SóProvas


ID
1558648
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Ipatinga - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I: 

    Copenhague não configurou um fracasso total. Quando milhares de pessoas, bem acima das expectativas, representando entidades variadas, se dedicam tão apaixonadamente a uma causa, como acontece atualmente com a política ambiental, o resultado aparece. Se não de imediato, firma-se no momento seguinte. Aqui está uma leitura positiva da COP 15. Nunca a ecologia esteve tão em voga, discutida amplamente, envolvendo inclusive sociedades periféricas. Ganho na certa.
     Inexistiu um fecho da reunião, é verdade. O documento final aprovado mostrou-se pífio ante o tamanho do desafio colocado pelas mudanças climáticas. Quem aguardava um novo caminho, com metas obrigatórias de redução dos gases de efeito estufa, acabou frustrado. Mandatório murchou para declaratório. Mesmo assim, as mudanças estão em marcha. Modifica-se o padrão da economia mundial. Empresas redefinem suas estratégias competitivas, governos reveem seus planos, a sociedade grita e empurra. Após dois séculos de industrialização explorando a natureza, nasce novo paradigma da economia de baixo carbono. A economia verde do futuro.
   Ano-novo renova as esperanças de vida melhor. Tomara que neste 2010 uma governança global se firme para enfrentar o terrível drama do aquecimento planetário. No Brasil a torcida deseja que as eleições presidenciais incorporem o desenvolvimento sustentável no seu âmago.
(O Estado de S. Paulo 12/01/2010, / adaptado)

Na construção “O documento final aprovado mostrou-se pífio ante o tamanho do desafio colocado pelas mudanças climáticas.”, o vocábulo em destaque possui a seguinte conotação no contexto:

Alternativas
Comentários
  • Significado de PÍFIO: adj. Que possui valor irrisório; reles, comum: o espetáculo do cantor foi pífio.

    Característica de quem é ordinário, baixo; canalha: sujeito de caráter pífio.
    (Etm. do castelhano: pifia)

    Sinônimo de PÍFIO:

     chué, desprezível, insignificante, ordinário, reles e sórdido


  • Complementando:

    PIEGAS é um termo que designa aquela pessoa que é muito emotiva, sentimental, sensível; que apela excessivamente para o sentimento. A palavra está assim ligada a comoção excessiva, e geralmente é usada de forma depreciativa e pejorativa.

     

    Sinônimos: emotivo, antiquado, careta, sentimental, ingénuo, besta, bonachão, candido, cândido, crédulo, donzel, inexperiente, infantil, inocente.