turma, DJ de 15-8-1997. Vide: AI 769.798‐AgR, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 1o-2-2011, Primeira Turma, DJE de 23-2-2011; RE 212.081, Rel. Min. Octavio Gallotti, julgamento em 5-12-1997, Primeira Turma, DJ de 27-3-1998.

    RESPOSTA: Letra A

  • sempre que pedi  incorreta ou ´´NAO PODEMOS AFIRMA`´ vai ter o prefixo negando e,  restriçao, e essa foi letra ´´A´´ cheguei  a pensa que era letra ´´D´´

  • Cheguei a pensar que era Letra "D", porem realmente sempre vai ter o prefixo de negação ao começo da frase

  • Ainda não entendi pq a letra "D" está certa.

     

  • alguém me explica como considerar a letra "D" correta? Não seria possível a utilização da prova ilícita para inocentar o réu?

  • A perguta está se referindo,Não se pode afirmar:

    É só prestar atenção.

  • A gravação clandestina de um conversa sempre torna uma prova ilegal quando ela não for feita por um dos interlecutores e ainda não seja conhecida pelos demais. Sendo assim a gravação não pode ser utilizada para inocentar o reu.

    Para a letra D ficar correta basta acrescentar que foi realizada por um dos interlocutores e sem o conheciemento dos demais!!!!

  • Muito mal elaborada a questão, pois possui duas alternativas erradas: A e D. Vide o comentário do professor. 

  • RESPOSTA DO PROFESSOR:

    A prova ilícita e as provas dela decorrentes deverão ser desprezadas, contudo as provas que não são dela decorrentes não estarão contaminadas. Veja-se: “A prova ilícita, caracterizada pela escuta telefônica, não sendo a única produzida no procedimento investigatório, não enseja desprezarem-se as demais que, por ela não contaminadas e dela não decorrentes, formam o conjunto probatório da autoria e materialidade do delito. Não se compatibiliza com o rito especial e sumário do habeas corpus o reexame aprofundado da prova da autoria do delito. Sem que possa colher-se dos elementos do processo a resultante consequência de que toda a prova tenha provindo da escuta telefônica, não há falar-se em nulidade do procedimento penal." (HC 75.497, Rel. Min. Maurício Corrêa, julgamento em 14-10-1997, Segunda Turma, DJ de 9-5-2003.) A afirmativa A está incorreta e deverá ser assinalada. 

    De acordo com o art. 5, XII, da CF/88, é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Portanto, correta a afirmativa da letra B. 

    Correta a afirmativa de que não se pode preventivamente impedir que o juiz possa autorizar uma escuta telefônica. 

    A banca do concurso explica que "O uso de prova ilícita para demonstrar a inocência de alguém, pois a proibição das provas obtidas por meios ilícitos é um princípio relativo, que permite, em caráter excepcional e em casos extremamente graves, a utilização da prova ilícita sempre que, estando em jogo dois direitos fundamentais, se pretenda proteger direito mais importante ou que tenha uma valoração maior atribuída pelo ordenamento positivo em detrimento do outro direito que se está a transpor". (http://www.upenet.com.br/concluido/2009/pm09/prova...)

    A afirmativa E está de acordo com o entendimento do STF. Veja-se: “É lícita a gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, ou com sua autorização, sem ciência do outro, quando há investida criminosa deste último. É inconsistente e fere o senso comum falar-se em violação do direito à privacidade quando interlocutor grava diálogo com sequestradores, estelionatários ou qualquer tipo de chantagista." (HC 75.338, Rel. Min. Nelson Jobim, julgamento em 11-3-1998, Plenário, DJ de 25-9-1998.) No mesmo sentido: AI 578.858‐AgR, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 4-8-2009, Segunda Turma, DJE de 28-8-2009; HC 74.678, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 10-6-1997, Primeira Turma, DJ de 15-8-1997. Vide: AI 769.798‐AgR, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 1o-2-2011, Primeira Turma, DJE de 23-2-2011; RE 212.081, Rel. Min. Octavio Gallotti, julgamento em 5-12-1997, Primeira Turma, DJ de 27-3-1998.

    RESPOSTA: Letra A
     

  • Nao seria a "D"? 

    Questao: NÃO se pode afirmar que :

    d) a gravação clandestina de uma conversa torna ilegal esta prova, não podendo a gravação ser utilizada, ainda que para inocentar o réu.

    Eu posso afirmar isso? Não, pois,  caso seja para inocentar o réu poderei usá-la. 

    Posso está equivocado, mas não consigo ver de outra forma. 

  • Uma das bancas mais maldosas,  a questão foi mal elaborada para induzir ao erro mesmo. 

    A alternativa (A) é correta. Caso haja prova ilícita ela deve sair do processo.

  • Creio que A e D estão erradas, mas a alternativa A está mais errada que a D. Questão mal formulada.

  • É ilegal a condenação de alguém, se, no processo, foi utilizada prova ilícita, caracterizada pela escuta telefônica indevida, ainda que outras provas existam sobre a culpa do réu.

    creio eu que, se existem outras provas licítas contra o réu a condenação não será ilícita.

    Banquinha bem safada, induz você ao erro, tem que se ligar nessas questões !! 

    Abraço, RUMO A APROVAÇÃO !! PM-PE 2018.

  • A questão está mal elaborada, uma vez que se pode utilizar de provas ilícitas para beneficiar o réu. E outra, esse é um entendimento básico, o qual todos sabem, realmente não entendi. 

  • Banca Nojenta!!

    A pessoa vai lendo e subentende que outras provas surjam decorrentes da prova ilícitas, o que não é o caso. as outras provas lícitas continuam valendo.

  • A pergunta da questão te leva ao erro, essa é a intenção. Por isso, na hora da prova, sempre ler novamente a pergunta formulada.

  • A doutrina admite a prova ilicita para inocentar o réu! mas vendo a legalidade , letra A msm

  • ESSA BANCA NAO é SéRIA

  • Banca Lixo.

  • meu entendimento na letra d é o seguinte: de alguma forma teve uma prova obtida por meio ilícito , sendo assim esta não pode ser usada para inocentar alguém

    Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LVI, estabelece que 'são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos."

  • que banca é está ? nada haver !
  • Essa questão não tem pé nem cabeça, a letra D entra em conflito com a lei que pode sim retroagir para beneficiar o réu, então por que ta errada?

  • simplesmente sem condições meu amigo, quando ele diz: "NÃO se pode afirmar" ou seja (não é verdade)

    uma vez que: "As provas ilícitas poderão ser admitidas em favor do réu, se for para garantir a presunção de inocência e a liberdade do indivíduo. O entendimento majoritário da doutrina e da jurisprudência é no sentido do uso da prova ilícita em benefício do acusado no processo penal"

    quando a pergunta diz:

    "a gravação clandestina de uma conversa torna ilegal esta prova, não podendo a gravação ser utilizada, ainda que para inocentar o réu"

    logo vemos que isso NÃO se pode afirmar como verdade!


ID
1558090
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Direito de Reunião e de Associação, NÃO se pode afirmar que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com art. 5, XVII, da CF/88, é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar. Correta a afirmativa A.

    Conforme entendimento do STF: “Não se há de confundir a liberdade de associação, prevista de forma geral no inciso XVII do rol das garantias constitucionais, com a criação, em si, de sindicato. O critério da especificidade direciona à observação do disposto no inciso II do art. 8o da CF, no que agasalhada a unicidade sindical de forma mitigada, ou seja, considerada a área de atuação, nunca inferior à de um Município." (RE 207.858, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 27-10-1998, Segunda Turma, DJ de 14-5-1999.) Correta a alternativa B.

    A livre associação é um direito individual, contudo é exercido em conjunto, quando há de fato associação entre pessoas. Correta a alternativa C.

    Conforme o art. 142, § 3º, IV, da CF/88, ao militar são proibidas a sindicalização e a greve. Portanto, incorreta a alternativa D, que deverá ser assinalada.

    Os policiais militares poderão se associar, nesse sentido, vale o previsto no art. 5, XXI, da CF/88, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. Correta a afirmativa E.

    RESPOSTA: Letra D.






  • Letra D: Só associações e não sindicatos! 

  • d  mais o erro  e quando fala em livre associaçao, policial tem sua propria associaçao

     

  • Por que a letra "C" está correta? 

  • Alysson, a C está certa pq vc não vai fazer reunião ou associações com você mesmo.
    A mesma coisa de dizer: Só pode haver beijo, se beijar ... então.. tipo isso.

  • Para minha pessoa, exercer o direito de livre associação... não precisa de "outras pessoas". Não tem nada a ver... se na associção tem várias pessoas. O que se está em questão é o direito da pessoa se associar. Que banca ridícula...

    Arnold Santos... brother... sem querer ofender... mas que explicação ridícula essa sua...

  • Correta a afirmativa A - De acordo com art. 5, XVII, da CF/88, é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

    Correta a alternativa B- Conforme entendimento do STF: “Não se há de confundir a liberdade de associação, prevista de forma geral no inciso XVII do rol das garantias constitucionais, com a criação, em si, de sindicato. O critério da especificidade direciona à observação do disposto no inciso II do art. 8o da CF, no que agasalhada a unicidade sindical de forma mitigada, ou seja, considerada a área de atuação, nunca inferior à de um Município." (RE 207.858, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 27-10-1998, Segunda Turma, DJ de 14-5-1999.) 

    Correta a alternativa C - A livre associação é um direito individual, contudo é exercido em conjunto, quando há de fato associação entre pessoas. 

    Incorreta a alternativa D - Conforme o art. 142, § 3º, IV, da CF/88, ao militar são proibidas a sindicalização e a greve. 

    Correta a afirmativa E - Os policiais militares poderão se associar, nesse sentido, vale o previsto no art. 5, XXI, da CF/88, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. 

     

  • CF Art.142 § 3º 

    ( IV ) proibe Sindicatos e Greves aos militares

  • Os militares podem ter Associações, mas não sindicatos e será proibida a GREVE!!!

  • erro ( sindicato) 

  • VEDADO AO MILITAR A SINDICALIZAÇÃO E A GREVE.O MILITAR ENQUANTO ESTIVER EM SERVIÇO ATIVO NÃO PODE FILIAR A PARTIDOS POLÍTICOS.

  • Essa tava Boa!!

  • Só acertei eliminando e no final lembrei que policial não tem sindicato kkk

ID
1558093
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos Direitos Fundamentais, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Que eu saiba, atentar contra a própria vida NÃO é crime! Alguém pode me explicar essa questão?

  • Exatamente, Wilson Junior. Diferentemente do que a questão diz, suicídio não é crime, e por isso ela está errada.

  • Obrigado, Fagner. Li o enunciado rapidamente e não me atentei que a banca pedia a questão INCORRETA. 

  • A titulo de conhecimento 


    Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio é crime, mas o suicídio propriamente dito não é crime 

    Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:
    Pena - reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
    Parágrafo único - A pena é duplicada:
    Aumento de pena
    I - se o crime é praticado por motivo egoístico;
    II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.


    A em linhas gerais a eutanásia é definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor. É prevista em lei, no Brasil, como crime de homicídio. para saber mais,  segue o link abaixo

    http://www.brasilescola.com/sociologia/eutanasia.htm


  • vc´s ñ entenderam a questão, leiam com atenção!
    E) a proteção ao direito à vida prevista na Constituição Federal de 1988 impede que se reconheça o direito ao suicídio(ate aqui esta correto), sendo sua prática um crime.(aqui esta incorreto)

  • De acordo com o art. 5, § 2º, da CF/88, os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. Correta a afirmativa A.

    O entendimento do STF é no sentido de que a realização de aborto só é possível nos casos previstos em lei. Correta a afirmativa B.

    Conforme o art. 5, § 4º, da CF/88, o Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. Correta a alternativa C.

    A eutanásia, entendida como ação deliberada para por fim à vida de pacientes terminais, não é permitida no Brasil. Correta a afirmativa D.

    A prática de suicídio não é crime, o crime está definido no Art. 122, CP,  Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça. Incorreta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra E







  • Praticar o Suicidio não configura crime, mas o seu incentivo configura.

     

    Pequenos detalhes que nos faz errar.

     

    Fé em Deus.

  • se cometer suicidio fosse crime como iamos prender.. julgar.. e condenar o morto? kkk realmente o incentivo eh crime. GABARITO; E)

     

  • O que a lei pune é instigação (reforçar ideia já existente), induzimento (colocar a ideia na cabeça de alguém) e auxílio  ao suicídio. 

  • De graça! 

    Deus abençoe. 

  • como suicidio pode ser um crime se quem pratica morre? kkk     logo pra isso existe induzimendo,instigaçao e auxilio ao suicidio 

     

  • STIVE se liga,se matar não é crime pelamor de Deus,não cai nessa!

  • A prática de suicídio não é crime, o crime está definido no Art. 122, CP,  Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça

  • Sempre leiam todas as alternativas para não cair no erro.

  • Suicídio NÃO é crime

  • Ano 2019 -- Péssima questão. Próxima!!

  • SUICÍDIO NÃO É CRIME.CONSTITUI CRIME O INDUZIMENTO,INSTIGAÇÃO E AUXÍLIO AO SUICÍDIO.

  • SUICÍDIO NÃO É CRIME, Como é que a pessoa cometendo suicídio, morrendo, será considerada criminosa ? não tem lógica

  • GABARITO: E

    e) suicído não é crime.

