SóProvas


ID
1558216
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as regiões de Pernambuco, analise as afirmações abaixo.


I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.

II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.

III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.


Somente está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.

    Esta afirmação está corretíssima, porque resposta correta seria a letra A e nao a C? Comentei com meu professor de geografia e o mesmo afirmou que a respotas correta seria a letra C.

  • então aponte o erro da II

  • III. está errada pelo fato de só existir um Rio perene .. São francisco ! os outros são temporarios ..

  • ''Os rios são predominantemente perenes'' kkk não mesmo,Jacksoan! correta letra a

  • [I] Correta. A zona da mata possui clima tropical úmido e relevo ondulado. Relevo convexo (com
    colinas) e estrutura cristalina.
    [II] Correta. No sertão encontramos a predominância de áreas planas (pediplanos) com a presença
    de inselbergs (morros testemunhos ou residuais).

    [III] errada, pois o agreste está sobre o planalto da Borborema e é um divisor de águas, ou seja, separa as bacias do São Francisco e dos rios ''borborêmicos'' que possuem a nascente no planalto e possuem drenagem exorréica (correm para o mar). São predominantemente perenes (estão
    sempre cheios, inclusive na estiagem). Desde sua nascente até a foz, seu curso possui água.
    Constatamos a existência de um rio pela cabeceira, forma do leito e alguns poços, quando
    observamos um rio intermitente na estiagem.

     

    FONTE: Professor Sérgio Henrique.

  • no sertão tem brejos ? essas afirmativa 2 esta esquisita 

  • Jacksoan, bote fogo no seu professor !!!

  • Jacksoan, outro erro na afirmativa II além dos rios perenes, é dizer que a pecuária de corte, sendo que seria leiteira.

  • GABARITO: A

    I. Na Zona da Mata, o clima é quente e úmido; o relevo se caracteriza por apresentar colinas convexas, que surgem dominantemente em terrenos cristalinos da porção oriental do estado, principalmente na Mata Sul assim como apresenta médias anuais de chuvas superiores a 1.800mm, com temperaturas anuais em torno de 24ºC.

    II. No Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, o relevo se mostra com predominância de superfície aplainada, denominado de pediplanos, com relevos residuais, também conhecidos como inselbergues. Apresenta precipitações anuais iguais ou inferiores a 800mm. Também são encontradas “ilhas de umidade”, ou brejos, onde se observam índices de chuvas em torno de 900 a 1.000 mm.

    III. O Agreste marca a transição entre a Zona da Mata e o Sertão. A policultura e a pecuária de corte são as principais atividades econômicas. Os rios são predominantemente perenes, sendo constatados, apenas, pela forma do leito e pela existência de alguns poços.

    • Principais: bacia leiteira.