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ID
1558432
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A profissão, em sua trajetória, expressou através de seus códigos de ética, suas diretrizes. O primeiro código de ética (1947),
expressou a estreita vinculação do Serviço Social com a doutrina social da igreja. O segundo código de ética (1965), revelou
traços da renovação profissional, no contexto da modernização conservadora posta pela autocracia burguesa. O terceiro
código de ética (1975), suprimiu as referências democráticos- liberais do código de 1965, configurando-se como uma das
expressões da reatualização do conservadorismo profissional. Com relação ao código de 1965, sobre suas diretrizes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para Barroco o Código de Ética de 1965 reproduz a “base filosófica humanista cristã e a perspectiva despolitizante e acrítica em face das relações sociais que dão suporte à prática profissional”, além de explicitar o pluralismo e se basear em fundamentos abstratos que regem a manutenção da ordem social. Assim, conserva-se a influência tomista presente no Código de 1947, como também, situa os princípios democráticos e a justiça social, mesmo que em bases liberais e não democráticas. No entanto, não representa uma ruptura com a ética tradicional e com o conservadorismo, ademais, demarca a “coexistência entre os supostos tomistas e liberais”. 

    BARROCO, L. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 

  • Os códigos de ética de 1947, 1965,1975 tinham a visão neotomista, numa perspectiva a-histórica, metafísica e idealista com valores abstratos como o bem comum, a harmonia , neutralidade.  

    O cód. de 1965 revelou traços da renovação profissional no contexto de modernização conservadora posta pela autocracia burguesa, introduziu valores liberais sem romper com as bases filosóficas neotomista e funcionalista.

    O Cod de ética de 1965 introduziu a consideração do A. Social como profissão liberal, inseriu principios do pluralismo, democracia, justiça, numa concepção liberal. (Cod de ética comentado).

  • Código de 1965: bases filosóficas neotomista e funcionalista----> Pela corrente adotada com certeza tinha a-criticidade.

  • Com base em Maria Lúcia Silva Barroco (Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 3ª edição. Cortez, São Paulo, 2005), o Código de Ética de 1965 fundamentava-se ainda no conservadorismo, possuindo como sustentação teórica o pensamento tomista e neotomista (São Thomás de Aquino), reproduzindo, dessa maneira, a perspectiva humanista cristã. Esse Código reforçava a intervenção profissional "neutra" e "imparcial", devendo o profissional não buscar nenhum tipo de transformação na sociedade, devendo o mesmo possuir bom comportamento, seguindo os bons costumes. É fato que este Código de Ética sintetiza uma reação conservadora que buscava imprimir o mais acentuado conservadorismo, exercendo o assistente social função controladora e educativa frente as classes subalternas, sendo um profissional submisso e passivo aos seus empregadores. Uma das novidades que este Código traz em seu conteúdo, diferente do último Código em 1945, é o fato de reconhecer o pluralismo profissional, afirmando a existência de distintas vertentes profissionais (o que vem a ser retirado em 1975). Esse reconhecimento, expresso em seu conteúdo, ainda reiterava que os profissionais deveriam respeitar suas diferenças filosóficas e de credo para com seus clientes, considerando que aquele Código também seria aplicado a todos, independentemente de seus princípios filosóficos. Este Código também inova ao reconhecer o Serviço Social enquanto profissão e não mais como um agente humanista a serviço da Igreja. Assim, esse Código indica o assistente social enquanto um profissional liberal que possui capacidades técnica e científica para intervir nas mazelas sociais e que detém um Código de Ética que baliza sua intervenção profissional. Outra questão pontuada por este Código que o difere do anterior e do sucessor é o reconhecimento de categorias como a democracia e a justiça social, no entanto, a partir de uma análise pautada nas vertentes conservadoras neotomistas. Portanto, a resposta correta é a presente na letra "e". Com relação as demais alternativas:
    a) Está errada pois não havia influência do marxismo;
    b) Está errada pois não considera a luta de classes (é conservador!);
    c) Está errada pois o Código era conservador, portanto, não possui influência crítica;
    d) Está errada pois o Código defende uma pretensa neutralidade e imparcialidade do profissional.
    e) Está correta pois o Código de 1965 indica o assistente social como profissional liberal dotado de capacidade técnica e científica, além de reconhecer o pluralismo profissional e os profissionais de distintos credos e concepções. Este Código ainda traz os princípios da democracia e da justiça social, porém, analisados e compreendidos através da concepção liberal.


    RESPOSTA: E
  • e) considerou o assistente social como profissional liberal e inseriu os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça,numa concepção liberal

  • hahahha a propria questão já dá a resposta....