  • Suicídio não é crime , porém a indução ao Suicídio se Constitui crime

  • oq diabo é eutanásia kk
  • Questão Linda! Suicídio não é crime.

  • A questão está se referindo ao "suicídio assistido", quando há um facilitador para tal ato.
  • EUTANÁSIA: direito de matar ou morrer por tal razão.


ID
1558096
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca do Direito de Propriedade, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C) O descumprimento da função social da propriedade poderá autorizar a desapropriação, nesse caso, por não cumprir a função social não se fala em prévia indenização em dinheiro, trata-se da desapropriação-sanção. Só será indenizada aquela propriedade desapropriada que cumprir sua função social.  

  • Segundo art. 5, XXIII, da CF/88, a propriedade atenderá a sua função social. O art. 182, § 2º, estabelece que a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. Por sua vez, o art. 186, da CF/88, estabelece que a função social da propriedade rural é cumprida, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho; IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. Correta a alternativa A.

    O direito à propriedade, assim como os demais direitos consagrados no ordenamento jurídico brasileiro não é absoluto e está sujeito a limites legalmente impostos. Portanto, é possível o estabelecimento de recuos e limites máximos de área construída ou a fixação de altura máxima para edificação. Incorreta a alternativa B.

    A reforma agrária pode ser feita por meio da desapropriação de imóveis rurais (art. 184). Ainda, de acordo com o art. 182, §4º, da CF/88, é facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificação compulsórios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais. Incorreta a alternativa C.

    Conforme o art. 22, II, da CF/88, compete privativamente à União legislar sobre desapropriação.Incorreta a alternativa D.

    De acordo com o art. 5, XXIV, da CF/88, a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição. Portanto, há ressalvas na própria CF, incorreta a alternativa E.


    RESPOSTA: Letra A

  • o direito à propriedade não é absoluto. ART 5º

     RESP: A

  • Segundo art. 5, XXIII, da CF/88, a propriedade atenderá a sua função social. O art. 182, § 2º, estabelece que a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. Por sua vez, o art. 186, da CF/88, estabelece que a função social da propriedade rural é cumprida, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho; IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. Correta a alternativa A.

    O direito à propriedade, assim como os demais direitos consagrados no ordenamento jurídico brasileiro não é absoluto e está sujeito a limites legalmente impostos. Portanto, é possível o estabelecimento de recuos e limites máximos de área construída ou a fixação de altura máxima para edificação. Incorreta a alternativa B.

    A reforma agrária pode ser feita por meio da desapropriação de imóveis rurais (art. 184). Ainda, de acordo com o art. 182, §4º, da CF/88, é facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificação compulsórios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais. Incorreta a alternativa C.

    Conforme o art. 22, II, da CF/88, compete privativamente à União legislar sobre desapropriação.Incorreta a alternativa D.

    De acordo com o art. 5, XXIV, da CF/88, a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição. Portanto, há ressalvas na própria CF, incorreta a alternativa E.


    RESPOSTA: Letra A

  • são os famosos casos de Condição de trabalho analoga a escravidão que o ser humano,muitas das vezes sem intrução,é submetido

  • gabarito letra A

    capítulo III da politica agrícola e fundiária e da reforma agrária. Art. 186; inciso. III e IV da CF.


ID
1558099
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Aquele que estiver na iminência de sofrer coação ao seu direito de inscrever-se em um concurso público, por questões alusivas à cor da sua pele

Alternativas
Comentários
  • CF/88. Art. 5°, LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

  • CF/88. Art. 5°, LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

  • A Constituição brasileira consagra que o princípio da isonomia e racismo é crime. Diante disso, a medida adequada é impetrar mandado de segurança, pleiteando sanar a ilegalidade do edital e assegurar a sua participação no concurso, nos moldes do art. 5,  LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Sobre as demais ações:

    De acordo com o art. 5, LXXII, da CF/88, conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

    Segundo o art. 5, LXVIII, da CF/88, conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

    O art. 5, LXXIII, da CF/88, prevê que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

    RESOSTA: Letra C

  • mandado de segurança para proteger direito líquido e certo

  • CF/88. Art. 5°, LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    GABARITO: C

  • Direito líquido e certo

  • Mandado de segurança para corrigir um erro de uma autoridade pública


ID
1558102
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O princípio constitucional, segundo o qual ninguém é considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatório, é o princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    O princípio da presunção de inocência é um instituto previsto no artigo 5º, inciso LVII da Constituição Federal de 1988. Refere-se a uma garantia processual atribuída ao acusado pela prática de uma infração penal, oferecendo-lhe a prerrogativa de não ser considerado culpado por um ato delituoso até que a sentença penal condenatória transite em julgado. Esta situação, em tese, evita a aplicação errônea das sanções punitivas previstas no ordenamento jurídico. Ainda garante ao acusado um julgamento de forma justa em respeito à dignidade da pessoa humana.


    Bons estudos.

  • O art. 5, LVI, da CF/88, estabelece que são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Trata-se do princípio da vedação às provas ilícitas. Incorreta a alternativa A. 

    Segundo o art. 5. LV, da CF/88, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Trata-se dos princípios do contraditório e da ampla defesa. Incorretas as alternativas B e C. 

    De acordo com o art. 5, LVII, da CF/88, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Trata-se da presunção de inocência ou presunção de não culpabilidade. Correta a alternativa D.

    O princípio do devido processo legal está previsto no art. 5, LIV, da CF/88, ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Incorreta a alternativa E.


    RESPOSTA: Letra D




  • Letra D

    Todos nós somos inocentes até que se prove o contrario.

  • Gab. D

     

    O princípio da presunção de inocência também pode ser enxergado sob um outro prisma: "ninguém precisa provar que não fez alguma coisa", o dever de provar se dá em relação à ocorrência dos fatos, quem acusa alguém de algo é que deve provar que este algo aconteceu.

  • De acordo com o art. 5, LVII, da CF/88, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Trata-se da presunção de inocência ou presunção de não culpabilidade. Correta a alternativa D.

  • GABARITO: D

    O princípio da presunção de inocência também pode ser enxergado sob um outro prisma: "ninguém precisa provar que não fez alguma coisa", o dever de provar se dá em relação à ocorrência dos fatos, quem acusa alguém de algo é que deve provar que este algo aconteceu.

  • Contribuindo...

    Por técnica jurídica, há de se preferir sempre o termo “estado de inocência” sobre as demais designações (“princípio presunção de inocência ou “de não-culpabilidade”), porque, do contrário, cria-se uma compreensão incorreta do conteúdo do princípio, isto é, de que a inocência é sempre presumida ou de um juízo provisório negativo sobre a culpa, mas que adiante será confirmada. Neste sentir, a expressão estado de inocência é a que melhor se afina com o sentido que lhe dá a redação do artigo 5.º, LVII da Constituição Federal de que não se presume a inocência, mas consagra que ninguém será considerado culpado após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. 


ID
1558105
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quando a falta de norma regulamentadora de uma previsão constitucional inviabilizar o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, pode o prejudicado ingressar em juízo com um

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 5º LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

  • De acordo com o art. 5, LXXI, da CF/88, conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. Portanto, correta a alternativa C.

    RESPOSTA: Letra C
  • "Quando a falta de norma regulamentadora de uma previsão constitucional inviabilizar o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, pode o prejudicado ingressar em juízo com um "

    Art. 5º LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

  • A chave dessa questão é (Falta de norma regulamentadora).

  • Falta de norma regulamentadora = Mandado de injunção.

  • 2009 TAVA SÓ O MAMÃO 

  • Gabarito: Letra C

    É o que determina o art. 5º, LXXI,da Constituição Federal:

    Art. 5º.......... .

    .......

    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

    Ou seja, se um indivíduo perceber que omissão governamental está inviabilizando o exercício de seus direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania poderá utilizar-se do mandado de injunção.

  • Falta de norma regulamentadora-Mandado de injunção.


ID
1558108
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação ao sigilo de correspondência, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art 5º, XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996)


  • De acordo com o art. 5, XII, da CF/88, é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Portanto, a interceptação telefônica deve ocorrer por ordem judicial. Incorreta a alternativa B ao afirmar possibilidade de ordem do MP e incorreta a alternativa E ao mencionar a autoridade policial. Correta a alternativa D, já que pode ser feita para investigação criminal ou instrução processual. O juiz não depende de representação do Delegado de Polícia, incorreta a alternativa C.

    Conforme posicionamento do STF, “Encontro fortuito de prova da prática de crime punido com detenção. (...) O STF, como intérprete maior da CR, considerou compatível com o art. 5o, XII e LVI, o uso de prova obtida fortuitamente através de interceptação telefônica licitamente conduzida, ainda que o crime descoberto, conexo ao que foi objeto da interceptação, seja punido com detenção." (AI 626.214‐AgR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 21-9-2010, Segunda Turma, DJE de 8-10-2010.) No mesmo sentido: HC 83.515, Rel. Min. Nelson Jobim, julgamento em 16-9-2004, Plenário, DJ de 4-3-2005. Vide: HC 102.304, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 25-5-2010, Primeira Turma, DJE de 25-5-2011. Incorreta a alternativa A.

    RESPOSTA: Letra D






  • Professora do QC - Priscila Pivatto 

     

    De acordo com o art. 5, XII, da CF/88, é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Portanto, a interceptação telefônica deve ocorrer por ordem judicial. Incorreta a alternativa B ao afirmar possibilidade de ordem do MP e incorreta a alternativa E ao mencionar a autoridade policial. Correta a alternativa D, já que pode ser feita para investigação criminal ou instrução processual. O juiz não depende de representação do Delegado de Polícia, incorreta a alternativa C.

    Conforme posicionamento do STF, “Encontro fortuito de prova da prática de crime punido com detenção. (...) O STF, como intérprete maior da CR, considerou compatível com o art. 5o, XII e LVI, o uso de prova obtida fortuitamente através de interceptação telefônica licitamente conduzida, ainda que o crime descoberto, conexo ao que foi objeto da interceptação, seja punido com detenção." (AI 626.214‐AgR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 21-9-2010, Segunda Turma, DJE de 8-10-2010.) No mesmo sentido: HC 83.515, Rel. Min. Nelson Jobim, julgamento em 16-9-2004, Plenário, DJ de 4-3-2005. Vide: HC 102.304, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 25-5-2010, Primeira Turma, DJE de 25-5-2011. Incorreta a alternativa A.

    RESPOSTA: Letra D

  • Sem querer polemizar,  mas a letra A também está correta, pois, de acordo com a lei 9.296/96, não cabe interceptação quando o crime é apenado,  no maximo,  com detenção. A contrário sensu, somente cabe para crimes apenados com reclusão. Vejamos:

     

    Lei 9296/96

    Art. 2° Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipóteses:

    III - o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.

  • Oi Aline, deixa eu só corrigir uma coisa no seu comentário.


    Não é "só a policia judiciária que faz a quebra do sigilo" por isso a alternativa A está errada, a polícia judiciária é a polícia civil. O juiz é quem autoriza essa ação.

    Cuidado.


    Prossigamos.

  • Aline, polícia judiciária não faz quebra de sigilo telefônico só o juiz. 

  • Juiz faz a quebra. As CPI's podem fazer quebra de sigilo bancário e fiscal.

    • Tem que haver: motivo, pedido e autorização.

    • Crimes punidos com Reclusão.

    • Pedido ou Requisição:

    Delegado ---> Juiz (durante o IP).

    Delegado ---> MP (durante a Ação Penal).

    " A conversa com B e C grava sem que nenhum saibam".


ID
1558111
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O art. 5º, inciso XI, da Constituição Federal, determina que a casa é o asilo inviolável do indivíduo, nela ninguém podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em algumas situações expressamente previstas na própria Constituição.


Pode-se dizer que NÃO está compreendido como domicílio (“ou casa”)

Alternativas
Comentários
  • O que é isso na assertiva E???

  • Questão extremamente confusa. Essa alternativa E não tem sentido.

  • Sinceramente, essa prova foi um tremendo fracasso em sua elaboração. 

  • Essa alternativa E é apenas uma pegadinha. Pois existe muitas pessoas pelo mundo, que vivem dentro de um trailler. 

  • Segundo o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Casa é entendido em um sentido amplo, englobando escritórios, oficinas, garagens e, em alguns casos, quartos de hotéis. O quarto de hotel deve estar sendo utilizado pelo indivíduo. Portanto, a alternativa B deverá ser assinalada. Veja-se decisão do STF:

    "Para os fins da proteção jurídica a que se refere o art. 5º, XI, da CF, o conceito normativo de ‘casa’ revela-se abrangente e, por estender-se a qualquer aposento de habitação coletiva, desde que ocupado (CP, art. 150, § 4º, II), compreende, observada essa específica limitação espacial, os quartos de hotel. Doutrina. Precedentes. Sem que ocorra qualquer das situações excepcionais taxativamente previstas no texto constitucional (art. 5º, XI), nenhum agente público poderá, contra a vontade de quem de direito (invito domino), ingressar, durante o dia, sem mandado judicial, em aposento ocupado de habitação coletiva, sob pena de a prova resultante dessa diligência de busca e apreensão reputar-se inadmissível, porque impregnada de ilicitude originária. Doutrina. Precedentes (STF)." (RHC 90.376, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 3-4-2007, Segunda Turma, DJ de 18-5-2007.)

