SóProvas


ID
1558414
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os profissionais que atuam nas políticas sociais, no Brasil, habitualmente, têm categorizado suas ações, a partir de sua aparência, quanto a presença ou ausência do auxílio concreto e da dicotomização do processo de trabalho em individual ou coletivo. Sob esta ótica, considera-se a concessão de benefícios individuais e as atividades que, mesmo coletivas, não permitem o seguimento da ação que se extinguem de imediato. A este modelo de atuação denominamos como prática

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra "A" Assistencial.
    Deu a entender que se refere a uma prática assistencialista, com caráter imediatista.
    Por não descrever prática "assistencialista", acabou me deixando com dúvidas com relação à alternativa "C" burocrática, que me remeteu ao trabalho mecanicista e sem reflexão.

  • Eu não entendi o que a questão queria.

  • A questão diz respeito que é a partir dos beneficios que a instituição oferece que os assistentes sociais devem agir, ou seja, categorizado suas ações para atender as demandas que muitas vezes nao tem como ser de forma continuada, isto é, atendendo a acao imediata que caracteriza como atuação assistencialista.

  • Tive a mesma dúvida que as colegas

  • Na verdade a questão está mal elaborada, mas dá pra responder por eliminação se analisarmos esse trecho " o seguimento da ação que se extinguem de imediato". Considerando as alternativas, dá para responder com tranquilidade.

     

  • a) assistencial.

     

    não permitem o seguimento da ação que se extinguem de imediato.

  • assistencial no sentido de que visa a suprir uma necessidade de assistência, em geral temporária, que pode ocorrer com qualquer pessoa (situação de morte, nascimento, desemprego,...), uma informação, concessão de algum benefício dentro de uma politica pública, por exemplo.

    assistencialismo é outra coisa, usar de modo inadequado a situação acima... longe da perspectiva do direito...