    RESPOSTA: Letra B

  • Sinceramente, a questão está desatualizada.

      Tem súmula afirmando que quarto de HOTEL é  domicílio.


         

  • se o quarto do hotel está desocupado, como que se configura a invasão?

  • Mas a questão colocou o quarto de motel sem ser ultilizado.

     

    Cai nessa pegadinha.

  • Gab. B .............o quarto de hotel, quando não esteja sendo utilizado. 

     

    OBS: SE CASO ESTIVESSE SENDO UTILIZADO, CARACTERIZAVA-SE CRIME.

  • a) o apartamento em que o indivíduo resida com sua família. 

    b) o quarto de hotel, quando NÃO esteja sendo utilizado.

    c) a área destinada à administração e gerência de um bar ou restaurante. 

    d) o “trailler” que sirva de residência. 

    e) as alternativas “b” e “d” estão corretas.

     

    GAB: B

  • Pegadinha do malandro!

     

  • Deve se considerar casa como o próprio imóvel que serve para residência do indivíduo. Os
    trailers que servem como residência estão protegidos.

    Segundo o STF, o conceito de “casa” abrange:
    a) qualquer compartimento habitado;
    b) qualquer aposento ocupado de habitação coletiva;
    c) qualquer compartimento privado onde alguém exerce profissão ou atividade (área interna não acessível ao público);

  • as alternativas “b” e “d” estão corretas. logo na conjunção  so seria verdadeiro se as duas afirmações fossem verdadeiras, alternativa " B" Falso e alternativa "D" Verdadeiro (v e f = f) questão errada.

     

     

  • sem sentido...

  • Questão Dada...

  • Questão fácil.

  • tentaram induzir a erro, erraram...

    Foco PMMG2019

     

  • Se a B ta errada, como a E ta certa ????????

  • acertei, mas a banca errou ai. nd a ver a questão.

  • CASA = Qualquer compartimento fechado não aberto ao público.

  • CASA => possui sentido "amplo" (STF):

    • qualquer compartimento habitado;
    • qualquer aposento ocupado de habitação coletiva;
    • qualquer compartimento privado não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.
  • porque a E tbm não está errada?

  • A alternativa E está errada! Pois o quarto de hotel da alternativa B, que é o gabarito, não está habitado, que torna a questão errada! Então na alternativa E, somente D está correto.

  • GAB B

    E o prêmio de Examinador Gluglu ié ié do ano vai para... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK A letra E "

    as alternativas “b” e “d” estão corretas." KKKKKKKKKKKKKK Nunca vi isso na minha vida, double resposta kkkk

  • kkkkkkkkkkk

  • essa questão está totalmente errada!

ID
1558114
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O art. 5º, inciso XI, da Constituição Federal, determina que a casa é o asilo inviolável do indivíduo, nela ninguém podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em algumas situações expressamente previstas na própria Constituição.


Durante a noite, NÃO se pode ingressar na casa do indivíduo, sem o seu consentimento,


I. para cumprimento de ordem judicial.

II. para prestar socorro.

III. em caso da prática de crime em flagrante.

IV. em caso de desastre.

Somente está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito está incorreto. Resposta correta letra A

  • Gabarito seria alternativa A, não? 

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • Eu também marquei a letra A, mas entendi porque é a D

  • Questão ridícula, não testa meu conhecimento, pegadinha desse tipo não deveriam ser permitidas.

  • só pode ingressar na casa do indivíduo, sem o seu consentimento:

    para prestar socorro.

    em caso da prática de crime em flagrante.

    em caso de desastre. 

  • Durante a noite, NÃO se pode ingressar na casa do indivíduo, sem o seu consentimentoI. para cumprimento de ordem judicial - correto

    II. para prestar socorro - errado

    III. em caso da prática de crime em flagrante -  errado

    IV. em caso de desastre - errada

    Os incisos II, III e IV independem de consentimento.



  • SE PRESTA BEM ATENÇÃO VAI INTENDER

  • Durante a noite, NÃO se pode ingressar na casa do indivíduo, sem o seu consentimento, "I. para cumprimento de ordem judicial."

    Ou seja, nas demais hipóteses (II, III, IV) pode; por isso todos os itens seguintes estão errados.


  • Art 5 XI - A casa é asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante, delito, desastre ou para prestar socorro, OU DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL. 
    Ou seja, a alternativa I está CORRETA, ordem judicial nenhuma pode entrar em sua casa durante a NOITE. 
    Já as outras alternativas, são falsas. O gabarito está errado com certeza. 
  • De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, o cumprimento de ordem judicial só pode ser realizado durante o dia. É possível ingressar no período da noite para prestar socorro e em caso de flagrante delito ou desastre. Portanto, é incorreto afirmar que não se pode ingressar à noite nas hipóteses II, III, IV. 

    RESPOSTA: Letra D


  • questão orrivel elaboracao fraca


  • Horrível é seu português André.

      Deveria não, é letra A!

    Sem consentimento do morador pode adentrar  em caso de desastre e prestar socorro.

         A noite pode entrar a polícia em caso de flagrante de delito. Ou seja, um indivíduo que está sendo perseguído após cometer um ato delituoso, entra em  sua casa. A polícia vai esperar uma ordem judicial só pra entrar durante o dia? Kk aí é demais.

  • tbm acho !!


  • essa banca é podre


  • Alternativa corre LETRA "D".

    Tem gente fazendo confusão em uma questão muito simples, eu também errei, porém, por falta de ATENÇÃO. 

    QUESTÃO:

    Durante a noite, NÃO se pode ingressar na casa do indivíduo, sem o seu consentimento, 

    I. para cumprimento de ordem judicial.  NÃO se pode ingressar na casa do indivíduo, sem o seu consentimento, 

    II. para prestar socorro. PODE!

    III. em caso da prática de crime em flagrante. PODE!

    IV. em caso de desastre. PODE!

    Somente está INCORRETO o que se afirma em.

    Sem mais delonga, quero concluir dizendo o seguinte: a primeira parte do enunciado pergunta o que "não se pode", e a segunda parte (em negrito), pergunta o que está INCORRETO, logo, as alternativas incorretas são as que pode, ou seja, II, III, IV. Espero ter sanado a dúvida.

  • Essa banca e hipocrita Kylo Concurseiro...

    Pois nessa questão a parte de cima diz uma coisa, já a de baixo vem e diz outra. E como se fosse uma questão com dois enunciados.

    Letra D

  • gabarito "D" 

    falta de atençao de quem sabia o assunto e errou!

  • a rsposta certa életra (A) nao pde entrar para cumprir mandado judicial.

  • olá , essa questão faz com que a gente entenda que ela pede a unica opção certa de acordo com o que a gente estuda ,opção (A) e dar uma outra resposta !!!

  • Questão ridícula...

     

  • A alternativa (A) é a única verdadeira, pois durante à noite não se cumpri ordem judicial, portanto as demais estão erradas.

    A questão pede as assertivas INCORRETAS.

    Resposta letra (D)

    Questão maliciosa.

  • Essa garantia constitucional compreende:

    . consultórios,

    . pousadas, hotéis e motéis,

    . casas de veraneio,

    . complementos da habitação (jardins, pátios, quadras de esporte, quintais, garagens, etc)

    . escritórios de empresas comerciais, etc. 

  • Pegadinha da gota serena!

    Palmas para o examinador. É bom errar uma dessas pra prestar mais atenção.

     

  • Não entendi o motivo dessa questão ser a D! Marquei obra A.

  • Quando vejo questões assim, lembro da matemática e troco a palavra pelo seu valor. NÃO =  menos ( - ) .  SIM = mais ( + )

    Duas negativas ("não" e "incorreta") viram uma positiva (correta), porque menos ( - ) com menos ( - ) dá mais ( + ).

  • Questão muito simples de ser resolvida, mas ao mesmo tempo é preciso muita atenção para não errar.


    GAB: D

  • Gabarito D, porém essa banca é a mais maldosa que conheco velho. Isso é mais questão interpretativa à conhecimento de constitucional...

  • A questão é muito favil, porem o enunciado faz uma confusão imença na nosas cabeças, no final não sabemos se ele esta pedindo a certa ou a errada kk

  • "Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes..."

     

  • KKKKK. meu caso foi esse !!
    Só sei que nada sei .

  • Num sei, só sei que foi assim..."

     

  • Ele diz na questão, que NÃO se pode entrar em todas as alternativas, na hora, embaraça tudo na leitura, mais sabendo da resposta, da para procurar o entendimento do Gabarito D

  • De acordo com o art. 5, XI, da CF/88, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Portanto, o cumprimento de ordem judicial só pode ser realizado durante o dia. É possível ingressar no período da noite para prestar socorro e em caso de flagrante delito ou desastre. Portanto, é incorreto afirmar que não se pode ingressar à noite nas hipóteses II, III, IV. 

    RESPOSTA: Letra D

  • A questao diz o seguinte: mesmo com ou sem o consentimento do morador pode adentrar nessas formas prevista na constituição. 

    II. para prestar socorro.

    III. em caso da prática de crime em flagrante.

    IV. em caso de desastre. 

    indenpende de consentimento do morador.nesta situação
     

  • me*da de redação capiciosa,enrola no enunciado e dps pede a INcorreta

  • NADA SEI.... KK

  • Choradeira nos comentários

  • Questão mais de português do que de Direito Constitucional mas estava fácil essa pegadinha. 

  • Pqp...

  • Fácil dedução: No período noturno, não é possível o ingresso para cumprimento de ordem judicial, logo está correto! Portanto, as incorreções estão apresentadas na letra “D”:

    II. para prestar socorro.

    III. em caso da prática de crime em flagrante.

    IV. em caso de desastre.

  • ai dento

  • Questão linda, pra preparar o concurseiro!!!

  • Não prestar atenção, CAI

  • quem caiu em 2020 deixa o gostei! não precisa deixa o comentario de ensinamento nessa kkkkkk

  • Pegadinha desgraçadaaaaa

  • essa é uma daquelas questões que buga a mente

  • Aquela questão que você sabe a resposta, porém, a pergunta lhe induz ao erro

    ....

  • Parece questão de raciocínio logico!

    A negação da negação

  • Essa questão não mede conhecimento, apenas faz candidato preparado se igualar aos demais. :)

  • Quem é a Cespe perto dessa banca ai.

  • É pegadinhaaaaaaa hehe

  • pegadinha, questão maldosa
  • Questão de raciocínio lógico? Aff.

  • fácil,porem pra quem é desatento hahha gostei

  • Negação da negação -> ~(~p) = p

  • Questão com a pegadinha mais pegadinha que já vi

  • Só sei que nada sei

  • Do nada me deu tela azul

  • questão fácil! agora se dormir no ponto erra a questão rsrssr.

  • Só errei por que não entendi a questão, a pergunta, o português. Mas o conhecimento sobre esse assunto eu tenho.

  • ainda estou aqui sem entender kkkk
  • Poxa que questão chata, errei tbm !!! kkkk


ID
1558117
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O suspeito da prática de um crime que é conduzido até uma Delegacia de Polícia

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 5, LXIII, da CF/88, o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado. Portanto, o preso não está obrigado a responder as perguntas que lhe forem formuladas, não podendo o seu silêncio ser interpretado em prejuízo de sua defesa. Correta a alternativa C.

    RESPOSTA: Letra C



  • FACIL ESSA EM (C)

  • Art.5º LXIII - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;

  • Questão desatualizada ...

    STJ- HC 130590 (2010)

  • Questão desatualizada ...

    STJ- HC 130590 (2010)

    Porém a questão foi feita em 2009...


ID
1558120
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Súmula Vinculante 25

    É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito


  • Questão desatualizada. Somente admitisse a prisão civil por inadimplento voluntário e inescusável de pensão alimentícia. A convenção Americana de direitos humanos aboliu a prisão civil do depositário infiel!

  • Tiago e Wilson, apesar de nosso STF considerar ilícita a prisão civil de depositário infiel, nossa Constituição Federal permanece prevendo  essa possibilidade, assim como a prisão por dívida alimentícia, e é isso que a questão pergunta.


    CF. Art. 5º. LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

  • Entendo, Fagner. Mas, a questão poderia citar que era conforme a CF. Entretanto, creio que a questão esteja realmente desatualizada, visto que, ela é de 2009. O STF já tinha o entendimento que era descabível a prisão cível do depositário infiel desde de 2008 e através da súmula vinculante 419-STJ que foi publicada no dia 11/03/2010 veio pacificar esse entendimento. 

  • Do depositário infiél, não é possível. http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1672904/o-fim-da-prisao-civil-do-depositario-infiel

  • De acordo como art. 5, LXVII, da CF/88, não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel. Portanto, correta a alternativa D e incorretas as demais.

    RESPOSTA: Letra D



  • Questão passivel de anulação na época de sua elaboração.

  • Apesar de existir uma súmula do STF, vocês tem que entender que a banca da UPE só pede em suas questões LETRA DE LEI. Se vocês forem no inciso LXVII CF, vai está lá "...de obrigação alimentícia e a do depositário infiel..." , ou seja, está correta a questão e não é passível de recurso.

    Agora se você for para bancas, como  por exemplo, a mais famosa, CESPE, pode ter certeza, que se existir uma súmula da súmula da súmula, denominada súmulazinha, inscrito em letra pequena no final, ela vai cobrar kkkkk. #ficadica

  • Letra de lei.

    CF/ Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;


ID
1558123
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ainda que os meios de comunicação tenham a função de informar, há limites jurídicos que devem ser sempre observados. Nesse sentido, havendo excessos e abusos na exibição de imagem poderá haver reparação civil de dano. Incorreta a alternativa A, que exclui qualquer hipótese de reparação.

    Entende-se que é legítima a exposição da imagem daquele contra quem foi expedido mandado de prisão e não foi localizado em seus endereços, até que a prisão se concretize. Correta a afirmativa B.

    A República brasileira é fundamentada pela dignidade da pessoa humana e aos presos são garantidos direitos individuais. Dentre eles, obviamente, ser chamado pelo nome. Não se trata de um campo de concentração nazista, onde toda a humanidade era retirada dos prisioneiros. Incorreta a alternativa C.

    O preso desfruta de direitos fundamentais, dentre eles, o direito de receber visitas. Incorreta a alternativa D.

    O ordenamento jurídico brasileiro não admite direitos absolutos. Os direitos individuais devem ser harmonizados diante de conflitos em casos concretos. Incorreta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra B

  • É legítima a exposição da imagem daquele contra quem foi expedido mandado de prisão e não foi localizado em seus endereços, até que a prisão se concretize. Quem assiste o Balanço Geral sabe que está CORRETA!

  • Errei hahahahhahaha

  • pessoal acredito que a acertava quis dizer que o mandado de prisão, resume em procurado .so lembra das fotos de procurado que são coladas no poste . e algo simples mais e só assimilar
  • Ainda que os meios de comunicação tenham a função de informar, há limites jurídicos que devem ser sempre observados. Nesse sentido, havendo excessos e abusos na exibição de imagem poderá haver reparação civil de dano. Todavia, é legítima a exposição da imagem daquele contra quem foi expedido mandado de prisão e não foi localizado em seus endereços, até que a prisão se concretize, tendo-se em atenção ao princípio do 'in dubio pro societat'.

    Gab: "B"

  • Bem! devemos esclarecer que a Lei 13.869/19, faz a tipificação da conduta de quem, DOLOSAMENTE, e de forma especial, aquele que CONSTRANGE O PRESO OU DETENTO, EXIBINDO E TER SEU CORPO EXIBIDO À CURIOSIDADE PÚBLICA, OU SEJA, MOSTRA FOTOS DE CRIMINOSS, COMO TAMBÉM, DIVULGA GRAVAÇÃO, TRECHO SEM RELAÇÃO COM A PROVA, EXPONDO A INTIMIDADE OU A VIDA PRIVADA, FERINDO A HONRA/IMAGEM DE INVESTIGADO OU ACUSADO, inclusive, antecipar a CULPA/ACUSADO PELO CRIME, POR MEIO DE REDES SOCIAIS, ANTES DE CLOCLUIDAS O CONTRADITÓRIO E SUA FORMALIZAÇÃO JUDICIAL

    SALIENTAR QUE EXISTE O DOSO ESPECIFICO PARA ESSE CRIME, no qual encontra-se descrito no Art. 1º, e diz: Esta Lei define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, que, no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído.

    § 1º As condutas descritas nesta Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal.

    Art. 28Divulgar gravação ou trecho de gravação sem relação com a prova que se pretenda produzir, expondo a intimidade ou a vida privada ou ferindo a honra ou a imagem do investigado ou acusado:

    Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

    Art. 38. Antecipar o responsável pelas investigações, por meio de comunicação, inclusive rede social, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação:        

    Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

    Art. 13. Constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a:

    I - exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública;

    ...

    ...

    Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, sem prejuízo da pena cominada à violência.


ID
1558126
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O princípio constitucional em decorrência do qual NÃO se admite a pena de morte no Brasil é o princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Princípio da humanidade - Princípio segundo o qual o objetivo da pena não é o sofrimento ou a degradação do apenado. O Estado não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico-psíquica do condenado.


    http://www.jusbrasil.com.br/topicos/291045/principio-da-humanidade


    Bons estudos.

  • Resposta E 

    Questão muito fácil, adoraria se estivesse ela na minha prova, rsrs.

  • "Princípio da humanidade - Princípio segundo o qual o objetivo da pena não é o sofrimento ou a degradação do apenado. O Estado não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico-psíquica do condenado."

  •  Não adianta, essas  organizadoras como a upenet  não têm competência para elaboração em direito.

  • O art. 5, XXXIX, da CF/88, estabelece que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Trata-se da reserva legal. Incorreta a alternativa A.

    De acordo com o art. 5, LV, da CF/88, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Portanto, as alternativas B e C não dão origem à inadmissibilidade da pena de morte. 

    O princípio favor rei está relacionado à presunção de  inocência e de in dúbio pro reu. Dispõe o art. 5, LVII, da CF/88, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Incorreta a alternativa D. 

    Segundo o art. 5, XLVII, da CF/88, não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados; d) de banimento. A vedação à pena de morte decorre da dignidade da pessoa humana ser um dos fundamentos da República brasileira. Correta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra E





  • Temos que lembrar que a pena de morte e admitida em caso de guerra declarada, em outra hipotese não!

     

    Fé em Deus!

  • O Princípio da Reserva Legal ou princípio da Legalidade Penal determina que só será considerada como Infração penal a conduta prevista como tal na Lei.

    Pode ser principio da humanidade... mas e o princípio da reserva legal? ignora-se?

    ridículo...

  • Ne vdd a pena de morte é admitida no Brasil! Só para lembrar...

  • Pena de morte é admitida em casos de guerra e será por fuzilamento. 

  • Nunca tinha visto esse principio, nem na bibliografia de Vicente...

     

    UPE sendo UPE

  • A vedação à pena de morte decorre da dignidade da pessoa humana ser um dos fundamentos da República brasileira.

    Questão dada. Quanto mais gente se inrrita com esse tipo de questão, mais eu vejo que não existe tantos concorrentes assim...

  • XLVII - não haverá penas:(PRINCIPIO DA HUMANIDADE DAS PENAS)

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    c) de trabalhos forçados;

    d) de banimento;

    e) cruéis;

  • GAB E

    Só lembrar da DUDH e da CIDH pacto de São José da Costa Rica, que a todo custo fala sobre não ter a pena de morte, ou aos países que decidirem manter seguir pelo menos as regras. Direitos Humanos = Humanidade


ID
1558129
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


A luta contra a poluição em favor da preservação do meio ambiente é mundial. Em todo o planeta, multiplicam-se as associações e grupos de pessoas conscientes de que, se não houver uma interrupção do processo poluidor e uma recuperação das zonas, tanto na terra, quanto no ar e no ambiente aquático, já devastados, o mundo se tornará inexequível dentro de muito pouco tempo.

O tema vem crescentemente ganhando adeptos e motivando a formação de uma consciência crítica em relação ao fenômeno, embora esteja ainda longe de poder produzir resultados compatíveis com as necessidades.

(Revista INTERIOR, Ano VII, Nº38, p. 11)


Após ler o texto I, analise as afirmativas abaixo.


I. Existe a preocupação ecológica, apenas para recuperar o meio ambiente terrestre.

II. Encontram-se, na terra, no ar e na água, as zonas poluídas a serem recuperadas.

III. A luta pela natureza abrange a defesa da terra, do ar e da água.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • recuperaçao da natureza (d)

  •  b) II e III.

  • que questão fácil

     


ID
1558132
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


A luta contra a poluição em favor da preservação do meio ambiente é mundial. Em todo o planeta, multiplicam-se as associações e grupos de pessoas conscientes de que, se não houver uma interrupção do processo poluidor e uma recuperação das zonas, tanto na terra, quanto no ar e no ambiente aquático, já devastados, o mundo se tornará inexequível dentro de muito pouco tempo.

O tema vem crescentemente ganhando adeptos e motivando a formação de uma consciência crítica em relação ao fenômeno, embora esteja ainda longe de poder produzir resultados compatíveis com as necessidades.

(Revista INTERIOR, Ano VII, Nº38, p. 11)


Todas as alternativas correspondem ao texto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • essa ta facil ne professor (A)

  • Questão mais de atenção. A primeira frase do texto é possível acertar. 

  • A luta contra a poluição em favor da preservação do meio ambiente é mundial.
    GAB : A


ID
1558135
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as proposições e seus argumentos.


I. “Há menas coisa para comprar hoje do que na semana passada”.

O vocábulo menos é invariável, sendo, portanto, considerada inadequada à norma padrão a seguinte construção: “Há menas coisa para ...”.

II. “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais”.

A vírgula foi utilizada para separar elementos que exercem a mesma função sintática.

III. “À sua volta, tudo lhe parece chorar: as árvores, o capim, os insetos”.

Os dois-pontos foram empregados para anunciar uma enumeração explicativa.

IV. “Só um ou outro menino usava sapatos; a maioria, de tamanco ou descalça”.

Na frase acima e na frase “Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro”, as expressões um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronomes adjetivos, exigem normalmente o verbo no singular.


A alternativa CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • I. O vocábulo menos é invariável... - CORRETO, pois não existe menas em nosso vacabulário.

    II. Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais - CORRETO, trata-se de mesma função sintática (enumeração).

    III. Os dois-pontos foram empregados para anunciar uma enumeração explicativa - CORRETO, a função do ( : ) abrir um diálogo em discurso, começar uma explicação ou enumeração.

  • um e outro rege sing / plural

  • GABARITO: D

    CUIDADO!

    "Mais de" um carro, "mais de" uma moto passaram.

    Sé houver a repetição, aí o verbo vai para o plural.

  • A arfimativa IV se encontra incorreta, pois as frases um ou outro e nem um nem outro NÃO exerce a função de ADJETIVO mas sim de ALTERNANCIA. Isso faz com que a alternativa correta seja a letra D


ID
1558138
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Anteponha aos períodos C ou E, consoante a concordância nominal esteja Certa ou Errada.


( ) Os documentos anexo devem ser guardados no armário à direita, pois são sigilosos.

( ) Apresento a você meu certificado de reservista, pois estou quites com o serviço militar.

( ) Exceto os dois policiais, todos foram presos como suspeitos.

( ) Encontrou, no lago, meio submersa a sapatilha de couro.


A sequência obtida foi a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • (E) Os documentos anexo devem ser guardados no armário à direita, pois são sigilosos.

    (E) Apresento a você meu certificado de reservista, pois estou quites com o serviço militar.

    (C) Exceto os dois policiais, todos foram presos como suspeitos.

    (C) Encontrou, no lago, meio submersa a sapatilha de couro

     

    Gab: D

  • quite com o serviço militar
    anexos os documentos .. 

  • GABARITO: LETRA D

    (E) Os documentos anexo devem ser guardados no armário à direita, pois são sigilosos. → O correto seria: Os documentos devem ser guardados ANEXOS.

    (E) Apresento a você meu certificado de reservista, pois estou quites com o serviço militar. → nesse caso, o termo "quite" é um adjetivo e concorda com o sujeito oculto (EU) → eu estou QUITE.

    (C) Exceto os dois policiais, todos foram presos como suspeitos.

    (C) Encontrou, no lago, meio submersa a sapatilha de couro. → advérbio, sendo, dessa forma, invariável.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • (C) Exceto os dois policiais, todos foram presos como suspeitos.

    PESSOAL, NESTE TRATA-SE DE UM PREDICATIVO SUJEITO OU LOCUÇÃO VERBAL?

  • (C) Exceto os dois policiais, todos foram presos como suspeitos.

    PESSOAL, NESTE TRATA-SE DE UM PREDICATIVO SUJEITO OU LOCUÇÃO VERBAL?


ID
1558141
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a norma culta da língua portuguesa sobre a regência verbal, analise as afirmativas abaixo.


I. Haviam muitos problemas para resolver.

II. Hão de existir leis que protejam os mais fracos de fé.

III. Hão de haver leis que protejam os mais fracos.

IV. Podem haver seres viventes em outros planetas.


Houve falhas de regência verbal nas afirmativas

Alternativas
Comentários
  • letra  A  o gabarito. 

  •  PODE ou PODEM HAVER CONSEQUÊNCIAS?

    O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular.

    Há muitos caminhos a percorrer.” (haver existir)

    Houve várias intercorrências neste percurso.” (haver ocorrer)

    Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: pode haver consequências”.

    “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”

    “Os diretores de operadoras de TV afirmam que deve haver muitos cancelamentos de assinatura por causa da crise econômica.”

    “Em razão da pandemia de coronavírus e do anseio por se descobrir a cura, está havendo muitas pesquisas em diferentes partes do mundo.

  • Numa locução verbal formada por verbos modais (quererprecisarpoderdever e etc.) a  ocorre obrigatoriamente entre o verbo modal e o sujeito ao qual está ligado. Nesse caso, somente o verbo modal deve concordar em número e pessoa com o seu sujeito.

    Exemplo:

    1. Nós não devemos assinarmos o documento antes de o ler. [Inadequado]
    2. Nós não devemos assinar o documento antes de o ler. [Adequado]


ID
1558144
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta erro de ortografia.

Alternativas
Comentários
  • Mila, o erro da letra B não é o porquê. Neste caso ele é um substantivo precedido de artigo. O erro está na palavra "prazeirosamente". A palavra prazerosamente origina-se de "prazer" e não de "praizer". PraZEIrosamente não existe.

    O erro da letra C está na paravra "meretíssimo", o correto é "meritíssimo"

  • Mila, é melhor ficar calada,

     

  • O novo diretor será empossado derrepente
    O novo diretor será empossado de repente  (de é uma preposição e repente, um substantivo. Juntos, formam um advérbio de modo)
     

    Ela agiu prazeirosamente e não quis dizer o porquê
    Ela agiu prazerosamente e não quis dizer o porquê   (vem de prazer. Por isso, não é possível dizer prazeirosamente)
     

    O meretíssimo solicitou que fechassem o abrigo imediatamente
    O meritíssimo solicitou que fechassem o abrigo imediatamente  (de muito mérito. Se vem de mérito, não pode ser "mere", e sim "meri")
     

    Sempre foi um impecilho aquela cadeira de rodas
    Sempre foi um empecilho aquela cadeira de rodas    (aquilo que empece; que atrapalha)
     

    O requerimento do aluno foi deferido   (deferido - despachado; concedido. Não confundir com diferir, que significa diferenciar)

  • Banca safada!! por isso sempre leia todas as alternativas.

  • Mila excluiu o comentário kk

  • GABARITO: E

    a) O novo diretor será empossado derrepente.

    De repente;

    b) Ela agiu prazeirosamente e não quis dizer o porquê.

    Prazerosamente;

    c) O meretíssimo solicitou que fechassem o abrigo imediatamente.

    Meritíssimo;

    d) Sempre foi um impecilho aquela cadeira de rodas.

    Empecilho

    e) O requerimento do aluno foi deferido.


ID
1558147
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Faça a correspondência entre as colunas, preenchendo CORRETAMENTE as lacunas.


Rodrigo, você fez isso, ..................? 1. por que

Foram muitas as dificuldades ............. passei. 2. porque

Não ficamos sabendo o ................ da resposta. 3. porquê

Estamos muito felizes ................você venceu. 4. por quê


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • porque=pois

    por que= pelo qual(motivo, razão)

    porquê= substantiva ( pronome / artigo)

    por quê= final de frase

    resposta:letra A

  • Alguem tem um jeito mais facil para memorizar o uso dos porques???

  • Andre Guerra , são 4 regras, escolhe duas (ja que essa banca permite soluções por eliminação) pra aprender e cria uma música de duas linhas (cada linha uma regra). 

     

  • porque= justificativo

    por que= motivo ou razão

    porquê=precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.

    por quê= final de frase.

    Se você decorar isso, já é o bastante.

  • porque= justificativo

    por que= motivo ou razão

    porquê=precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.

    por quê= final de frase.

    Se você decorar isso, já é o bastante.

  • POR QUE - pergunta

    exemplo: por que foi embora ?

    PORQUE - resposta

    exemplo: porque choveu.

    POR QUÊ - pergunta em fim de frase

    exemplo: você saiu por quê ?

    PORQUÊ - indica motivo/razão

    exemplo: você sabe o porquê disso.


ID
1558150
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dadas as afirmações de que o plural de


1. corrimão pode ser corrimãos ou corrimões.

2. segunda-feira é segundas-feiras.

3. gravidez é gravidezes.

4. bem-te-vi é bem-te-vis.


constatamos que está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • corrimão=corrimãos e corrimões ( substantivo terminado em ão = ões e ãos

    gravidez=gravidezes ( substantivo terminado em Z:acrescenta ER

    segunda-ferira= segundas-feiras (numeral + substantivo:os dois se flexiona)

    bem-te-vi=bem-te-vis (segundo elemento não for uma preposição, só o último irá para o plural)

    resposta:letra E

  • Upe é ruim d+

    Gravidezes nem sabia que existia...

    Porém aprendi outra lição se você sabe que as outras estão certas marque todas

  • mds kkkk gravidezes - musu -  


ID
1558156
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a função predominante no fragmento abaixo.


Deus, ó Deus, onde estás que não respondes?

Em que mundo, em que estrela tu te escondes

Embuçado nos céus?

Há dois mil anos te mandei meu grito,

Que embalde desde então corre o infinito ...

Onde estás, Senhor Deus?

(Castro Alves)

Alternativas
Comentários
  • Função Apelativa .

  • b) Função apelativa. 

     

     

    Função conativa ou apelativa -  Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.

  • procurando questão UPENET kkkkkkkkkk PMPE2018

     

  • questões da UPENET cadê vocês kkk...

  • A função conativa ou apelativa é aquela em que a ênfase está no emissor (interlocutor). Com a intencionalidade de persuadir, convencer, vemos, estruturalmente, a presença de verbos no modo , os quais têm intenção de indicar a forma como o outro deve agir.

    Podemos verificar a ocorrência desse tipo de função em textos de caráter publicitário, discursos políticos e religiosos, e também em . Assim, quando o emissor (locutor) tenta influenciar o receptor (interlocutor), certamente estamos diante da função conativa ou apelativa.


ID
1558159
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos disse a Renato que era capaz de acertar um número que ele pensasse, fazendo, apenas, 4 perguntas. Renato achou graça e disse: pensei em um número. Então, Carlos disse: some ao número pensado o número 5, multiplique a soma por 3 e subtraia 10 do produto. Informe o resultado das operações, e Renato afirmou 80. Carlos, então, informou corretamente o número que Renato havia pensado. O produto dos algarismos do número que Renato pensou é igual a

Alternativas
Comentários
  • Vamos chamar o número que Renato pensou de "x", assim:

    1) some ao número pensado o número 5:

    x + 5

    2) multiplique a soma por 3:

    3(x + 5)

    3) subtraia 10 do produto

    [3(x + 5)] - 10

    Assim, sabendo que Renato disse que o resultado dessas operações era 80:

    [3(x + 5)] - 10 = 80

    3x + 15 - 10 = 80

    3x = 75

    x = 25


    Logo, o produto dos algarismos do número que Renato pensou é igual a:

    2 * 5 = 10


    Resposta: Alternativa C.
  • 3.(x+5)

    3x+15-10=80

    3x+5=80

    3x=80-5

    x=75/3

    x=25

    o produto 2.5=10 

    GAB: C

  • eu resolvi fazendo ao contrário ele disse subtraia 10, ai vc soma de 80 passa pra 90, ele diz mutiplique por 3, eu divido por 3, 90/3 = 30, ele diz some 5 aí eu diminuo 5 30-5 =25, 2x5=10 alô você


ID
1558162
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sr. Jairo tem três filhos: Pedro, Carlos e José. A razão entre as idades de Pedro e Carlos é 1/3 nessa ordem, e a razão entre as idades de José e Carlos é 1/2. Sabendo-se que a soma das respectivas idades é 99 anos, é correto afirmar que a soma dos algarismos da idade de Carlos é

Alternativas
Comentários
  • P + C + J = 99

    P/C = 1/3  =  3P=C

    J/C = 1/2  =  2J=C
    Observamos que as duas equaçoes acima possuem o mesmo resultado.
    Entao, 2J = 3P
    ______________________
    Com essas 4 equaçoes acima eu posso resolver:

    J = 99 - C - PJ = 99 - 3P - P      ou   J = 99 - 2J - P
    Vou escolher a primeira acima

    J = 99 - 3P - PJ = 99 - 4P
    Ja descobri quem eh J
    2J = 3P
    2 *(99-4P) = 3P
    198 - 8P = 3P
    198 = 3P + 8P
    198 = 11P
    198/11 = P
    P = 18
    Pedro = 18 anos

    Vamos em frente

    J = 99 - 4P
    J = 99 - 4*18
    J = 99 - 72
    J = 27

    Jose = 27 anos

    3P = C
    3*18 = C
    54 = C

    Carlos = 54 anos
    5 + 4 = 9 (ALTERNATIVA CORRETA LETRA "A")


  • P + C + J = 99P/C = 1/3  =  3P=C

    J/C = 1/2  =  2J=C

    Observamos que as duas equaçoes acima possuem o mesmo resultado.

    Entao, 2J = 3P
    ______________________

    Com essas 4 equaçoes acima eu posso resolver:


    J = 99 - C - PJ = 99 - 3P - P      ou   J = 99 - 2J - P

    Vou escolher a primeira acima


    J = 99 - 3P - PJ = 99 - 4P

    Ja descobri quem eh J

    2J = 3P

    2 *(99-4P) = 3P

    198 - 8P = 3P

    198 = 3P + 8P

    198 = 11P

    198/11 = P

    P = 18

    Pedro = 18 anos


    Vamos em frente


    J = 99 - 4P

    J = 99 - 4*18

    J = 99 - 72

    J = 27


    Jose = 27 anos


    3P = C

    3*18 = C

    54 = C


    Carlos = 54 anos

    5 + 4 = 9 (ALTERNATIVA CORRETA LETRA "A")

  • O primeiro comentario ficou desformatado kkk

  • Carlos é "x"

    Pedro é "1/3 de x"
    José é "1/2 de x"
    a soma das respectivas idades é igual a 99 então:
    x+1/3x +1/2x =99 -> tira-se o mmc entre 3 e 2, que é 6.
    6/1=6*x=6x, 6/3=2*1x=2x, 6/2=3*1x=3x, 6/1=6*99=594
    Como os denominadores são iguais, posso eliminar o "6".
    então ficou a seguinte equação: 6x+2x+3x=594 -> 11x=594 -> x=594/11 = 54
    5 + 4 = 9. Letra A
  • Chamando as idades de Pedro, Carlos e Jose de respectivamente X, Y e Z, temos:

    1) A razão entre as idades de Pedro e Carlos é 1/3 nessa ordem;

    X/Y = 1/3 → X = Y/3

    2) A razão entre as idades de José e Carlos é 1/2;

    Z/Y = 1/2 → Z = Y/2

    3) A soma das respectivas idades é 99 anos;

    X + Y + Z = 99

    Substituindo  1), 2) e 3) na equação acima para encontrarmos a idade de Carlos:

    Y/3 + Y + Y/2 = 99

    (2Y + 6Y + 3Y) / 6 = 99

    11Y = 594

    Y = 54 (Idade de Carlos)

    Assim:  5 + 4 = 9


    Resposta: Alternativa A.
  • eu fiz uma conta doida aqui kkkk

    Paulo = 1/3

    Carlos =1/3

    Jose =1/2

    Carlos=1/2

    3+3+2+2= 10

    99/10

    resposta =9.9   (9)

    sei que é loucura mais colou kkkk

  • P= Idade de Pedro ; C= Idade de Carlos e J= Idade de José

    P/C= 1/3 => P=1/3C

    J/C=1/2 => J=1/2C

    C+C/3+C/2=99  => 6C+ 2C+ 3C= 6x99= C=54

    5+4=9

     

  • UIrei fazer bem detalhado para quem nãoa tem muita noção .

    P+C+J=99

    (P)-PEDRO -- sobre--- (C)-CARLOS = 1/3 (1 sobre 3)   >>>> (Px3 & Cx1 ) > 3p=c  >> (isolar o "P") > P=C/3 (C sobre 3)
    (J)- JOSE     --sobre--- (C)-CARLOS = 1/2 (1 sobre 2)   >>>>(Jx2 & Cx1)    > 2p=c >> (isolar o "J") > J=C/2 (C sobre 2)
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    agora vamos substituir : 
     P+C+J=99
    C/3+C+C/2=99     OBS: não esquecer que os numeros estão em baixo das letras .
    agora soma 3+1+2=6   
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    LOGO :

    6/3= 2 x1= 2c ou seja , o 6 somado, divide por 3 e depois mutiplica pelo numero 1 que acompanha a letra "C"

    6/1=6 x1= 6c Ou seja, o 6 somado divide por 1 e depois multiplica por 1 que acompanha a letras "C"

    6/2 = 3 x1= 3c Ou seja, o 6 somado divide por 2 e depois multiplica por 1 que acompanha a letra "C"
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    LOGO:

    2c+6c+3c/6=99 Ou seja os numeros somados e multiplicados por 6 ficam sobre 6.

    11c/6 = 99   Ou seja soma os numeros acompanhados com "C" sobre 6. LOGO:

    c=99x6 /11 Ou seja  o 6 que estava dividindo , passa multiplicando >>> o 11 que estava multiplicando com o "C" passa dividindo.
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    LOGO:

    99x6/11= 
    99x6= 594
    594/11= 54 
    5+4 = 9
     

  • NÃO ENTENDI NADA KKK

  • Fiz de uma forma simples, galera

    Carlos tem o triplo da idade de Pedro

    e José tem metade da idade de Carlos

    A soma das idades é 99

    Logo

    Pedro 18

    Carlos 54

    José 27

    Esta soma dá 99

    E a soma dos algarismos da idade de Carlos é 9

  • Fiz de uma forma simples, galera

    Carlos tem o triplo da idade de Pedro

    e José tem metade da idade de Carlos

    A soma das idades é 99

    Logo

    Pedro 18

    Carlos 54

    José 27

    Esta soma dá 99

    E a soma dos algarismos da idade de Carlos é 9

  • Fui testando nas questões: COMECEI PELA A) 9 {1+8 , 2+7 , 3+6 , 4+5 , 5+4.} [18] CARLOS , 1/3 DE CARLOS É PEDRO LOGO [6] E METADE DE CARLOS É JOSÉ LOGO [9] . SOMANDO TUDO ( 18+6+9=31) LOGO É UM NUMERO MUITO MAIOR QUE 18. VAMOS PRO ULTIMO (5+4) 54 ANOS (CARLOS= 54 ) 1/3 disso é Pedro , logo (54/3 = 18 ), e Metade de Carlos é José ,logo (54/2 = 27) SOMANDO TUDO 54+18+27= 99. GABARITO , NEM PRECISEI IR PARA AS PRÓXIMAS.

ID
1558165
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos e Pedro são alunos muito aplicados em matemática. Certo dia, Carlos perguntou a Pedro se ele sabia resolver a seguinte questão: Determine o algarismo das unidades do número (8325474) 642 . Pedro resolveu o problema, chegando ao resultado correto. Qual foi o resultado a que Pedro chegou?

Alternativas
Comentários
  • Temos que encontrar a unidade do número (8325474)642, assim:


    (8325474)642 = (8325474)(2.3.107) 

    Utilizando apenas a unidade do número 8325474:

    4(2.3.107) = (4²)(3.107) = 16(3.107) = (16³)107 = 4096107.... e assim por diante.

    Logo, percebemos uma "lei" ao executarmos os cálculos, assim ao elevarmos 4096 a 107, também encontraremos um número cuja unidade é 6. Então, o resultado a que Pedro chegou foi 6.


    Resposta: Alternativa D.
  • Difícil

     

  • Quem sabe a resolução?

  • Solução

    Se a e n são inteiros positivo a^n = a. a. a. a. . . a( n vezes)

    Toda potência de um número inteiro e positivo, cujo algarismo das unidades é 4, tem como

    algarismo das unidades 6 ou 4

    Exemplo (14)^1 = 14,

    (14)^2 = 196,

    (14)^3 = 2744,

    (14)^4 = 38416, . . .

    Pelo que foi exposto teremos:.

    (8325474)^1 = .8325474 (4 algarismo das unidades)

    (8325474)^2 = (8325474)(8325474) = . . . . . . .. . . . . . ... . . . . . . 6 (algarismo das unidades)

    (8325474)^3 = (. . . . . .... . . . . . .. . . .. .. . 6).(8325474) = . . . . ... . .. .. .4 (algarismos das unidades)

    (8325474)^4  =( . . . ........... . . . .. .. .... ........ .. ..4)(8325474) = . . . .. .. .. . ... . . .. .. . 6 (algarismos das unidades)

    Verificamos que se o expoente é ímpar o algarismo das unidades é 4 e se o expoente é par o algarismo das unidades é 6. Como 642 é par o algarismo das unidades dé (8325474)^642 é 6.

  • Só é elevar o último número da sequência pelo último numero do expoente, ou seja, 4^2=16, logo o número que ficará na casa das unidades é o 6.

    resposta letra "d".

     


ID
1558168
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para construir sua casa de praia, Fernando contratou a Construtora More Bem. No contrato, ficou estabelecido que a casa seria entregue em 8 meses, e, se a construtora não cumprisse o prazo, estaria sujeita à multa proporcional ao tempo de atraso. O setor de execução de obras da empresa verificou que, para cumprir o contrato, seriam necessários 20 operários com jornada diária de 6 horas. Seis meses após o início da obra, 5 operários foram demitidos, e a Construtora resolveu não contratar mais operários e concluir a obra com os restantes, aumentando a carga horária destes. Para cumprir o contrato, é CORRETO afirmar que a carga horária passou a ser de

Alternativas
Comentários
  • Até o sexto mês, já foram cumpridos 6/8 da obra e, portanto, faltam 2/8 da obra, que é o mesmo que 1/4. 

    Aplicando uma regra de três composta:

    Operários(unidades)   |    Jornada diária(horas)   |    Tempo(meses)    |     Obra(%)

                  20                                    6                                     8                          1(= 100%)

                 15                                    x                                      2                          1/4 = 0,25


    15/20 * 2/8 * 1/0,25 = 6/X

    30/40 = 6/ x

    x = 8 d/h



    Resposta: Alternativa B.
  • 20 operarios em 6 horas

    5 foram desligados logo = 15

    Quantas horas = x

    20 operarios em 6 horas

    15 operarios em quantas horas ?

    Se o numero de operarios diminuiu logo a qtdade de horas aumenta

    20 - 6

    15 - x

    20 - x

    15-6

    15x=120 

    X=120/15 x=8 letra b


  • Resolvi de uma maneira mais simples e direta, se foi um acaso me ajudem.

    20 op = 6horas

    Demitido 5 op --------> 6h × 5op = 30h

    30h/15op = 2h a mais para cada operario.

    6h + 2h = 8h diarias

    GABARITO (B)

  • 20 Operários ---- 6 Horas   

    20 Operários - 5 

    15 Operários ---- x Horas


    15x=20.6
    120/15= 8  

    Gab.b) 8h/d.

     

  • Gab.: B


    20 operários x 6 horas = 120hrs ___5 operários foram demitidos, mas o rendimento deveria ser o mesmo

    15 operários x 6 horas = 90hrs ___ Faltam 30 horas para igualar ao rendimento dos 20 operários anteriores

    15 vezes quanto dá 120 ? R= 8

    15 operários x 8 horas = 120hrs ___O rendimento ficou igual a quando tinham 20 operários

  • (8/8) = (20/15) = (x/6) => (8/8) = (15 x/120) => (120/15) = 8 h/d

  • total 20 funcionários, foram demitidos 5 ficaram 15, que trabalham 6 horas por dia

    se os 5 que foram demitido trabalhavam 6 horas por dia então fica

    5 x 6 = 30 horas

    30 horas dividias paras os 15 funcionários que restaram

    30 / 15 = 2 horas para cada um

    adicionando isso no dia-a-dia dos trabalhadores que ja trabalhavam 6 horas fica 6 + 2 = 8 hrs.

  • [20 operários . 6h = 120h ] - [5 operários = 15 operários]. 120h/15= 8h

ID
1558171
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Polícia Militar de Pernambuco possui uma frota de 1500 carros, sendo que uma parte utiliza como combustível gasolina, e o restante, bicombustível, que funciona com álcool e gasolina. O novo comandante determinou que, neste total de 1500 carros, 80% dos carros a gasolina e 60% dos bicombustíveis sofressem uma conversão para também funcionar a gás. Sabendo-se que, após a conversão, 840 do total de carros passaram a utilizar dois e somente dois tipos de combustível, é CORRETO afirmar que o número de carros que permaneceram consumindo somente gasolina é igual a

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo, temos:

    Carros a Gasolina = G 
    Carros Bicombustível = B 

    G + B = 1500 

    Carros a Gás = 80%G + 60%B 

    Sabemos que 840 carros passaram a utilizar dois e somente dois tipos de combustível (Gasolina + Gás) e os bicombustível que não foram convertidos, ou seja: 

    840 = 80%G + 40%B 

    Queremos saber o número de carros que permaneceram consumindo somente gasolina, ou seja, 20%G, logo, calculando G: 

    80% = 0,8
    40% = 0,4  

    Assim:

    B = 1500 - G 

    840 = 0,8G + 0,4(1500 - G) 

    840 - 600 = 0,8G - 0,4G 

    240 = 0,4G 

    G = 600 carros que consumiam somente gasolina inicialmente

    Logo, 20% deles, após a conversão, permaneceram consumindo somente gasolina, assim:

    600 x 20/100 = 120 carros.


    Resposta: Alternativa C.


  • Solução:

    G = carros a gasolina antes da conversão

    A = carros bicombustíveis antes da conversão

    Após a conversão:

    O,8 G passam a circular com gasolina e gás

    0,6 A passam a circular com gasolina, álcool e gás

    0,4 A continuam circulando a gasolina e álcool

    Total de carros bicombustíveis 0,8 G + 0,4 A = 840

    G + A = 1500

    0,8G + 0,4A = 840

    -0.4G - 0,4A = -600

    0,8G + 0,4A = 840

    0,4G = 240

    G = 240/0,4 = 600

    Então carros a gasolina antes da conversão eram 600. Destes 600, 20% continuaram rodando somente a gasolina, ou seja: 0,2. 600 = 120.

    Alternativa C

    Parte do programa: Problemas com números inteiros


ID
1558174
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um número é composto por dois algarismos. Sabendo-se que a soma do algarismo das dezenas com o algarismo das unidades é 8 e que, subtraindo-se o número do número formado, permutando-se o algarismo das unidades com o das dezenas, o resto dessa subtração é um número terminado em 6. É CORRETO afirmar que o produto dos algarismos das dezenas com o das unidades do número é

Alternativas
Comentários
  • Se xy é um número de dois algarismos, então, na forma polinomial ele pode ser escrito como:

    xy = 10x + y.

    Do enunciado, temos:

    x + y = 8
    xy – yx = ...6

    Logo, vem:

    xy – yx = ...6
    10x + y – (10y + x) = ...6
    10x + y – 10y – x = ...6
    9x – 9y = ...6
    9(x – y) =...6

    Como x – y é menor que 10 , concluímos que x – y = 4, pois 9 * 4 = 36

    Somando, membro a membro, as equações x + y = 8 e x – y = 4,vem:

    2x = 12 /(2) 
    x = 6

    Logo, y = 2

    Finalmente:

    x * y = 6 * 2 = 12



    Resposta: Alternativa E.


  • O ennuciado diz que:

    "N° é formado por dois algarismos" e

    "a soma do algarismo da dezena com algarismo da unidade é igual a 8"

    Ele quer apenas o produto dos algarismos da dezena e da unidade.

     

    eu encontrei os possíveis valores para a soma ser igual a 8: (8,0) (1,7) (7,1) (2,6) (6,2) (3,5) (5,3) (4,4) 

    então verifiquei as alternativas, e observei que só a alternativa e) 12  que seria resultado da multiplicação dos pares ordenados (6,2) ou (2,6) logo conclui que essa seria alternativa;;

    Contudo, se houvesse outro valor cujo resultado também servisse, esse método nnão serviria.

     

    Espero ter ajudado!


ID
1558177
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Três ciclistas A, B e C treinam em uma pista. Eles partem de um ponto P da pista e completam uma volta na pista ao passarem novamente pelo mesmo ponto P. O ciclista A gasta 30 seg , o ciclista B, 45 seg, e o ciclista C, 40 seg, para dar uma volta completa na pista. Após quanto tempo, os três ciclistas passam juntos, no ponto P, pela terceira vez consecutiva?

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que o encontro acontece em um múltiplo de 30, 45 e 40, logo o 1º encontro acontecerá no MMC(30,45,40). 

    MMC( 30, 45, 40) = 360. 

    O terceiro encontro se dará em 360 x 3 = 1080 seg / 60 = 18 min.

    Resposta: Alternativa A.
  • Tiramos o M.M.C de 30.45.40
    30,45,40/2
    15,45,20/2
    15,45,10/2
    15,45,5/3
    5,15,5/3
    5,5,5/5
    1,1,1,  (2x2x2x3x3x5 = 360Segundos.  Só que, ele diz " pela terceira vez" ai multiplica por 3
    3x360 = 1080segundos. Ele pede em minutos " 1080/60 = 18Minutos ..
    Letra " A "

  • GABARITO: A

    Trata-se de uma questão de mínimo múltiplo comum (mmc)

    Ciclista A = 30s

    Ciclista B = 45s

    Ciclista C = 40s

    1* passo: tiramos o mmc desses valores:

    30,45,40/2

    15,45,20/2

    15,45,10/2

    15,45,5/3

    5,15,5/3

    5,5,5/5

    1,1,1

    = 360s

    2* passo: Como a questão pede “após quanto tempo, os três ciclistas passam juntos, no ponto P, pela terceira vez consecutiva, teremos:

    360s X 3 = 1080s

    3* passo: Como temos o valor em segundos e as alternativas estão em minutos, teremos:

    1080segundos/ 60 = 18 minutos

  • Basta multiplicar [0,30 , 0,40 e 0,45] por determinado número , se todos eles der a quantidade de minutos inteiro é a resposta , caso ficar com número sem ser inteiro já dispensa a resposta. [exemplo:] - (0,30.60= 18) , (0,40.45= 18) , (0,45.40 = 18) = números todos inteiros logo é o gabarito. ~{agora caso o número ficar ex:18,25 , 25,75 etc. já não é a resposta}

ID
1558180
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma livraria pretende fazer seu balanço anual. Pedro e João são os contabilistas da Empresa. Se os dois trabalhassem juntos no serviço, eles fariam o balanço em 6 dias, porém, se João trabalhar sozinho, realizará o serviço em 18 dias. Em quantos dias, Pedro, trabalhando sozinho, concluirá o balanço?

Alternativas
Comentários
  • Uma livraria pretende fazer seu balanço anual. Pedro e João são os contabilistas da empresa. Se os dois trabalhassem juntos no serviço, eles fariam o balanço em 6 dias, porém, se João trabalhar sozinho, realizará o serviço em 18 dias. Em quantos dias, Pedro, trabalhando sozinho, concluirá o balanço? 

    Resolvendo:

    B = balanço 
    Vp = velocidade de Pedro 
    Vj = velocidade de João 
    t = dias de Pedro, trabalhando sozinho 

    Vj = B/18 

    Vp + Vj = B/6

    Vp + B/18 = B/6

    Vp = B/9 

    Vp = B/t 

    t = 9 dias


    Resposta: Alternativa C.
  • se o serviço foi realizado em 18 dias 

    joão fez sua parte em 9 dias,entao pedro fez a outra parte em 9 dias.

    9+9=18 

    gabarito letra c 

  • 12 6

    18 x corta 

    12x = 108 

    108/12 = 9

  • Pesquisando, encontrei uma solução eficiente que é via fração:


    Velocidade de João é 1/18 , de Pedro é 1/x e dos dois juntos é 1/6


    1/18 + 1/x = 1/6

    1/x = 1/6 - 1/18 (isola o 1/x e subtrai as frações)

    1/x = 1/9


    x = 9

  • Pedro X João juntos : 6 dias

    1. + 1 = 2

    18 dias dividido pra 2 : 9

    2×9= 18

    18÷2=9


ID
1558183
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja de vendas de computadores fez uma parceria com determinada fábrica, para conceder um desconto de 20% na venda dessa marca. Um certo dia, foi vendido o último computador do estoque, porém a atendente vendeu o computador por R$ 1500,00, o que causou à loja um prejuízo de R$ 100,00. Sem a parceria, a loja venderia o computador por um preço cuja soma dos algarismos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Se a loja teve prejuízo de 100, então o computador custou 1600 (1500 + 100). Assim, ao dar um desconto de 20%, a loja ficaria com 80% do valor do computador sem prejuízo.
    Então:

    1600 = 80% 
          X =100% 

    X = 1600 * 100 / 80 = 2000 

    Logo, a soma dos algarismos é 2.


    Resposta: Alternativa C.


  • Usei a regra de três

    1600 ---- 80
    x      ----- 100
    x= 160000/80
    x=  2000

    Somando algarismos
    2+0+0+0 = 2

    letra c

  • Você pode imaginar a solução da seguinte maneira:


    1600 é o valor atual que representa 80% do valor original, já que não sabemos qual é o valor inicial, então vamos chamá-lo de "X".


    1600 = 80% de x

    eu prefiro escrever assim,

    1600 = 80/100 X (passa o 100 multiplicando)

    160.000 = 80x

    160.000/80 = x

    2000 = X


    Então 2 mil é o valor inicial.

  • Se ela vendeu por 1500 e teve um prejuízo de 100 , logo o produto com os 20% de desconto que tava programado será 1600 , então basta achar o número que -20% = 1600. testei 2000 , sabendo que 10% de 2000 é 200 então 20% é 200.2=400 , 2000-400=1600 logo o preço sem o desconto é R$ 2000,00. [Somando os algarismos dá , 2+0+0+0=2].

ID
1558189
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Maurício de Nassau chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso-brasileiros. Sobre o governo de Nassau, analise as proposições abaixo.


I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.

II. A Companhia das Índias Ocidentais concedeu créditos aos senhores de engenho para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos canaviais e a compra de escravos.

III. Nassau estimulou a vida cultural e investiu em obras urbanas, nos domínios holandeses. A cidade do Recife foi beneficiada com a construção de casas, pontes e obras sanitárias.

IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Quem construiu o Arraial do Bom Jesus foi Matias de Albuquerque...

  • I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.  

    Caso não lembre quem foi o fundador do Arraial do Bom Jesus, vale ressaltar que não foram os holandeses que usaram a tática de guerrilha, e sim a resistência dos pernambucanos.

    IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.

    o Judaísmo foi tolerado pelos holandeses, onde foi construida A Sinagoga Kahal Zur Israel localiza-se na cidade do Recife.

     

  • Gabarito:B

     

  • muito bom!!


ID
1558192
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Constituição Polaca de 1937 foi na Era de Getúlio Vargas,que tinha inspiração absolutista 

  • A polaca é de 1937.

    A Constituição Brasileira de 1937 (conhecida como Polaca), outorgada pelo presidente Getúlio Vargas em 10 de novembro de1937, mesmo dia em que implanta a ditadura do Estado Novo, é a quarta Constituição do Brasil e a terceira da república de conteúdo pretensamente democrático.

    Gabarito(B)

  • essa foi dada


  • Muito bom


ID
1558195
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últimos países a libertar os escravos. Sobre a libertação dos escravos, analise as proposições abaixo.


I. A abolição de quase 800 mil escravos foi fundamental para a modernização da economia brasileira, embora a modernização tenha demandado algum tempo para começar.

II. Os escravos tiveram grandes dificuldades para se incorporarem ao mercado de trabalho livre. Muitos deles continuaram com seus antigos senhores.

III. Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição.

IV. A escravidão institucionalizada foi rompida, porém muitas das relações da época do escravismo se mantiveram. O preconceito contra o trabalho, sobretudo o manual, foi um dos vestígios mais marcantes do tempo da escravidão.


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • ->  A partir do momento que o trabalho passou a ser assalariado, a economia brasileira teve que procurar seu espaço na divisão internacional do trabalho. Para tanto, sua estrutura econômica teve que se modernizar, industrializando-se, de forma gradativa, com uma parte dos lucros da cafeicultura que não foram reinvestidos. A afirmativa I está correta.
    -> Não houve uma política pública voltada para a reinserção social dos escravos libertos, o que intensificou a marginalização dessa população. A afirmativa II está correta.
    -> Juridicamente, os escravos libertos passaram a gozar de todos os direitos contidos na Constituição. Porém, na prática, a sociedade apoiava a discriminação dessa minoria, por meio de teorias raciais e eugênicas, por exemplo. A afirmativa III está correta. 
    ->  A elite brasileira manteve o preconceito com o trabalho manual, que acabou ficando relacionado aos escravos. Foi necessário a vinda de imigrantes europeus e a sua inserção no mercado de trabalho para que o preconceito contra o trabalho fosse perdendo espaço entre a população brasileira. A afirmativa IV está correta.

    Gabarito: E

  • Pra mim essa questão está errada, o certo seria alternativa B.

  • Rapaz, eu marquei D mas essa questao esta meio tosca.

  • Por eliminação onde aparece o item 3 como certo,está errado. O q sobra a letra B como correta.

  • Letra E - Todas estão corretas.

     

    I) Correto.  Em 1887, o Ministério da Agricultura, em seu relatório anual, contabilizava a existência de 723.419 escravos no País. Os antigos senhores de engenho estava entrando cada vez mais em uma burguesia, graças a nova dinâmica capitalista de casas bancárias, estradas de ferro, bolsa de valores etc. Mas a falta de um mercado consumidor maior, pois os escravos não era remunerados, logo nao tinha dinheiro para comprar impossibilitava o desenvolvimento e o lucro mais homogêneo. Com o fim da escravidão, o mercado cresce aos poucos.

     

    II) Correto.Com a abolição da escravidão muitos dos ex escravos nao tinha onde ir pois eram em grande maioria analfabetos e sem qualificações para o novo mercado que estava surgindo, além do mais os empregadores não aceitava muito bem os antigos escravos como empregado em seus negócios, fazendo muitos permanecerem com seus antigos donos.

     

    III)Correto .

     

    IV)Correto. Mesmo com o Estado abolindo o sistema escravista, era impossível realizar uma fiscalização geral, e o governo também não se preocuparam com o que acontecia pois o foco era so a abolição, fazendo com que a escravidão permanecesse em vários cantos. Por preconceito muitos nao queriam contratar pessoas negras por causa do racismo, alem de nenhum plano econômico social por parte do Estado para auxiliar os ex escravos deixando jogados a sorte, com isso grande parte vira criminosos, mendigos, favelados isso somado as ideias de superioridade racial que vinha com força na Europa, fazendo as pessoas contratarem imigrantes de grande parte europeus e não os antigos escravos. 

  • O item III esta correto sim,pois no ponto de vista juridico os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição, mas na pratica eles não tinham!

  • I -   A partir do momento que o trabalho passou a ser assalariado, a economia brasileira teve que procurar seu espaço na divisão internacional do trabalho. Para tanto, sua estrutura econômica teve que se modernizar, industrializando-se, de forma gradativa, com uma parte dos lucros da cafeicultura que não foram reinvestidos. está correta.

    II - Não houve uma política pública voltada para a reinserção social dos escravos libertos, o que intensificou a marginalização dessa população. está correta.

    III - Juridicamente, os escravos libertos passaram a gozar de todos os direitos contidos na Constituição. Porém, na prática, a sociedade apoiava a discriminação dessa minoria, por meio de teorias raciais e eugênicas, por exemplo.  está correta

    IV - A elite brasileira manteve o preconceito com o trabalho manual, que acabou ficando relacionado aos escravos. Foi necessário a vinda de imigrantes europeus e a sua inserção no mercado de trabalho para que o preconceito contra o trabalho fosse perdendo espaço entre a população brasileira.  está correta.


    Gabarito: E

  • Alternativas muito polêmicas, cheias de buracos, porém marquei a correta.

    O item III está correto pois fala "juridicamente";

    O item I demorei um pouco pra assimilar porém fala "fundamental para a modernização da economia brasileira", OU SEJA, após a abolição de fato novos moldes tiveram que ser alterados do ponto de vista econômico.

  • Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição. não sabia


ID
1558198
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu o golpe de Estado, iniciando o governo ditatorial, que ficou conhecido como “Estado Novo”. Sobre esse período do Governo Vargas, analise as afirmativas abaixo.


I. No âmbito econômico, as principais características foram o impulso à industrialização, o nacionalismo, o protecionismo e a intervenção do Estado na economia.

II. Foi instaurado, no país, o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá-las sumariamente e condená-las.

III. Para a conquista da simpatia popular, o governo implantou o pluripartidarismo, pôs fim à repressão aos sindicatos, permitindo aos operários participação no programa “A Voz do Brasil”.

IV. Com a indicação do escritor Graciliano Ramos, autor de “Os Sertões”, para o Ministério da Educação, o governo objetivava a colaboração dos intelectuais brasileiros.


Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. Errada,porque durante o Estado novo não havia pluripartidarismo.

    IV.Errada,porquanto o Ministro da educação era Gustavo Capanema

  • As afirmativas III e IV apresentam erros. Um dos primeiros atos políticos de Vargas durante o Estado Novo foi a extinção dos partidos políticos. Em relação à Graciliano Ramos, em primeiro lugar, ele não é autor de “Os Sertões", que foi escrito por Euclides da Cunha. Além disso, Ramos foi perseguido político durante o Estado Novo, não tendo feito parte do quadro de ministros de Vargas. Portanto, a resposta correta é a letra A.

    Gabarito: A
  • Sabendo que o programa "A Voz do Brasil" só recebeu esse nome no período do governo militar, fica mais facil. O programa criado em 1935, por Armando Campos, chamava-se "A hora do Brasil". 

  • A questao IV está errada pois o Autor do livro " Os Sertoes", foi Euclides da Cunha .

  • UPE elevará o nivel das questões...


ID
1558201
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Ato Institucional Número 5 (AI-5), um dos mais terríveis instrumentos normativos lançados pelo Regime Militar, foi extinto no governo de

Alternativas
Comentários
  • Dentro da proposta de uma abertura lenta, gradual e segura, o presidente Ernesto Geisel elaborou o pacote de medidas de junho de 1978, que revogou totalmente o AI-5; suspendeu as medidas que cassaram os direitos políticos e trouxe a previsão de impossibilidade de de suspensão do Congresso nacional pelo Presidente da República, eliminando, assim, alguns poderes presidenciais. Portanto, a resposta correta é a letra D.

    Gabarito: D
  • Costa e Silva que implantou o AI-5

    Geisel: Abertura gradativa da política, extinção do AI-5

  • Resposta: D

  • GAB D

    -RESUMO DA IMPLEMENTAÇÃO DO AI5: Deputado Marcio Moreira Alves fez discurso contra a regime, ele queria o boicote do dia 7/setembro. (RESULTOU NO AI/5, pois o congresso não quis processar o deputado). 

    -EXPLICAÇÃO:A gota d'água para a promulgação do AI-5 foi o pronunciamento do deputado Márcio Moreira Alves, do MDB, na Câmara, nos dias 2 e 3 de setembro, lançando um apelo para que o povo não participasse dos desfiles militares do 7 de Setembro e para que as moças, "ardentes de liberdade", se recusassem a sair com oficiais. Na mesma ocasião outro deputado do MDB, Hermano Alves, escreveu uma série de artigos no Correio da Manhã considerados provocações. O ministro do Exército, Costa e Silva, atendendo ao apelo de seus colegas militares e do Conselho de Segurança Nacional, declarou que esses pronunciamentos eram "ofensas e provocações irresponsáveis e intoleráveis". O governo solicitou então ao Congresso a cassação dos dois deputados. Seguiram-se dias tensos no cenário político, entrecortados pela visita da rainha da Inglaterra ao Brasil, e no dia 12 de dezembro a Câmara recusou, por uma diferença de 75 votos (e com a colaboração da própria Arena), o pedido de licença para processar Márcio Moreira Alves. No dia seguinte foi baixado o AI-5, que autorizava o presidente da República, em caráter excepcional e, portanto, sem apreciação judicial, a: decretar o recesso do Congresso Nacional; intervir nos estados e municípios; cassar mandatos parlamentares; suspender, por dez anos, os direitos políticos de qualquer cidadão; decretar o confisco de bens considerados ilícitos; e suspender a garantia do habeas-corpus. 

    FONTE: AI-5. O mais duro golpe do regime militar | CPDOC (fgv.br) 

    -AI-5: maior intervenção em estados e municípios. 

    • O presidente podia fechar o congresso. 
    • Cassação de mandatos políticos e direitos políticos. 
    • Censura aos meios de comunicação. 
    • Tortura passou a se fazer parte dos métodos do Governo. 
    • Os cidadãos não possuíam habeas corpus. 

    ----------------

    PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO GOVERNO GEISEL: 

    -LEI FALCÃO, EM 1976: limitava a exposição dos candidatos a cargos políticos nas propagandas eleitorais televisivas e radiofônicas. 

    -Fechou o congresso em 1977 (a oposição estava crescendo), o AI-5 permitia. 

    -PACOTE DE ABRIL: 

    • Senador biônico: 1/3 dos senadores indicados pelo presidente. 
    • Mandato de 5 para 6 anos. 
    • Adiou as eleições de governador. 

    -FIM DO AI-5 EM 1978, os partidos saíram da ilegalidade. 

  • Criação AI5(COSTA E SILVA)

    FIM AI5(GEISEL)


ID
1558204
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a urbanização brasileira, analise as afirmativas abaixo.


I. No Brasil, desenvolveu-se uma urbanização concentradora, isto é, com a formação de grandes cidades e metrópoles. O censo de 2000 mostra grande concentração da população nas grandes cidades e metrópoles. No entanto, a população das capitais estaduais vem crescendo mais lentamente do que a do país.

II. A industrialização, a oferta de empregos, o crescimento das cidades e as mudanças que repercutiram no meio rural explicam o crescente esvaziamento populacional do campo no Brasil.

III. A atividade mineradora foi responsável pelo primeiro surto de urbanização, o que contribuiu para a transferência da capital da colônia, de Salvador para o Rio de Janeiro assim como o deslocamento do eixo produtivo do Nordeste açucareiro para o Sudeste aurífero, promovendo a interiorização do crescimento econômico do país.

IV. A área central do município de São Paulo urbanizou-se, principalmente, graças às atividades ligadas ao extrativismo vegetal: agências bancárias, casas de vendas e de importação.

V. A partir da segunda metade da década de 1990, a população rural se estabilizou ou sofreu um grande aumento em todas as regiões. Isso se deve, em parte, ao programa de reforma agrária, à diminuição da oferta de empregos rurais não-agrícola em hotéis-fazenda, spas, pesqueiros, pousadas e reservas ecológicas.


Estão INCORRETAS

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa IV está incorreta pois as atividades mencionadas, que influenciaram a urbanização da área central do município de São Paulo, não estão relacionadas com o extrativismo vegetal e sim, com os mercados monetário, financeiro e de serviços. Já a afirmativa V está incorreta pois, durante a década de 1990, o decréscimo da população rural continuou em decorrência da modernização da agricultura e da intensificação da industrialização. Portanto, a resposta correta é a letra C.

    Gabarito: C

  • IV - SP Cresceu devido a grande atividade agrícola ,principalmente, pelo café.

    V - Populações rurais estão em declínio, por conta da grande concentrações de terras e automatização dos serviços no campo.


  • A afirmativa IV está incorreta pois as atividades mencionadas, que influenciaram a urbanização da área central do município de São Paulo, não estão relacionadas com o extrativismo vegetal e sim, com os mercados monetário, financeiro e de serviços. Já a afirmativa V está incorreta pois, durante a década de 1990, o decréscimo da população rural continuou em decorrência da modernização da agricultura e da intensificação da industrialização. Portanto, a resposta correta é a letra C.

  • AFF ESTÃO INCORRETAS! LI CORRETAS.

  • Fui pega pela incorreta.

  • prestem atenção na pegunta, também comecei a questão procurando as corretas, mas de tanto apanhar eu aprendi a conferir o que a questão quer, correta ou incorreta.
  • Fui pego na pegadinha da incorreta, se em casa que estamos calmos e controlando o tempo, as vezes caímos em pegadinha como essa, devemos ter muito mais controle emocional nas provas e ler com mais atenção o enunciado e o que o comando nos informa.

  • kkkkkkkkkkk que banca fdp fui no automatico nas corretas


ID
1558207
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as migrações, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • pergunta facil porem estava muito dificil achar a errada

  • Migrações de natureza econômica são aquelas que os trabalhadores emigram à busca de um emprego melhor em outro país. Entretanto, na maioria dos casos, acabam ocupando sub-empregos e tornando-se mão-de-obra barata à disposição nos países receptores. Já as migrações forçadas são aquelas que o fator de repulsão nos países de origem é mais forte. Nesse caso, o migrante se vê obrigado a sair do seu país por causa de algum tipo de perseguição ou devido a uma situação de violência generalizada. Portanto, a resposta correta é a letra D.

    Gabarito: D
  • A resposta correta é a letra D. Migrações de natureza econômica são aquelas que os trabalhadores emigram à busca de um emprego melhor em outro país. Entretanto, na maioria dos casos, acabam ocupando sub-empregos e tornando-se mão-de-obra barata à disposição nos países receptores. Já as migrações forçadas são aquelas que o fator de repulsão nos países de origem é mais forte. Nesse caso, o migrante se vê obrigado a sair do seu país por causa de algum tipo de perseguição ou devido a uma situação de violência generalizada.
  • verdade welligton, mas o erro na D , acredito, que seja em MIGRAÇÕES FORÇADAS, ninguém é obrigado a migrar para conquistar um salário maior

  • A resposta correta é a letra D. Migrações de natureza econômica são aquelas que os trabalhadores emigram à busca de um emprego melhor em outro país. Entretanto, na maioria dos casos, acabam ocupando sub-empregos e tornando-se mão-de-obra barata à disposição nos países receptores. Já as migrações forçadas são aquelas que o fator de repulsão nos países de origem é mais forte. Nesse caso, o migrante se vê obrigado a sair do seu país por causa de algum tipo de perseguição ou devido a uma situação de violência generalizada.

  • Na verdade o erro da questão, é o termo MIGRAR pois migrar refere-se a mudar de uma região para outra internamente, como seria sair de um país para outro termo correto é EMIGRAR.

  • O q mato a questão dois palavra : qualificada e valorizada
  • As migrações -> MIGRAR -> ESTADOS -> BRASIL
    Entre os países


    Gab. d

  • Kinho, receio que não, o que mata essa questão é que a maioria das migrações forçadas são de população não qualificada, o que gera o não respeito e valorização do país que o recebe.

  • ACABAM TORNANDO A MÃO DE OBRA QUALIFICADA : ERRADO.

    GABARITO= D

  • ACABAM TORNANDO A MÃO DE OBRA QUALIFICADA : ERRADO.

  • Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro.

    A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes.

    A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem.

    Tipos de migrações

    Migração internacional – que ocorre de um país para outro.

    Migração interna – que ocorre dentro de um mesmo país, subdividindo-se em:

    a)     Migração inter-regional: que ocorre de um Estado para outro.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    b)     Migração intra-regional; que ocorre dentro do mesmo Estado.

    Levando-se em consideração o tempo de permanência do migrante, tem-se:

    Migração definitiva – em que a pessoa passa a residir permanentemente no local para o qual migrou.

    Migração temporária – em que o migrante reside apenas por um período pré-determinado no lugar para o qual migrou, como é o caso dos boias-frias.

    Se considerar a forma como se deu a migração, tem-se:

    Migração espontânea – quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outra região, seja por motivo econômico, político ou cultural.

    Migração forçada – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX.


ID
1558210
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a população, analise as proposições abaixo.


I. Atualmente, a distribuição desigual da população pela superfície do planeta depende mais de fatores naturais do que de fatores históricos, econômicos e sociais.

II. Em alguns países desenvolvidos, as alterações comportamentais criadas pela urbanização e a melhoria do padrão de vida causaram uma queda acentuada dos índices de natalidade que, em certos períodos, o crescimento vegetativo chega a ser negativo.

III. Nos países desenvolvidos, o percentual da população economicamente ativa no conjunto da população é em torno dos 50%. Já nos países subdesenvolvidos, o número costuma ser maior que 50%, já que muitos jovens e idosos são obrigados a trabalhar.

IV. Nos países desenvolvidos, o crescimento com índice negativo gera problemas, porque, se a expectativa de vida é baixa, e a taxa de mortalidade é alta, aumenta a participação de idosos no conjunto total da população.


Somente está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas I e IV estão erradas. Em relação à afirmativa I, atualmente, os fatores naturais, na sua grande maioria, não são mais obstáculos ao homem para que este fixe moradia em determinado lugar. O que irá influenciar essa decisão é o conhecimento e a posse de tecnologia, além de questões econômicas e históricas. Já em relação à afirmativa IV, o correto seria afirmar que quando a expectativa de vida é alta e a taxa de mortalidade é baixa, aumenta a participação de idosos na população. Portanto, a resposta correta é a letra B.


    Gabarito: B


  • As afirmativas I e IV estão erradas. Em relação à afirmativa I, atualmente, os fatores naturais, na sua grande maioria, não são mais obstáculos ao homem para que este fixe moradia em determinado lugar. O que irá influenciar essa decisão é o conhecimento e a posse de tecnologia, além de questões econômicas e históricas. Já em relação à afirmativa IV, o correto seria afirmar que quando a expectativa de vida é alta e a taxa de mortalidade é baixa, aumenta a participação de idosos na população. Portanto, a resposta correta é a letra B.


    Autor: Sávia Cordeiro , Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro



ID
1558213
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os blocos econômicos, analise as afirmativas abaixo.


I. O objetivo da União Europeia é o de promover a integração econômica; eliminação de barreiras alfandegárias; circulação da moeda comum e a livre circulação de pessoas; mercadorias; capitais e mão-de-obra e visa à união política dos países europeus.

II. Em 1994, foi proposta a área de Livre Comércio dos países americanos, exceto a Argentina, integrando os mercados americanos e eliminando barreiras alfandegárias.

III. No MERCOSUL, a união aduaneira entre os países membros significou a padronização das tarifas externas para inúmeras mercadorias. Isso significa que todos os integrantes importam produtos e serviços de terceiros, pagando tarifas iguais.

IV. O Nafta, Acordo do Livro Comércio, em 1988, unindo os Estados Unidos, Canadá e México, tem como princípios eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a circulação de bens de serviços e garantir condições de competição leal no interior do bloco, para mão-de-obra especializada.


Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas II e IV estão erradas. Em relação à afirmativa II, em 1994, a ALCA foi lançada para ser a maior zona de livre comércio  do mundo, com acordos comerciais que atingiriam todos os aspectos da vida dos cidadãos das Américas. A ALCA foi proposta pelos lideres de 34 países das Américas do Norte, Central e do Sul e do Caribe, incluindo a Argentina. Entretanto, o projeto acabou não se concretizando devido a divergências entre Brasil e EUA. Já em relação à afirmativa IV, o NAFTA entrou em vigor em 1994. Portanto, a resposta correta é a letra A.

    Gabarito: A.


  • IV. O Nafta, Acordo do Livro Comércio, em 1988, unindo os Estados Unidos, Canadá e México, tem como princípios eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a circulação de bens de serviços e garantir condições de competição leal no interior do bloco, para mão-de-obra especializada. 

    ERRADO:

    A estratégia do NAFTA é a adoção do modelo “hub and spoke” (cubo e raio), através do qual os EUA procurarão expandir a estrutura do NAFTA para ampliar o número de países com reserva de mercado comercial para suas exportações, ao mesmo tempo em que impedir o acesso de quaisquer terceiros (inclusive seus sócios no NAFTA) aos seus mercados

  • Resposta correta letra: A

    II. Em 1994, foi proposta a área de Livre Comércio dos países americanos, exceto a Argentina, integrando os mercados americanos e eliminando barreiras alfandegárias.ERRADA : EXCETO CUBA, NÃO ARGENTINA.


ID
1558216
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as regiões de Pernambuco, analise as afirmações abaixo.


I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.

II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.

III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.


Somente está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.

    Esta afirmação está corretíssima, porque resposta correta seria a letra A e nao a C? Comentei com meu professor de geografia e o mesmo afirmou que a respotas correta seria a letra C.

  • então aponte o erro da II

  • III. está errada pelo fato de só existir um Rio perene .. São francisco ! os outros são temporarios ..

  • ''Os rios são predominantemente perenes'' kkk não mesmo,Jacksoan! correta letra a

  • [I] Correta. A zona da mata possui clima tropical úmido e relevo ondulado. Relevo convexo (com
    colinas) e estrutura cristalina.
    [II] Correta. No sertão encontramos a predominância de áreas planas (pediplanos) com a presença
    de inselbergs (morros testemunhos ou residuais).

    [III] errada, pois o agreste está sobre o planalto da Borborema e é um divisor de águas, ou seja, separa as bacias do São Francisco e dos rios ''borborêmicos'' que possuem a nascente no planalto e possuem drenagem exorréica (correm para o mar). São predominantemente perenes (estão
    sempre cheios, inclusive na estiagem). Desde sua nascente até a foz, seu curso possui água.
    Constatamos a existência de um rio pela cabeceira, forma do leito e alguns poços, quando
    observamos um rio intermitente na estiagem.

     

    FONTE: Professor Sérgio Henrique.

  • no sertão tem brejos ? essas afirmativa 2 esta esquisita 

  • Jacksoan, bote fogo no seu professor !!!

  • Jacksoan, outro erro na afirmativa II além dos rios perenes, é dizer que a pecuária de corte, sendo que seria leiteira.

  • GABARITO: A

    I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.

    II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.

    III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.

    • Principais: bacia leiteira.